terça-feira, 6 de dezembro de 2016

O Negro na Argentina. O Porquê da sua baixa participação na população do país platino.


                                                                           

Resultado de imagem para O'NEGRO NA ARGENITA
Adicionar legenda



O Negro na Argentina.

O Porquê da sua baixa participação na população do país platino.

 

Do mesmo jeito do Brasil, a Argentina passou pelo mesmo processo de escravidão. O país foi povoado por negros oriundos do continente africano,  tanto que,  nos meados  de 1780 a sua participação chegou a ser de  50% da população  e agora 2012 em menos de 200 anos  não chega a 3%.

Hoje a população negra da Argentina corresponde a menos de 3%,  enquanto no Brasil ultrapassa os 60%, indagam-se quais os motivos , quais as justificativas se os dois países passaram pelo mesmo modus operandis de ocupação, será que a colonização Hispânica totalmente diferente da portuguesa guarda relação com este fenômeno? teria este processo alguma participação no desenvolvimento cultural, educacional e da pouca colocação  do negro nos cargos atuais da nação?

Apresentarei neste artigo uma síntese da História do Negro na Argentina,  uma vez que no Brasil a sua  história   apesar de pouco ensinada nos bancos escolares tem sido tema   em diversos seminários e  é obrigatório o seu  conhecimento por parte dos brasileiros.

 

Na literatura muitos são os argumentos

1-Com a constituição de 1853 e a abolição da escravidão no mesmo ano, os negros na Argentina foram  entregues à própria sorte e caíram no abandono, o governo literalmente esqueceu-se da sua existência como seres humanos.

2-Nas raias do abandono os negros passaram a morar em guetos, favelas e cortiços, a população africana sem emprego , sem higiene, sem saneamento,  a má alimentação e baixa da imunidade passou a ser presa fácil para as grandes epidemias como  as hepatites, viroses, infecções , a cólera e diarréias de causas desconhecidas, muitos foram os negros que sucumbiram neste período.

3-Com os grandes embates nas Guerras da Independência, na Guerra do Paraguai e outros sinistros, o governo criou diversos batalhões no exército nacional constituídos apenas de negros na fase produtiva e de reprodução,  com promessas de melhores dias para este povo, estes batalhões não recebiam as mesmas instruções ou treinamentos, partiam para o fronte e eram dizimados aos borbotões.

4-A mão de obra preferida pelos espanhóis era a indígena, quando esta fracassava por diversos motivos  era utilizada a negra que chegava da África em grandes navios negreiros , com os embargos ingleses foi substituída pela mão de obra branca oriunda da Europa , esta era escolada e cheia de vontade, os brancos exigiam os seus direitos, principalmente os da Espanha.

5-Com o afastamento do negro para os guetos, para a promiscuidade , para a extrema pobreza e total abandono,  os brancos foram se distanciando como também os encontros amorosos, os concubinatos , os cruzamentos das raças, sendo poucos os nascimentos de mestiços e uma vez gerados  eram cartorialmente registrados como brancos.

6-Poucos foram os legados dos Africanos para o povo Argentino,  a maior marca deixada foi  na cultura artística musical , o TANGO, um estilo que na áfrica recebia o nome de TANGÓ que pela beleza foi incorporado pelo país platino.

7-A literatura aventa que , com o aniquilamento dos Africanos na formação deste povo, a sua cultura passou a ser formada pelos brancos oriundos da Europa, povos já civilizados , finos e que vieram não para serem totalmente submissos, vieram com o intuito de criarem uma nação e difundirem os seus costumes .

A propósito destas condutas e correndo pela tangente existem  informações , que  muitos negros eram colocados em navios com promessas de bons destinos e nunca se soube dos seus paradeiros, não se sabe se eram jogados ao mar, se os destinos eram as ilhas Malvinas ou se eram negociados nas costas  brasileiras devido a proximidade e a não necessidade de viajarem em alto mar. Como justificativa existe também a explicação da saga, da valentia , da agressividade e perversidade  do povo da Espanha para com os negros e os índios , os espanhóis não perdoavam para conquistar espaços , eles  escravizavam, consumiam e depois  matavam os subordinados. Detestavam aproximação, seguiam ao pé da letra os mandamentos do velho testamento em Moisés e Deuteronômio.

Está aí uma síntese de algumas perguntas sobre os negros nas terras do Vice-Reino Espanhol do  Rio da Prata.  

Iderval Reginaldo Tenório

CARLOS GARDEL - 4 TANGOS FAMOSOS - YouTube

www.youtube.com/watch?v=9juBHNpYNhQ

05/10/2008 - Vídeo enviado por Modesto Kniss
COMPILAÇÃO DE VIDEO ( SUS OJOS SE CERARAN - COSTA ABAJO - MANO A MANO E YIRA,YIRA) E FOTOS ...
  • Carlos Gardel - La Cumparsita - Tango - YouTube

    www.youtube.com/watch?v=P0LosvoEEy8

    30/11/2008 - Vídeo enviado por Guillermo Calvo
    Carlos Gardel canta La Cumparsita.Edita Guillermo Calvo Soriano de Lima - Perú.
  • Nenhum comentário: