sexta-feira, 15 de novembro de 2013

À SOCIEDADE, AOS PROFESSORES E AOS GESTORES


 EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL

                      Como cidadão brasileiro tenho debatido com uma situação inusitada que me causa constrangimento, fato este que tem contribuído diretamente para a desigualdade social neste país continental,  trata-se  do setor Básico da Educação, a formação do jovem dos 02 aos 16 anos, a educação até a maioridade.

                     Os Estados mais desenvolvidos , as regiões mais ricas , os municípios mais privilegiados e as famílias mais abonadas disponibilizam mais recursos para esta fase da educação, consequentemente  as Escolas Básicas destas regiões são mais robustas, têm mais conteúdos e propiciam para a vida dos que as frequentam melhores condições de vida para o futuro.

                    De posse destes conhecimentos e desta realidade, pergunto à Sociedade Brasileira,  se não já está na hora do Ensino Básico ser Federalizado e todas as Escolas Brasileiras tenham que aplicar a mesma metodologia educacional, a mesma qualidade de ensino e que esta homogeneização tenha a chancela do Governo Federal, complemento  o raciocínio com a  seguinte fundamentação: uma  vez que  a nação é de todos e é Nacional, não é de bom alvitre e nem aceitável que,  o estudo básico do sul seja diferente do norte e do nordeste, simples e puramente devido as condições financeiras das regiões, como exigir igualdade e isonomia nas competições pela vida.

                   Na atualidade este ensino é responsabilidade do município e depende da vontade política do Executivo Municipal, o seu gestor maior. É evidente que muitos não priorizam a Educação, não valorizam , não  sabem a real importância do ensino básico e nem o quanto é essencial  para o futuro do país  o arcabouço cerebral  dos 02 os 16 anos de idade.

                 De suma importância para o país seria uma campanha governamental em todo o território, mostrando para a população  que o  esqueleto educacional , o arcabouço profissional e os estribos para o sucesso se encontram atrelados à primeira fase da vida de um ser humano. Com o ensino básico bem feito , que significa um  alicerce robusto , forte e bem sedimentado,  a sociedade crescerá sem vícios, sem sevícias e com igualdades proporcionando a inclusão social tão desejada , dando condições aos jovens   galgarem melhores postos profissionais.

                  Tenho a mais cristalina convicção, vênia ao modelo atual, que seria inclusive necessário criar uma pasta com o intuito de cuidar, de educar e de conduzir este importante setor educacional,  seria criado um  ministério totalmente dirigido para os jovens , O Mistério da Educação Básica, que seria ocupado por um educador que entendesse de economia, filosofia, sociologia, família e de juventude, seria uma pasta 100% dedicada às crianças, aos adolescentes e ao ensino básico.

                  Sociedade  comprometida, ministério forte, jovens educados, nação de prontidão para o desenvolvimento sustentado. Educação Básica é a raiz de uma boa civilização e o jovem é o seu futuro.
                 Brasil  olhe para os seus jovens, Brasil olhe para o futuro, pretérito sombrio , futuro sem sucesso.
Iderval  Reginaldo Tenório

ESCUTEM ESTA MUSICA DE DOM E RAVEL
  1. Dom e Ravel - Você também é responsável. - YouTube

  2. www.youtube.com/watch?v=G6kwbZIHZmA
  3. 03/01/2008 - Vídeo enviado por Rafael Carvalho
  4. "Ravel", ex. integrante da famosa e polêmica dupla da MPB "Dom & Ravel" , que à partir dos anos ...


    1. Obrigado ao Homem do Campo(Dom e Ravel).wmv - YouTube

    2. www.youtube.com/watch?v=wQyyUzKIqAw
    3. 25/02/2010 - Vídeo enviado por leiareisbertaglia
    4. Obrigado ao Homem do Campo-Dom e Ravel video sem finalidade lucrativa imagens da internet ...

    Um comentário:

    As pop*s disse...

    Leitora oficial.
    Larissa Oliveira, "a feia" (rs)