terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Síndrome de Burnout. INFARTOS, DEPRESSÕES, SINDROMES NEUROLÓGICAS, IMPOTENCIA SEXUAL E SUICÍDIOS


 




Amigos , não é do meu costume postar matérias que geram preocupações, mas, depois de muito pensar e achar o assunto da maior importância fiz uma rápida pesquisa sobre uma patologia que foi o foco de dois pacientes meus.
  
 O assunto não me deixou  em paz , fui à luta, estudei ,dei o diagnóstico , confirmei e os encaminhei  para os especialistas . Estou falando de uma síndrome muito presente e que tem deixado muita gente em parafuso. O diagnóstico só foi possível devido a  minha insistência na semiologia, no diálogo aberto , no   alto grau de amizade e respeito no exercício da Medicina. Enfim na confiabilidade entre o médico  e os pacientes .   
 
 Está nesta síndrome a explicação de muitos infartos agudos, separações , desinteresse pela vida, impotência sexual, insucesso na profissão e muitas outras comorbidades. A doença é a Síndrome de Burnout










 

Como o blog é cultural, achei pertinente tocar neste presente e desagradável  assunto de suma importância.
                                               Iderval Reginaldo Tenório
                                                  Quero a sua opinião


                                            Síndrome de Burnout

É uma novidade, no entanto, já se faz presente há muito tempo, e muitos não sabem que a Síndrome de Burnout é um distúrbio psíquico resultado do esgotamento físico e mental relacionado ao trabalho. A Síndrome vem ganhando reconhecimento no mundo profissional devido ao grande número de trabalhadores acometidos com a doença.   Para combatê-la algumas medidas podem ser tomadas , de acordo com pesquisas realizadas por especialistas, o acompanhamento psicológico  de maneira contínua ainda é uma  das formas de controla-la. E mais, a pessoa deve aprender a interpretar as suas emoções e seu comportamento de modo correto, refletindo assim uma melhor forma de como lidar em relação a sua vida.


                                        SINTOMAS:

1. Esgotamento emocional, com diminuição e perda de recursos emocionais
2. Despersonalização ou desumanização, que consiste no desenvolvimento de atitudes negativas, de insensibilidade ou de cinismo para com outras pessoas no trabalho ou no serviço prestado.
3. Sintomas físicos de estresse, tais como cansaço e mal estar geral.
4. Manifestações emocionais do tipo: falta de realização pessoal, tendências a avaliar o próprio trabalho de forma negativa, vivências de insuficiência profissional, sentimentos de vazio, esgotamento, fracasso, impotência, baixa autoestima.
5. É freqüente irritabilidade, inquietude, dificuldade para a concentração, baixa tolerância à frustração, comportamento paranóides e/ou agressivos para com os clientes, companheiros e para com a própria família.
6. Manifestações físicas: Como qualquer tipo de estresse, a Síndrome de Burnout pode resultar em Transtornos Psicossomáticos. Estes, normalmente se referem à fadiga crônica, freqüentes dores de cabeça, problemas com o sono, úlceras digestivas, hipertensão arterial, taquiarritmias, e outras desordens gastrintestinais,perda de peso, dores musculares e de coluna, alergias, etc.
7. Manifestações comportamentais: probabilidade de condutas aditivas e evitativas,consumo aumentado de café, álcool, fármacos e drogas ilegais, absenteísmo, baixo rendimento pessoal, distanciamento afetivo dos clientes e companheiros como forma de proteção do ego, aborrecimento constante, atitude cínica, impaciência e irritabilidade, sentimento de onipotência, desorientação, incapacidade de concentração, sentimentos depressivos, freqüentes conflitos interpessoais no ambiente de trabalho e dentro da própria família.


Alguns aconselhamentos são de grande importância para combater a Síndrome de Burnout, como exemplo desenvolver ações para favorecer um bom clima no ambiente de trabalho, aliviando o estresse,  propiciar condições adequadas quanto a criação de atividades,  treinamentos, respeitar e cumprir as férias são atitudes essenciais. 

Outros pontos também devem ser levados em consideração.

-Solicite ajuda para resolver seus problemas.
-Organize o seu dia de trabalho.
-Não tenha receio ou medo de compartilhar suas fragilidades.
-Saiba distribuir as tarefas para com outras pessoas para que você não sobrecarregue.
-Repense o seu  perfeccionismo.
-Procure investir em sua vida social, lazer e  atividades físicas.

Quanto ao tratamento da Síndrome de Burnout, saiba que pode ser realizado de diferentes formas.

-Sessões de grupo, em que o indivíduo se abre e trocas informações com pessoas que estejam com o mesmo problema.
-Encaminhamento para um psicólogo.
-Sessões de relaxamento, como por exemplo, yoga.
-Sessões terapêuticas com fármacos anti-depressivos.
-Sessões de psicoterapia 

A Síndrome de Burnout possui quatro fases de manifestação.

A primeira  o indivíduo apresenta falta de vontade nas atividades, o prazer em trabalhar e o ânimo, além de dores na coluna, no pescoço e nas costas. Ainda nesta fase, quando perguntado ‘o que você tem?’, o indivíduo geralmente responde: ‘não sei, não me sinto bem!’.

 Na segunda fase, o indivíduo começa a deteriorar o relacionamento com outras pessoas, onde o mesmo pode dispor da sensação de perseguição, pensando que todos estão contra ele, aumentando assim a rotatividade de empregos e absenteísmo. 

Na terceira fase, ocorre uma diminuição notável da capacidade ocupacional, podendo aparecer doenças psicossomáticas, como hipertensão, alergias, o que faz com que o indivíduo comece a realizar a automedicação, que posteriormente necessita de maiores dosagens. Além disso, há também um aumento maior do consumo de bebida alcoólica.

 Na quarta e última etapa, ocorre a caracterização do alcoolismo, drogas, conceitos e tentativas de suicídio, e ainda o aparecimento de doenças mais graves, como acidentes cardiovasculares, neplasia e outras.

                                         Textos Iderval  Reginaldo Tenório
                                                       Fabricio Andrade
                                                       e outros autores 


ESCUTEM BIZET UM DOS GÊNIOS DA MUSICA MUNDAL, CONHEÇAM A SUA OBRA.


Carmen - Bizet - YouTube



www.youtube.com/watch?v=djsuP0uta7s
06/01/2008 - Vídeo enviado por pulsphoto
Julia Migenes: the definitive Carmen. http://www.puls.am/movie.php.


  • Bizet - Carmen - Overture - YouTube

    www.youtube.com/watch?v=pmuFOuh3QHs
    24/04/2009 - Vídeo enviado por LukasSchuch
    조수미 Sumi Jo, Bizet- Carmenby dont ask220,358 views; 8:31. Watch Later Johann Strauss II - Die ...

  • Bizet: Habanera - YouTube

    www.youtube.com/watch?v=whFUUFo1eXQ
    14/09/2008 - Vídeo enviado por ploercke
    Bizet: Habanera aus "Carmen" Budapest Philharmonic Orchestra.
  •  

    Nenhum comentário: