domingo, 24 de novembro de 2013

O BESOURO ROLA-BOSTA:

Adicionar legenda

 

A IMPORTANCIA DE CADA SER NESTE PLANETA CHAMADO TERRA, CONHECIAM O FAMOSO BESOURO ROLA- BOSTA?

O BLOG É APENAS CULTURAL

O BESOURO ROLA-BOSTA:

O nome já diz tudo!


O besouro “rola-bosta” é um coleóptero da família Scarabaeidae (chamado também de escaravelho), que assume um importantíssimo papel na natureza, realizando reciclagem de nutrientes do solo. Eles possuem um estranho hábito alimentar, são coprófagos. Mas o que é isso? Bem, coprófagos são aqueles que se alimentam de fezes. isso mesmo, os besouros “rola-bosta” comem fezes! (afff!!).
Bem, mas quem imaginou que esses bichinhos têm esse nome feio e nojento pelo fato de almoçar fezes todos os dias, está enganado. Existe outra curiosidade sobre esses besourinhos nojentos. Na verdade, esse nome “rola-bosta” vem do seu comportamento reprodutivo. Isso mesmo: quando eles estão em época da reprodução buscam locais onde animais carnívoros ou herbívoros defecam e as fêmeas preparam fabulosas bolinhas de excremento (esterco, fezes, cocô… afff!!) às vezes cobertas de barro, que são empurradas (roladas) até uma certa distância (e ficam bem redondinhas, hehe) , abrem um buraco no solo e fazem a postura de seus ovos sobre a bolinha nojenta de fezes. Depois disso, enterram e fecham a bolinha dentro do buraco.

As larvas possuem peças bucais poderosas e assim que começam a comer devoram rapidamente a bolinha de fezes deixada pela mãe e ali se desenvolvem até que estejam aptas a sobreviver fora da proteção do “toca” feita no solo. Que loucura, não?
No Brasil, a espécie africana foi introduzida em 1989 para realizar o controle biológico da mosca-do-chifre (um parasita de bovinos que causam um problemão para os pecuaristas). Como a mosca deposita seus ovos no esterco, acreditava-se que, os besouros “rola-bosta” africanos, que são mais especializados tratariam de eliminar este parasita quebrando seu ciclo. Isso porque, uma fêmea do besouro africano é muito mais eficiente na postura de ovos do que os rola-bostas brasileiros!
No Egito Antigo, os escaravelhos eram seres sagrados, sendo usados como amuletos relacionados com a vida após a morte e a ressurreição. Eram muito usados nas mumificações para proteger o morto no caminho para o Além! E quem nunca viu os filmes de múmia na qual os escaravelhos ficam dentro de sarcófagos?
Olha que charme o besourinho fazendo sua bolinha de cocô? Gosto dos insetos porque eles são originais e não se preocupam com que os outros estão pensando, né?
————————————————————
Ahhh, esse aqui é mais interessado no seu trabalho, fez uma bolinha caprichada, que dá gosto!

Um comentário:

Blogger do Mestry disse...

Parabéns pela postagem, que amplia nossos conhecimentos , as nossas observações sobre os exemplos e tipos da mãe natureza .
QSL? Mestry Badahra