.
Manuel José de Andrade, o Manu da Sucupira( UM MÉDICO EM SÃO MIGUEL DAS MATAS).
FELIZ DIA DO MÉDICO 2025.
Os diplomados de hoje e os não diplomados do passado brasileiro.
O Médico no Brasil sempre foi um e continuará sendo um dos representantes da bondade, da gratidão, do autruísmo e da vontade de servir.
Para exercê-la tem que cursar Medicina colar grau, ser registrado e receber a outorga para a labuta, porém nos rincões do Nordeste brasileiro, em tempos passado, Deus botava as mãos na cabeça de algumas crianças, delegava esta exaustiva função. Assim o Mestre falava, bem baixinho, nos ouvidos do escolhido:
"Cresça, trabalhe com honestidade e dedique parte da sua precisosa vida para salvar os seus irmãos, todos os que necessitem da sua missão, nunca diga não, vença todas as dificuldades e que serão muitas".
O menino Manuel José de Andrade, o Manu da Sucupira, levou a sério as ordens do Criador e seguiu letra por letra os ensinamentos.
Durante anos serviu ao seu povo. Hoje é nome de Posto de Saúde, de rua e esvcola. Um homem que tem muitos afilhados em toda a região e é bem reconhecido por toda a sociedade organizada, dos mais simples aos gestores da cidade de São Miguel das Matas.
Foi homenageado este mês por toda a comunidade e recebeu conderações na Prefeitura Municipal.
O Manuel José de Andrade, o Manu da Sucupira, foi, sem diplomação universitária, um verdadeiro médico, exerceu com sabedoria, humildade, ética, beneficência e benevolência.
São estes tipos de homens que apontam:
O MUNDO AINDA TEM JEITO.
Iderval Reginalde Tenório
Eu Gilson Sampaio de Andrade, filho, posso contar e afirmar esta linda história..
.
Artigo enviado por um dos seus filhos.
A história de Manuel José de Andrade ele mesmo falava, que nasceu para servir e não para ser servido.
O Manuel José de Andrade, o manu da sucupira, nasceu em 04 de setembro de 1930 e chegou na câmara de São Miguel das Matas não foi pela polícia, não foi pelo poder, mas pela vontade da comunidade da Sucupira ponto da Serra Barra, entroncamento moeda seca macuca e todo município miguelence. Eu Gilson Sampaio de Andrade Filho posso contar e afirmar esta linda história.
Cresci escutando, ele falava que tinha 10 anos e ficou muito doente, morando na Sucupira não tinha estrada para carro para varzedo, nem para São Miguel e nem para santo Antônio de Jesus. Ele viu os primos morrerem pôr que ficavam doente e morriam, pois só tinha médico em santo Antônio de Jesus e para não morrer ele foi andando mesmo muito fraco.
Lá chegando logo foi internado no hospital Luiz argolo pelo doutor José Fonseca e diretor do hospital. Com uma semana de internação o Dr José Fonseca o convidou e o levou para a sua casa do médico( a casa do médico) e todos os dia levava ELE para o hospital e ensinava a engessar pernas e braços, fazer parto, as medicações e para que servia, como aplicar injeção para veneno de cobras venenosas, como dá ponto e tudo de primeiro socorro.
Quando ele estava com 16 anos o médico falou que já estava bem e voltase para sucupira e assim começou o melhor médico da região. Salvou muitas vidas, não tinha dia não tinha noite e nem distância para ele salvar uma vida, como andar para Santa Terezinha para salva alguém picado pôr cobra, andar para Santo Antônio de Jesus buscar medicações e sem dinheiro, não tinha nem um burrinho para montar e lá foi Manu da Sucupira.
Casou teve 4 filhos, a casa era o hospital, sempre muito cheia de gente doente, dia e noite, e lá tava manu em casa a salvar pessoas. Assim ele conheceu um farmacêutico em São Miguel, que era Ademario Vilas Boas e logo se tornaram grandes amigos. Era o Dr. Ademário que vendia medicação fiado para ele salvar vidas e tinha outro que se chamava Gilberto em São Miguel, outro que se chamava Pierre em Varzedo, estes herói juntos com Manu da Sucupira ficou muito conhecido por toda região e eli com amizade com doutor Cicinho Pinto de Queroz(Urcisino Pinto de Queiroz) diretor do hospital Luiz Argolo, consegue trator de esteira e fez estrada de varzedo a sucupira e com amizade com Ademario Vilas Boas fez estrada e caixa d'água para sucupira e ponto da serra a sucupira. Assim Manu chegou a vereador e com serteza foi sem dinheiro, foi com muito trabalho e muito amor.
Gilson Sampaio de Andrade
No Brasil, o Dia do Médico é comemorado em 18 de outubro.
Segundo a tradição cristã, a data foi inspirada em Lucas, médico e autor do evangelho homônimo, escrito a partir de relatos dos apóstolos de Jesus Cristo.
Embora não haja registros que esclareçam se o dia 18 de outubro correspondeu ao nascimento ou à morte de Lucas, o evangelista foi canonizado pela Igreja Católica, tornando-se patrono dos médicos.
A data foi reconhecida oficialmente como Dia do Médico a partir do trabalho do também profissional de medicina Eurico Branco Ribeiro, nascido em 1902 na cidade de Guarapuava/PR.
Após a graduação pela Faculdade de Medicina de São Paulo, em 1927, Ribeiro combinou a paixão pela profissão ao estudo da vida de Lucas, o que o levou a escrever livros sobre o tema e a fundar o Sanatório São Lucas.
Ele ainda atuou como professor de cirurgia e filantropo, lançando obras como “O Livro que Lucas não Escreveu” e “Lucas, o Médico Escravo
Luiz Gonzaga - Asa Branca/A Volta Da Asa Branca (Áudio ...
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário