A
vida dos seres vivos, os humanos e os não humanos, corre em
busca da felicidade e de realizações que deem sentido à EXISTÊNCIA.
Transcorre por períodos de bonanças e
outros de fracassos, ora é circo
ou humor, onde se riem de tudo e ora pesadelos, os prolongadores de noites em despeiros infindáveis e sem
soluções.
Muitas dificuldades do presente, são frutos das sementes plantadas no passado à procura da felicidade naquele presente e sem imaginar as consequências no futuro.
Muitas são as atitudes que levam o ser humano ao fracasso e ao insucesso.
1)Um namoro desorganizado, sem mensurar as qualidades e os defeitos do pretendente.
2)A desatenção nos bancos escolares, do infantil ao universitário, perpassando pelo técnico ou o aprendizado de um ofício com os mais experientes, oficios aprendidos nas universidades da vida.
3)O ciclo de amizades que prima por descontruir os bons costumes, fragilizando a personalidade, o que leva a ser presas fáceis para os enganadores.
4)A falta do senso para controlar o consumo desnecessário em busca de neutralizar o complexo do ter.
5)A compulsão desenfreada do comprar, do destruir as poucas finanças para adquirir produtos acima das possibilidades de consumo, levando ao endividamento desproporcional.
6)A tendência de valorizar os de fora e desvalorizar os de dentro, principalmente olvidar os ensinamentos dos pais, notadamente dos zero aos dezoito anos de idade.
7)O comportamento de inferioridade, hoje chamado de: O Complexo Tupiniquim, no qual tudo que vem de fora, da boca dos desenvolvidos e do além mar tem mais valor, considerado a verdade verdadeira e dominante, além de outros, que só quem está vivendo sabe descrever.
Existe nos humanos uma anomalia que causa tristeza profunda, desânimo, falta de interesse, baixa da autoestima, culpa e outros sintomas, doença chamada de DEPRESSÃO e que nos não humanos de BANZO, muitos morrem quando o seu tutor falece ou o abandona. São momentos difíceis, alguns somem espontaneamente, outros são persistentes e necessitam de apoio externo, são os de alta complexidade e de múltiplos imbricamentos, são verdadeiros labirintos ou apertados nós.
O importante é que tudo isto, deve levar a um aprendizado e servir de profilaxia para as demandas do futuro. Sem este aprendizado funcionará como auto castigo, tende à repetição e cada vez mais forte, funcionará como destruidor da autoestima e desconstruidor da personalidade.
É a vida e os seus mistérios apontando e ensinando as possíveis armadilhas que serão encontradas pela frente.
É a vida e ninguém sabe conduzi-la com maestria e sem sofrer avarias no seu transcorrer.
Cabe a cada ser, até o dia da transferência para o além, fazer tudo para digerir os conhecimentos, seja material, imaterial, mental e existencial para conduzi-la da melhor maneira.
É a vida e os seus mistérios.
Iderval Reginaldo Tenório
Nenhum comentário:
Postar um comentário