sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Novo ministro da Saúde promete deixar consultoria

Novo ministro da Saúde promete deixar consultoria

Arthur Chioro é investigado pelo Ministério Público Estadual por improbidade administrativa; Palácio do Planalto não vê problema no acúmulo de cargos

Arthur Chioro, secretário de Saúde de São Bernardo do Campo
Adicionar legenda

Arthur Chioro, secretário de Saúde de São Bernardo do Campo (Reprodução)
Convidado para assumir o Ministério da Saúde no lugar de Alexandre Padilha, Arthur Chioro, atual secretário da Saúde em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, avisou a presidente Dilma Rousseff que vai deixar a empresa de consultoria da qual é sócio. As informações são do jornal Folha de S.Paulo
Segundo interlocutores da presidente, o Planalto não vê nenhum problema na atividade de Chioro e seu afastamento da empresa se deve à legislação federal, que determina esse procedimento.
O futuro ministro é alvo de investigação do Ministério Público de São Paulo por improbidade administrativa. Em setembro de 2013, foi instaurado um inquérito civil público para apurar a possível violação ao princípio da administração pública.
Segundo o Ministério Público, Chioro contraria a Lei Orgânica de São Bernardo ao acumular a função de secretário municipal com o cargo de sócio majoritário da empresa Consaúde Consultoria, Auditoria e Planejamento Ltda., que presta serviços a diversos municípios que possuem majoritariamente administrações petistas. A consultoria pertence ao secretário desde 1997.
Há pelo menos um contrato com a Prefeitura de Ubatuba, datado de 2013, e dois com a administração municipal de Botucatu, em 2003, quando a cidade era comanda pelo petista Antonio Mario de Paula Ferreira Ielo.
Pré-campanha – Alexandre Padilha, atual ministro da Saúde, não quis se manifestar a respeito das investigações do Ministério Público sobre a atividade de Chioro: "Não vou comentar, não cabe a mim comentar".
Pré-candidato do PT ao governo de São Paulo, Padilha deixa a pasta no fim do mês para se dedicar à pré-campanha.

Nenhum comentário: