sábado, 11 de janeiro de 2014

ZÉ PRAXEDES O GRANDE HOMEM DO RIO GRANDE DO NORTE

                                                                 
Foto: Oi Iderval Tenorio, é um prazer tê-lo no rol de meus amigos..."A escolha das amizades não é indiferente. Se com freqüência privas com um vicioso, a não ser que sejas muito forte, é mais fácil temer que te corrompa que esperar que o corrijas. Pois que há tanto perigo no comércio com os ignorantes, é preciso nele agir com muita prudência e sabedoria." (Epitecto)...Abraços carinhosos!!!


                                                                           
Adicionar legenda



Dando continuidade à pagina literária de minha raiz, postarei uma poesia do grande Zé Praxedes que muito marcou no Cariri Cearense a vida daquela juventude sedenta por saber, ao mesmo tempo faço pequenos agradecimentos aos homens que plantaram  a pura e verdadeira cultura na hora certa e para as pessoas certas.

Acredito que pela pureza destes baluartes do Rádio  Caririense, os mesmos  não tinham a idéia e nem a percepção da importância para o futuro do seu povo,  ao recitarem despojadamente os grande poetas populares do século .
 Como  Deus ao lançar a sua luz  para todos do Universo sem distinção, estes baluartes nos seus programas matutinos lançavam esta providencial cultura a todos que tivessem ouvidos e consciência para saborear.

Os primeiros agradecimentos são aos meus pais (José Miguel  e Dona Tonha) pela tolerância , pela percepção da importância da educação, pela parcimônia e coragem  de descer a Serra do Araripe , nos alojar na Praça do Cinquentenário e não medir esforços para matricular os seus 10 filhos e mais de 10 sobrinhos nas melhores Escolas do Juazeiro do Norte-Ceará. Outra façanha de igual valor e mérito  incentivar os outros irmãos e demais parentes a fazer o mesmo  sem sair da abençoada raíz Serra do Araripe.
Foi magistral o mestre Miguel, 08 meses em Juazeiro no aprendizado literário professoral e 04 meses no topo da querida serra como caipira lutando na na vida diária da agricultura , cuidando da mãe terra na lavoura, plantando , colhendo os seus frutos, cuidando da flora e da fauna  .

 E na mesma Chapada do Araripe,  divisa do Ceará com Pernambuco hoje o Geopark do Araripe , vivendo como um  nativo, convivendo com os animais    , na luta diária com todas as dificuldades pertinentes ao meio , mesclado  e encastoado  no amálgma do ecossistema como  aprendiz da vida ,  estagiando  e aprendendo com os irracionais  bovinos, equinos, muares, asininos, caprinos, ovinos  e todos os outros animais que viviam nas capoeiras que  recebiam o codnome de caças, todos estes animais foram verdadeiros professores , grandes eram os ensinamentos  quando uma vaca ou uma galinha acompanhadas das suas crias mandavam os seus recados com um olhar e uma carreira, quando um touro levantava a sua cabeça e mirava o seu olhar , estava ali dado o seu recado.
Digo e repito,  o homem tem que respeitar mais os animais que se dizem irracionais, eles também são verdadeiros pregadores da cultura e da educação.
À Leitura

Iderval Reginaldo Tenório



AGRADECIMENTO
Aproveito o Natal e envio para ser saboreada uma poesia por demais conhecidas pelos cancioneiros nordestinos.
Nós aí do Cariri ouvíamos todas as manhãs o grande Eloy Teles de Morais plantar e dividir os frutos com todos os privilegiados que tinham acesso à Radio Araripe do Crato .
Acho inclusive que nós do Cariri deveríamos prestar uma homenagem a todos os ícones do Radio Caririense que transmitiam cotidianamente estas péroloras enriquecendo a nossa cultura, não sei se os mesmo tinham a noção da grandeza cultural  para o futuro, com aquela enxurrada de pérolas  transmitidas pelo Radio AM.
A nossa infância e a nossa juventude fazem parte do rol das melhores do mundo, pois nascer na Serra do Araripe ou no seu pé, conviver com Eloy Teles, Luiz Gonzaga, Patativa do Assaré, Pedro Bandeira de Caldas, João Sobreira, Alcely Sobreiras, Daniel Walker , Cego Oliveira e uma plêiade de nomes do mais alto cabarito é privilégio de poucos, ainda por cima, na  terra do Padre Cícero por onde peregrinou o grande Frei Damião.
Bela infância, abençoada juventude.
Obrigado a Eloy Teles de Moraes pelas aulas de cultura reverberadas para quem quisesse ouvir.
Um abraço Iderval Reginaldo Tenório

ZÉ PRAXEDES

JOSÉ PRAXEDES BARRETO (1916 - 1983), nasceu a 15 de novembro na fazenda ‘Espinheiro’, município de Currais Novos, atualmente Cerro Corá (RN). Filho de Francisco Praxedes Barreto e Maria Segunda Barreto.
Casou-se com Hilda Pinheiro, em 1941, e geraram José Praxedes Filho. Em 1950, como quase todo nordestino fazia à época, tomou um ITA, navio, juntamente com a mulher e o filho, e desembarcou no Rio de Janeiro

DOUTOR INTÉ OUTRO DIA

Doutor inté outro dia
basta você precisar
um criado às suas ordens
na Serra do Jatobá

Pros almoço tem galinha
tem quaiada pro jantar
água cheirosa de tanque
pra vosmecê se banhar

Leite quente ao pé da vaca
quando o dia amanhecer
café torrado no caco
de quando invez pra você

Aguardente potiguar
caso goste de beber
capim mimoso verdinho
pra seu cavalo comer

Pra vosmecê fazer lanche
mel de abelha com farinha
tem da fonte milagrosa
água fria na quartinha

Pra vosmecê se deitar
uma rede bem arvinha
leve tombém sua muié
proque lá só tem a minha
(Zé Praxedes)

                                                           Iderval Reginaldo Tenório
                                                                   o blog é cultural 
ACESSEM O BLOG CULTURAL E DIVULGUEM

Belchior - Apenas um rapaz latino americano - YouTube

www.youtube.com/watch?v=9C-IDT__1HE
26/08/2009 - Vídeo enviado por Marcio Moraes
Classico do cantor e compositor Antônio Carlos GomesBelchior Fontenelle Fernandes.





  • Belchior - Apenas um Rapaz Latino Americano - 1976 - YouTube

    www.youtube.com/watch?v=X8Wr1pbSSm4
    15/07/2010 - Vídeo enviado por Mauro Veiga
    No Globo de Ouro como cantor revelação de 1976.


  • Belchior-Apenas um Rapaz Latino Americano - YouTube

    www.youtube.com/watch?v=mLhpvrhFrWY
    25/02/2012 - Vídeo enviado por leandro cardoso
    essa é para os amantes da boa musica.. grande cantor e compositor esse merece essa homenagem.

  •  http://www.iderval.blogspot.com

    Nenhum comentário: