quarta-feira, 13 de novembro de 2013

JUAZEIRO DO NORTE, BERÇO CULTURAL ,OLHEM AÍ O LAMBE LAMBE - EITA JUAZEIRO MACHO.





Quando criança na minha cidade natal ficava impressionado e sempre que podia, passava horas e horas a observar os mendigos da minha cidade , Juazeiro do Norte lá no Sul do  Ceará, mendigos esses que eram chamados de esmolés.

Todos que pediam  eram colocados no mesmo saco, no mesmo balaio, bastava um defeito físico, visual ou mental eram tachados de  esmolés.

Depois que a gente cresce e vira adulto,  passa a entender o quadro sociológico, muitos eram pacientes psiquiátricos abandonados pelos podres poderes públicos, outros, doentes vitimas do alcoolismo crônico, alguns muito pobres , muitos viviam abaixo da linha da pobreza, agora pasmem:
diversos eram verdadeiros gênios , eram artistas natos, ícones do regionalismo que por serem deficientes físico , auditivo ou visual   utilizavam-se das artes  oferecidas por Deus para as suas  sobrevivências e tocavam flautas, pífanos, pandeiros, lâminas de serrotes, cítaras, sanfonas, rabecas, pé de bode, triângulos, berimbaus, violões e diversos outros instrumentos às vezes simultaneamente. 

Este mortal perdia , PERDIA NÃO, GANHAVA horas e horas a ouvir os seus instrumentos, suas músicas  e as suas vozes,   depois  de consciente e adulto , agradeço as horas perdidas, horas que na verdades de perdidas  não tinham nada, sim meus amigos, foram as mais achadas das horas para a minha formação humana  e cultural   .



 O que mais apreciava eram as histórias cantadas nas sua características vozes, muitas vezes choradas, gemidas e arrastadas, ANASALADAS, muitos foram os clássicos e os benditos gravados na minha mente , que hoje repito espontaneamente, fruto das observações destes guerreiros Caririenses.

Obrigado abnegados e injustiçados gênios do meu Cariri, da minha  Juazeiro do Norte, do Crato e de Barbalha. 

Cego Oliveira e todos os cantadores de rua, obrigado pelas aulas não valorizadas na época e que hoje cora de vergonha as faces daqueles  que  viveram , que nada fizeram e nada souberam aproveitar. 

Viva os nossos gênios tão maltratados , porém admirados por uma leva de inocentes , inocentes estes que fariam de tudo para voltar a conviver com todo aquele universo cultural e se Deus assim permitisse  bradaria em voz alta para todo o mundo escutar. 



Obrigado meus professores da vida e salve esta bela  e democrática cultura, viva os ícones que ficaram no esquecimento, mas que brotam de vez em quando das nossas mentes. 

O Brasil está cheio de gênios, basta olhar os mercados públicos e para as calçadas deste interior perdido. 

Brasil, meu querido Brasil, olhe mais para os seus filhos.



Muito obrigado meus eternos professores.

Salvador,12 de Março de 2012
 13 de Novembro de 2013
  Iderval Reginaldo Tenório

ACESSE O BLOG     http://www.iderval.blogspot.com


  1. Cego Oliveira - BEATA MOCINHA - José Renato e Manezinho Araújo - YouTube

    www.youtube.com/watch?v=LsgwSVGd-IQ

    03/06/2013 - Vídeo enviado por luciano hortencio
    Cego Oliveira - BEATA MOCINHA - José Renato e Manezinho Araújo. Álbum: Rabequeiros - As Músicas ...

  2. Orquestra de Rabeca SESC Cego Oliveira - YouTube

    www.youtube.com/watch?v=h1FKfMNWyDU

    17/10/2007 - Vídeo enviado por DI FREITTAS
    Apressentação no Teatro Patativa do Assaré com a cantora italiana Francesca Della Monica em Juazeiro ...

Um comentário:

Almira Reuter disse...

Você judiou de mim, porque judia tanto assim de mim Dr?Eu não sabia o que pensava,quando comecei ler suas palavras suas frases,pensei como é bonito ser letrado como esse Dr.Ele descreve com a alma, faz a gente viver cada pedaço daquele instante, como gostaria de ser letrada igual o Dr.parece até que vivemos no mesmo Estado e não foi,na mesma cidade também não foi, porém as nossas histórias se confundem,lá em Minas também tinha este mesmo olhar, e o que me encantava eram os loucos.Viajava em suas histórias,vivia intensamente cada momento, prestava atenção no seu olhar, no seu semblante e chegava até a sua alma, e era geralmente almas lindas, maravilhosas que me encantava e me fazia sonhar.Acredito que até hoje sou uma sonhadora ,aprendi com meu louco Amarílio,meu companheiro meu amigo.Tivemos muita sorte Dr.é por isso que escreve com tanta sabedoria e melodia,e dá alma forma cheiro em cada pedaço que fala da sua cidade querida,e eu viajei encantei-me ouvindo Cego Oliveira, que voz envolvente,profunda, na porta do cabarés que maravilha, e quando a orquestra toca,torna-se uma música expressionista, que para meus ouvidos tem forma e cor e transforma em só uma grande emoção,como é bom ler o que escreve, não pare de escrever, pois você é sentimento,é amor ao próximo, parabéns meu amigo, pode sempre assim judiar de mim eu deixo escutando e lendo seus deliciosos dizeres.