sábado, 13 de junho de 2015

HISTÓRIA DA MUSICA BRASILEIRA- LUIZ GONZAGA-HUMBERTO TEIXEIRA- E ZÉ DANTAS, O MISTÉRIO DA ASA BRANCA.






HISTÓRIA DA MUSICA BRASILEIRA- LUIZ GONZAGA-HUMBERTO TEIXEIRA- E ZÉ DANTAS, O MISTÉRIO DA ASA BRANCA.
ESCUTEM A VOLTA DA ASA BRANCA NO FIM DA MATÉRIA,NÃO DEIXEM DE ESCUTAR.
Amigos do blog cultural relembro nesta página duas grandes fases do Nordeste Brasileiro que pessoalmente convivi em épocas diferentes da do Luiz Gonzaga.
A primeira muito bem documentada pelo folclore  trezentos anos atrás e ressuscitada pelo Humberto Teixeira e o velho Lula ( ASA BRANCA), a segunda pelo médico José Dantas e o Lula( A VOLTA DA ASA BRANCA) .  Na primeira o sofrimento da seca quando a ASA Branca deixa a sua terra à procura do de comer , do sorriso e da alegria, foi a fase da tristeza, da arribação, do abandono e o da fome , a segunda quando a ASA BRANCA  retorna, muita chuva, fartura, alegria e muita vida, a fase da bonança, dos casamentos, a fase do bucho cheio,  o nordeste  é assim, quando das primeiras chuvaradas como um milagre, tudo fica verde, mesmo que tenha passado mais de 03 anos sem chover  e se esquece de tudo.
Eu quando criança na Serra do Araripe , onde nasceu o velho Luiz Gonzaga no Exu, o mestre Patativa do Assaré no Assaré e este simples  mortal( Iderval, só  Iderval) na divisa do Estado de  Pernambuco com o Ceará, tanto que sou da cidade do Bodocó e de Juazeiro do Norte a terra do Padre Cícero, hoje a Meca do Cariri.
Não preciso dizer que a ASA BRANCA é uma das aves mais respeitada pelo nordestino, ela é muito esperta, voa alto e rápido, qualquer barulho por pequeno que seja é capaz de deixá-la de olhos abertos e pronta para voar, é uma ave bonita, serena e que impõe um ar de majestade,  é a Rainha do sertão. As suas asas quando batem se escuta de muito longe, era comum se ouvir “ALI VAI UMA ASA BRANCA” “mamãe eu vi uma asa branca” tal a sua importância para este povo do qual faço parte, agora com muito orgulho, com orgulho mesmo.
Meu pai e minha mãe nos ensinaram que na ASA BRANCA não se meche , é a MADRINHA da região e do seu povo.
Agora  vejam as letras da primeira fase(HUMBERTO TEIXEIRA) e da segunda fase(Zé Dantas) que em minha opinião é muito mais importante do que a primeira e mais sublime . 

Acho que , A Volta da Asa Branca deveria ser o HINO DO SERTÃO, PROVAVELMENTE UMA DAS MAIS IMPORTANTES MÚSICA  E LETRA DO CANCIONEIRO BRASILEIRO,NÃO ESTOU EXAGERANDO, ESTOU FALANDO A VERDADE COMO SOFREDOR CEARENSE.
Só quem viveu estes momentos , de seca e de chuva,  sabe o valor de uma chuva, eu sou do miolo, sou um retirante que escapou e hoje conta esta ESTÓRIA.
                                                                 Iderval Reginaldo Tenório
    AÍ ESTÃO OS DOIS HINOS
       PRIMEIRO    A ASA A BRANCA  E DEPOIS A VOLTA DA ASA .
LEIAM , ESCUTEM E CANTEM.
ASA BRANCA
LUIZ E HUMBERTO
Quando olhei a terra ardendo
Qual a fogueira de São João
Eu perguntei a Deus do céu, ai
Por que tamanha judiação
Eu perguntei a Deus do céu, ai
Por que tamanha judiação
Que braseiro, que fornalha
Nem um pé de prantação
Por falta d'água perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão
Por farta d'água perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão
Inté mesmo a asa branca
Bateu asas do sertão
Então eu disse, adeus Rosinha
Guarda contigo meu coração
Então eu disse, adeus Rosinha
Guarda contigo meu coração
Hoje longe, muitas léguas
Numa triste solidão
Espero a chuva cair de novo
Pra mim voltar pro meu sertão
Espero a chuva cair de novo
Pra mim voltar pro meu sertão
Quando o verde dos teus olhos
Se espalhar na prantação
Eu te asseguro não chore não, viu
Que eu voltarei, viu
Meu coração
Eu te asseguro não chore não, viu
Que eu voltarei, viu
Meu coração



Luiz Gonzaga - Asa Branca (Rei do Baião) - YouTube

www.youtube.com/watch?v=cWiJL0_yj9c
26 de out de 2009 - Vídeo enviado por Breno Alves
Asa-Branca é uma canção de choro regional (popularmente conhecido como baião) de autoria da dupla ...



A VOLTA DA ASA BRANCA- NÃO DEIXEM DE ESCUTAR

A Volta da Asa Branca



Luiz Gonzaga
Compositor: Zé Dantas

Já faz três noites
Que pro norte relampeia
A asa branca
Ouvindo o ronco do trovão
Já bateu asas
E voltou pro meu sertão
Ai, ai eu vou me embora
Vou cuidar da plantação

A seca fez eu desertar da minha terra
Mas felizmente Deus agora se alembrou
De mandar chuva
Pra esse sertão sofredor
Sertão das muié séria
Dos homes trabaiador

Rios correndo
As cachoeira tão zoando
Terra moiada
Mato verde, que riqueza
E a asa branca
A Tarde canta, que beleza
Ai, ai, o povo alegre
Mais alegre a natureza
E a asa branca
A Tarde canta, que beleza
Ai, ai, o povo alegre
Mais alegre a natureza.

Sentindo a chuva
Eu me recordo de Rosinha
A linda flor
Do meu sertão pernambucano
E se a safra
Não atrapaiá meus pranos
Que que há, o seu vigário
Vou casar no fim do ano.
E se a safra
Não atrapaiá meus pranos
Que que há, o seu vigário
Vou casar no fim do ano





Vozes do Sertão - A Volta da Asa Branca - YouTube

www.youtube.com/watch?v=xW5TbsNdgJQ
8 de mar de 2013 - Vídeo enviado por guidosanfoneiro
A Volta da Asa Branca (Luiz Gonzaga/Zé Dantas) Arranjo: Marcio Mattos Vozes do Sertão Teatro Castro ...

Nenhum comentário: