terça-feira, 27 de dezembro de 2016

ESCUTEM O HINO DO NORDESTINO, A VOLTA DA ASA BRANCA , DE ZÉ DANTAS COM O REI DO BAIÃO, LUIZ LUA GONZAGA.


DOUTOR INTÉ OUTRO DIA - ZÉ PRAXEDES

Adicionar legenda

ZÉ PRAXEDES

JOSÉ PRAXEDES BARRETO (1916 - 1983), nasceu a 15 de novembro na fazenda ‘Espinheiro’, município de Currais Novos, atualmente Cerro Corá (RN). Filho de Francisco Praxedes Barreto e Maria Segunda Barreto.
Casou-se com Hilda Pinheiro, em 1941, e geraram José Praxedes Filho. Em 1950, como quase todo nordestino fazia à época, tomou um ITA, navio, juntamente com a mulher e o filho, e desembarcou no Rio de Janeiro

Dando continuidade a pagina literária de minha raíz,  postarei uma poesia do grande Zé Praxedes, obra que muito marcou no Cariri Cearense a vida daquela juventude sedenta por saber, ao mesmo tempo faço pequenos agradecimentos aos homens que plantaram  a pura e verdadeira cultura na hora certa e para as pessoas certas.

Acredito que pela pureza destes baluartes do Rádio  Caririense, os mesmos  não tinham  idéia e nem  a percepção da importância dos seus atos para o futuro do seu povo,   ao recitarem despojadamente, os grandes poetas populares do século .

Como  Deus ao lançar a sua luz  para todos do Universo sem distinção, estes baluartes nos seus programas matutinos lançavam esta providencial cultura a todos que tivessem ouvidos e consciência para saborear.


Aproveito o ensejo e envio para ser saboreada uma poesia por demais conhecida pelos cancioneiros nordestinos. Nós aí do Cariri ouvíamos todas as manhãs o grande Eloy Teles de Morais plantar e dividir os frutos  com todos os privilegiados que tinham acesso à Radio Araripe do Crato, uma verdadeira Escola .

Acho inclusive,  que nós do Cariri deveríamos prestar uma homenagem a todos os ícones do Radio Caririense, estes abençoados  que transmitiam cotidianamente estas pérolas enriquecendo a nossa cultura, não sei se os mesmos tinham a noção da   grandeza , da importância ao transmitir  ,  para o futuro da juventude nordestina aquelas enxurradas de cultura , transmitidas cotidianamente pelas ondas curtas e sonoras das  Radios AM,  Zé Limeira, Zé Praxedes, Patativa do Assaré, Catulo da Paixão Cearense, Zé Dantas , Humberto Teixeira, Ariano Suassuna, Daldhete Bandeira, Pedro Bandeira de Caldas e outra dezena de plantadores de cultura. 

A nossa infância e a nossa juventude fazem parte do rol das melhores do mundo, pois nascer na Serra do Araripe ou no seu pé, conviver com Eloy Teles, Luiz Gonzaga, Patativa do Assaré, Pedro Bandeira de Caldas, João Sobreira( O LAMPIÃO), Alcely Sobreiras, Daniel Walker , Cego Oliveira e uma plêiade de nomes do mais alto gabarito é privilégio de poucos, ainda por cima na terra do Padre Cícero Romão Batista(JUAZEIRO DO  NORTE) por onde peregrinaram  o grande Frei Damião, Padre Ibiapina, Lampião, Patativa do Assaré, Meu Mano ,Coronel Ludugero  e Cego Aderaldo.

Bela infância, abençoada juventude.

Obrigado a Eloy Teles de Moraes pelas aulas de cultura reverberadas para quem quisesse ouvir.

Um abraço- Iderval  Reginaldo Tenório 




NO FIM DA MATÉRIA ESCUTEM , A VOLTA DA ASA BRANCA






DOUTOR INTÉ OUTRO DIA
Doutor inté outro dia
basta mecê precisá
de um criado às suas ordens
na Serra do Jatobá

Pros armoço tem galinha
tem quaiada pro jantá
água cheirosa de tanque
pra vosmecê se banhá

Leite quente ao pé da vaca
quando o dia amanhecê
café torrado no caco
de quando invez pra vancê

Aguardente potiguá
caso goste de bebê
capim mimoso verdinho
pra seu cavalo comê

Pra vosmecê fazê lanche
mé de abeia com farinha
tem da fonte milagrosa
água fria na quartinha

Pra vosmecê se deitar
uma rede bem arvinha
mais leve  a sua muié
proque lá só tem a minha
      (Zé Praxedes)


ZÉ PRAXEDES - UM DOS MAIORES POETAS DO BRASIL
Adicionar legenda
                                                   




ESCUTEM O HINO DO NORDESTINO, A VOLTA DA ASA BRANCA , DE ZÉ DANTAS COM O REI DO BAIÃO, LUIZ LUA GONZAGA. 

Para este mortal a música- ASA BRANCA  de Humberto Teixeira é um marco, é o começo, porém a Volta da Asa Branca é muito mais significativa, é a bonança, a esperança, a fartura, o sorriso, o casamento, o bucho cheio, a babuja, o sapo, a rã, o grilo , a neblina, o orvalho,  as nuvens cinzas cheias de água e a terra ficando verde.

A VOLTA DA ASA BRANCA É VIDA, É SANGUE , É CORAÇÃO , É O NORDESTE.


A VOLTA DA ASA BRANCA - LUIZ GONZAGA - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=zxakklYlbI8
23 de jan de 2013 - Vídeo enviado por M@rcelo Bissi
A volta do asa branca Luiz Gonzaga Já faz três noites Que pro norte relampeia A asa branca Ouvindo o ...

Luiz Gonzaga - A volta da asa branca - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=whKGCQiD7iY
17 de mai de 2009 - Vídeo enviado por didiloureiro
Luiz Gonzaga - A volta da asa branca. Canal de didiloureiro. SubscribeSubscribedUnsubscribe ...


Nenhum comentário: