terça-feira, 7 de janeiro de 2014

CEARÁ O PRIMEIRO ESTADO A ABOLIR A ESCRAVIDÃO 01 DE MARÇO DE 1884, CINCO ANTES DA ABOLIÇÃO NO BRASIL


                                                                                
CIDADE DE REDENÇÃO- CEARÁ
CEARÁ  O PRIMEIRO ESTADO A ABOLIR A ESCRAVIDÃO 01 DE MARÇO DE 1884, CINCO ANTES DA ABOLIÇÃO NO BRASIL

O município de Redenção (antes chamado de Acarape), localizado no Maciço de Baturité, recebe esse nome por ter sido a primeira cidade brasileira a libertar todos os seus escravos.

O Ceará foi a primeira província do Brasil a abolir a escravidão. Em relação as demais províncias era a que menos possuía escravos, pois eram traficados para os centros cacaueiros, cafeeiro e açucareiro por bons preços.

Essa exploração foi, aos poucos, despertando repulsa entre os cearenses que iniciaram, em Fortaleza, em 1879, um movimento emancipador denominado “Perseverança e Porvir”.

Os primeiros abolicionistas foram José Amaral, José Teodorico da Costa, Antônio Cruz Saldanha, Alfredo Salgado, Joaquim José de Oliveira, José da Silva, Manoel Albano Filho, Antônio Martins Francisco Araújo, Antônio Soares Teixeira Júnior.

Em 1880, esses abolicionistas fundaram a Sociedade Libertadora Cearense com 225 sócios, cujo presidente provisório foi João Cordeiro. Para divulgar seus ideais, em 1881, fundaram o Jornal O Libertador.

As datas festejadas pelo município de Redenção, foram marcantes no processo de libertação dos escravos. Em 25 de março de 1881, por exemplo, a Sociedade alforriou 35 escravos. Outra sociedade contribuiu para o movimento abolicionista. Tratou-se do Centro Abolicionista 25 de dezembro, fundado em 19 de dezembro de 1882. Dessa maneira, em 25 de março de 1884, foi abolida a escravidão no Ceará.

Os jangadeiros cearenses também aderiram ao movimento abolicionista e, em janeiro de 1881, fecharam o porto de Fortaleza ao embarque de escravos. Eles eram liderados por Francisco José do Nascimento, conhecido como Dragão do Mar.

No dia 1º de janeiro de 1883, a Vila do Acarape, atual Redenção, emancipou seus escravos há menos de um ano antes da província do Ceará. O povo Redencionista guarda na memória o gesto heróico de ter libertado seus 116 escravos. Assim, Redenção é conhecida como Rosal da Liberdade.

O Ceará foi a primeira província do Brasil a abolir a escravidão. Esse ato é comemorado três vezes ao ano em Redenção. A data já faz parte do calendário de eventos culturais da cidade. Tanto que, além deste dia, também é comemorada em mais duas outras datas: 1º de janeiro e 25 de março.

Sorriso Negro - Dona Ivone Lara - VAGALUME

www.vagalume.com.br › ... › DDona Ivone Lara
26/05/2010
Dona Ivone Lara - Sorriso Negro (música para ouvir e letra da música com legenda)!

  •  

    Nenhum comentário: