segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

AURELIANO PEREIRA E DONA BIANÔRA

DONA BIANÔRA GONDIM
                                                               

TÓPICOS DA HISTÓRIA DE JUAZEIRO 
DO NORTE EM POUCAS PALAVRAS. 
GRANDES HOMENS DESTA TERRA

Nos meados do ano de 1895, deixavam o Estado de Alagoas oito vidas, quatro humanos e quatro muares, nos humanos muita esperança, muita coragem, honestidade e fé no Padre da Terra Santa do Ceará, Tabuleiro Grande onde mais tarde se transformou na Meca do Cariri.

Em dois muares duas cargas de tralhas e de mantimentos, no muar mais velho uma jovem bem casada e dois sacos de roupas grossas , no muar mais novo uma cangalha, dois caçúas e dentro de cada um, uma criança, uma de 06 e outra de 05 anos, um menino e uma menina. O patriarca de alpercata de couro cru a conduzir a valiosa prole e toda sua riqueza material.

Viagem longa, de 28 a 30 dias nas veredas do nordeste, sol, calor, poeira, chuva e muito suor, menino sabido, perguntador, futurista, inteligente e apaziguador. Antes de chegar à Terra Prometida apesar dos 06 anos, o menino já era um homem, já sabia o que seria e o que queria.

Cresceu e se multiplicou, se aproximou do fundador e juntos lutaram pela emancipação, libertação e progresso da vila, hoje Juazeiro do Norte, deu sangue por tudo que a cidade é hoje. Responsável por uma prole de 36 personalidades de bem, de respeito e carinho pelo município, tudo vaticinado pelo seu protetor, foi o maior amigo do Padre Cícero, foi e continua sendo o maior exemplo de um Romeiro, casado cinco vezes soube honrar cada uma das esposas, soube educar cada um dos seus rebentos e que hoje enche de orgulho este Brasil de meu Deus. Juazeiro do Norte deve muito a este cidadão.

Eu conheci pessoalmente, tenho o orgulho de dizer: EU CONHECI DE PERTO ESTE GIGANTE. QUANDO O POVO PERGUNTAVA: ONDE FICA O POSTO DE SAÚDE, A GENTE DIZIA- FICA DEFRONTE A CASA DE SEU AURELIANO, OUTROS FALAVAM : DE SEU OLERIANO

Bença meu Padim, teus ti abençoe meu amiguinho

VIVA MEU PADIM.VIVA SEU ZÉ AURELIANO 

Iderval Reginaldo Tenório

PERGUNTO- JUAZEIRO TEM RUAS, PRAÇAS, ESCOLAS, MERCADOS OU OUTROS LOGRADOUROS SEM NOME?


QUER SE APROFUNDAR NO ASSUNTO-?
LIVRO :O PADRE E O ROMEIRO 

DE GERALDO MENEZES BARBOSA

VIVA MEU PADIM. DE JOÃO SILVA COM LUIZ GONZAGA E OUTROS


]

  1. Luiz Gonzaga e Benito di Paula - Viva meu padim (João Silva, Luiz Gonzaga) - YouTube

    www.youtube.com/watch?v=nBgyB6Jb2_Y

    21/05/2011 - Vídeo enviado por vitrolanoberro
    Luiz Gonzaga - Disco "Forró de cabo a rabo" (1986) "Viva meu padim". Participação: Benito di Paula.


  2. Juazeiro do Norte - Luiz Gonzaga - Viva meu padim com incerts - YouTube

    www.youtube.com/watch?v=Xri-xELA-Pg

    14/10/2012 - Vídeo enviado por Júlio Popó
    Minha homenagem a colina do Horto em Juazeiro do Norte, um lugar que desde a primeira vez em que


Nenhum comentário: