terça-feira, 14 de janeiro de 2014

ADELAIDE CHIOZZO ´GRANDE ESTRELA BRASILEIRA CONHEÇAM.



Amigos conheçam uma das maiores estrelas do radio Brasileiro.

ADELAIDE CHIOZZO
ADELAIDE CHIOZZO nasceu na capital paulista, em 13.5.1931, na Rua Martins Burchard, bairro do Brás, em que predominavam os italianos e seus descendentes. Morava perto das porteiras do Brás, nas quais costumava se dependurar quando elas se moviam para dar passagem ou impedir o trânsito. Um divertimento da criançada.

Era filha de Geraldo Chiozzo e Leonor Cavallini, naturais, respectivamente, de Botucatu e Sorocaba. Seu pai, mestre-entalhador e hábil marceneiro, era gerente da fábrica de móveis Paschoal Bianco. Mais tarde passou a trabalhar por conta própria, recebendo encomendas através da mesma indústria. Certa ocasião, uma loja de músicas pagou-lhe os serviços com um acordeão, que ele não conseguia tocar. Tocava, sim, violão. Quem acabou se interessando pelo instrumento foi Adelaidinha, que às escondidas tirou a primeira música, a valsa Saudades de Matão, sem precisar de qualquer professor.

Aliás, os 4 filhos de seu Geraldo e D. Leonor tinham inclinação musical: Carolina, a primeira, cantava e tocava violão, Afonso, também era do acordeão, e Silvinha, a caçula, cantava. Adelaide, a terceira, é o que se sabe.

Com 11 anos de idade, Adelaidinha inscreveu-se num programa de calouros da Rádio Bandeirantes de São Paulo, que era apresentado por Vicente Leporace, apenas solando músicas como Branca e Saudades de Matão. Cumprida 4 etapas, ganhou o 1o prêmio, em dinheiro, e o convite para atuar no programa sertanejo Na Serra da Mantiqueira, apresentado todos os dias, às 8 horas da manhã, na mesma Bandeirantes, sob a direção dos Irmãos Mota, que também faziam seus números. Para maior segurança da garota, seu pai, homem rígido, determinou que Afonso, com seu acordeão, fizesse duo com ela. A dupla foi batizada de Irmãos Chiozzo.

Os Irmãos Chiozzo, durante alguns anos, passaram a excursionar pelo interior junto com os Irmãos Mota. E lá ia toda a família Chiozzo, inclusive seu Geraldo, de violão em punho, mais D. Leonor, a única que não se incorporava à parte artística.

Adelaide lembra-se que estavam se apresentando em Andradas, Minas Gerais, em 1945, quando alguém eufórico adentra ao recinto da apresentação e, aos gritos, anuncia que a guerra tinha acabado fazia pouco. Artistas e público imediatamente saíram às ruas, cantando, para comemorar.

Seu pai, em 1946, muda-se para Niterói e monta uma pequena fábrica de móveis. O compositor Irani de Oliveira, por acaso, redescobre Adelaide e a leva ao prestigioso programa de calouros Papel Carbono, de Renato Murce, na Rádio Nacional do Rio de Janeiro. Renato exigia uma imitação e ela escolhe a figura gauchesca de Pedro Raimundo, popularíssimo cantor e acordeonista. Após 4 semanas, ganha o 1o prêmio e um contrato da Nacional, mas apenas como acordeonista, pois acreditavam que tinha mesmo aquela voz imitativa. Assim passa a fazer parte do Regional de Dante Santoro, um dos melhores do Brasil, mesmo sendo mulher e jovenzinha. Estava à altura daqueles músicos experientes.

Um ano e meio depois, uma cantora falha durante a transmissão e Adelaide, que fazia o acompanhamento, a substituiu na emergência. Só assim descobrem sua bela voz natural e passam a aproveitá-la também como cantora.

Eliana e Adelaide Chiozzo - 'Beijinho Doce' (1950) - YouTube

www.youtube.com/watch?v=xlaftfuUnGQ
05/10/2007 - Vídeo enviado por Canal Memória
'Beijinho Doce', de Nhô Pai ficou imortalizada pelas vozes de Eliana Macedo e Adelaide Chiozzo. O ...

  • "Sabiá Na Gaiola" com Adelaide Chiozzo e Eliana (1951) - YouTube

    www.youtube.com/watch?v=5lH2VvWQlFU
    11/09/2008 - Vídeo enviado por Canal Memória
    A dupla musical mais graciosa do nosso cinema, Adelaide Chiozzo e Eliana Macedo canta "Sabiá Na ...

  • Fiz a cama na varanda, por Adelaide Chiozzo (10/05/2012) - YouTube

    www.youtube.com/watch?v=624AD2Wy4xg
    15/05/2012 - Vídeo enviado por TV Cultura
    Rolando Boldrin recebe a cantora Adelaide Chiozzo, que canta 'Fiz a cama na varanda', de Dilú ...

  • Adelaide Chiozzo no filme "Aviso aos Navegantes" | Sereia de Bordo (1950) - YouTube

    www.youtube.com/watch?v=xIEu6-Cl8qQ
    01/06/2012 - Vídeo enviado por CanalDoRadio
    Adelaide Chiozzo canta, junto de seu inseparável acordeon, a rancheira "Sereia de Bordo", de Bené

  • Nenhum comentário: