sábado, 18 de janeiro de 2014

ODAIR JOSÉ

O BRASIL DEVE AO ODAIR JOSÉ MUITO MAIS DO QUE PENSA.

1-OFICIALIZAÇÃO DA EMPREGADA DOMÉSTICA COMO PROFISSÃO.

2-QUEBRA DO PRECONCEITO DAS CLASSES SOCIAIS, O RELACIONAMENTO NÃO ESCOLHE A  CLASSE SOCIAL.

3-ACABOU COM A ESTERILIZAÇÃO EM MASSA DAS MULHERES COM O USO DE ANTICONCEPCIONAIS E OUTRAS MUDANÇAS.

 CONHEÇAM A IMPORTÂNCIA DO ODAIR JOSÉ
Foto



ODAIR JOSÉ E CAETANO VELOSO -ESCUTEM













ODAIR JOSÉ E A CENSURA  EM 1970.


As suas músicas são polêmicas, sujeito culto e antenado, o Odair José foi um dos ícones da música brasileira, circulou pela nata e por ser um indivíduo de grandes conchecimentos e um  futurista, taxado de  BREGA e a censura  passou a acompanhá-lo,brecando os frutos que floravam da sua mente. 

 É de Odair José :"O PARE DE TOMAR A PILULA", naquela  época  o governo implantou o sistema de esterilização em massa sem o consentimento e sem um programa de informação, o cantor botou a língua no trombone obrigando o governo a fazer uma campanha de esclarecimento nacional, foram recolhidos os comprimidos e o assunto foi para a tribuna. 

É também de Odair o primeiro movimento de valorização das empregadas domésticas no país- "DEIXE ESTA VERGONHA DE LADO", numa campanha de valorização do emprego doméstico e assinatura da carteira profissional com todos os direitos, foi deste movimento que estes profissionais passaram a fazer parte da estatística financeira . 

É de autoria do Odair os primeiros movimentos que versam sobre os  relacionamentos sem preconceitos, quando um jovem de  família( naquela época era assim que se falava)  namora uma prostituta e abertamente comunica ao seu meio social, em "EU VOU TIRAR VOCÊ DESTE LUGAR" e FOI TUDO CULPA DO AMOR , CADÊ VOCÊ e ESTA NOITE VOCÊ VAI TER QUE SER MINHA, escancarou e abriu espaço para o polêmico assunto, inclusive gravou este clássico com o Caetano Veloso, pois circulavam na mesma altura cultural.

Então meus amigos conheçam e relembrem um grande nome da música brasileira que tentaram apagar e que hoje ressuscita nas vozes dos artistas mais novos.  O Odair faz parte da inteligência deste país e muito contribuiu para a criação de muitas LEIS em favor dos menos apaniguados .

O Odair José merece o respeito do povo brasileiro e que os intelectuais devolvam a sua cadeira merecida na cultura do Brasil.

São mais de mil  músicas documentando os problemas a serem resolvidos para o bem dos menos favorecidos, isso fez com que o mestre Odair fosse afastado dos palcos.Odair é gente de  valor, é brasileiro do mais alto respeito e merece circular na calçada dos imortais deste país.

                                                  Iderval Reginaldo Tenório
                                                  Quero a sua opinião
                                               DIVULGUEM PARA OS MAIS JOVENS.

Odair José nascimento 16/08/1948
Nascido no interior de Goiás, desde cedo se interessou por música e na adolescência formou uma dupla caipira com um amigo. Mudou-se para o Rio de Janeiro com 18 anos, onde trabalhou como cantor de boates suburbanas e circos, guitarrista de inferninhos na Lapa. No início da década de 70 começou a compor músicas baseadas no que observava na realidade dos inferninhos, bordéis e boates. Seu primeiro compacto, "Eu Vou Tirar Você Deste Lugar", falava de um homem apaixonado por uma prostituta, e tornou-se um de seus grandes sucessos. Ele chegou a cantar a música em duo com Caetano Veloso no espetáculo Phono 73, organizado com o contratados da então gravadora Phonogram (hoje Universal). Logo, Odair José se transformou no maior ídolo da música brega, vendendo milhões de discos e emplacando hits como "Pare de Tomar a Pílula", proibida pela censura. Em 1977 surpreendeu ao criar uma "ópera-rock", "O Filho de José e Maria", mas logo em seguida voltou ao estilo antigo.

Odair começou como crooner na adolescência até meados dos 17 anos quando começou a compor. NosAnos 70 sua música teve influências da música caipira americana. Excursionou pelo country de raiz de Hank Williams e Johnny Cash em seus primeiros discos. Em 1972, sua música "Cristo quem é você", foi gravada pelo próprio Odair José, com arranjos de Zé Rodrix, tendo a participação do grupo Som Imaginário. Cinco anos depois, fez um ópera-rock na música "O Filho de José e Maria", chegando a ser rotulado como o "Bob Dylan Brasileiro".
A partir dos anos 70 se consagrou no estilo brega com forte apelo popular como "Uma Vida Só", conhecida popularmente pelo seu refrão, "pare de tomar a pílula", que foi censurada pelo governo brasileiro pelo suposto entendimento de que a canção fazia propaganda contrária à distribuição das tais pílulas para o controle de natalidade. Também de forte apelo popular, na canção "Deixa Essa Vergonha De Lado", Odair José deu seu total apoio à empregada doméstica, função que no início da década de 1970 não era legalizada, e a música de Odair ajudou em muito para que essa profissão fosse o que é hoje, por isso, Odair ficou com a alcunha de "o terror das empregadas", valendo lembrar, que na canção, Odair relata uma empregada que namora um rapaz, e, com vergonha, diz que aquela casa é a sua casa, que o garoto que leva para a escola é seu irmão, então, o moço pede para que a moça deixa a vergonha de lado, que, pelo fato de ela ser uma simples empregada, não modificará seu amo.

ESCUTEM O ODAIR E O CAETANO VELOSO CANTANDO ESTA PÉROLA DO CANCIONEIRO  BRASILEIRO.

                             


ODAIR JOSÉ-PARE DE TOMAR A PILULAODAIR JOSÉ-PARE DE TOMAR A PILULApor cristianojfriedl85385 views





Nenhum comentário: