quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

PATATIVA DO ASSARÉ- SEU DOTÔ ME CONHECE?

Resultado de imagem para patativa do assaré
Adicionar legenda

SEU DOTÔ ME CONHECE



Amigos,  vejam o que diz o mestre Patativa do Assaré   na seca de 58, nesta seca o Presidente da Republica, o grande Jucelino Kubtschek , o Governador do Estado do Ceará  , o Dr Paulo Sarasate, os Desembargadores, os Juízes, os Gestores  e os Prefeitos deste brasilzão de meus Deus oficializam a  fome e no sofrimento.


Vejam como o mestre Patativa  coloca vida numa unidade do país, vida no meu querido e sofrido Ceará, vejam como ele humaniza uma situação e como vai fundo como se fosse apenas um cidadão , quando na verdade fala por uma nação inteira.

A seca de 1958 foi de arrasar, secou os açudes, os rios, as plantações e só os juazeiros com os seus espinhos, salvo o juazeiro que existe na praça Padre Cícero na cidade de Juazeiro do Norte que não tem espinho,   graçavam vivos. 

O gado lambia os leitos dos rios secos e a lama dos porões dos açudes  à procura de molhar a lingua e sorver o  sal impregnado na sua lama, a população em rebanhos invadiam mercados e  feiras livres ,  os feirantes nada faziam por entender aquele momento, depois da carta do Patativa do Assaré o governo criou 500mil postos de trabalho provosórios, OS CASSACOS.

  Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha e Jardim ficaram como quarteis para receber os homens que buscavam o pão para as suas famílias, vários foram os campos de concentração em todo o Estado para socorrer o homem da roça e os seus familiares  

O CEARÁ AGRADECE A INTERVENÇÃO DO GRANDE PATATIVA DO ASSARÉ

Viva o Antonio Gonçalves o nosso Patativa do Assaré, da cidade do Assaré,   lá do meu  aguerrido e guerreiro estado do Ceará.


Iderval Reginaldo Tenório



Patativa de Assaré.
 1932


SEU DOTOR ME CONHECE


Seu dotô, só me parece
Que o sinhô não me conhece
Nunca sôbe quem sou eu
Nunca viu minha paioça,
Minha muié, minha roça,
E os fio que Deus me deu.

Se não sabe, escute agora,
Que eu vô contá minha história,
Tenha a bondade de ouvi:
Eu sou da crasse matuta,
Da crasse que não desfruta
Das riqueza do Brasil.

Sou aquele que conhece
As privação que padece
O mais pobre camponês;
Tenho passado na vida
De cinco mês em seguida
Sem comê carne uma vez.

Sou o que durante a semana,
Cumprindo a sina tirana,
Na grande labutação
Pra sustentá a famia
Só tem direito a dois dia
O resto é pra o patrão.

Sou o que no tempo da guerra
Contra o gosto se desterra
Pra nunca mais vortá
E vai morrê no estrangêro
Como pobre brasilêro
Longe do torrão natá.

Sou o sertanejo que cansa
De votá, com esperança
Do Brasil ficá mió;
Mas o Brasil continua
Na cantiga da perua
Que é: pió, pió, pió...

Sou o mendigo sem sossego
Que por não achá emprego
Se vê forçado a seguí
Sem direção e sem norte,
Envergonhado da sorte,
De porta em porta a pedí.

Sou aquele desgraçado,
Que nos ano atravessado
Vai batê no Maranhão,
Sujeito a todo o matrato,
Bicho de pé, carrapato,
E os ataques de sezão.

Senhô dotô , não se enfade
Vá guardando essa verdade
Na memória, pode crê
Que sou aquele operário
Que ganha um nobre salário
Que não dá nem pra comê

Sou ele todo, em carne e osso,
Muitas vez, não tenho armoço
Nem também o que jantá;
Eu sou aquele rocêro,
Sem camisa e sem dinhêro,
Cantado por Juvená.

Sim, por Juvená Galeno,
O poeta, aquele geno,
O maió dos trovadô,
Aquele coração nobre
Que a minha vida de pobre
Muito sentido cantou.

Há mais de cem ano eu vivo
Nesta vida de cativo
E a potreção não chegou;
Sofro munto e corro estreito,
Inda tou do mermo jeito
Que Juvená me deixou.

Sofrendo a mesma sentença
Tou quase perdendo a crença,
E pra ninguém se enganá
Vou deixá o meu nome aqui:
Eu sou fio do Brasil,
E o meu nome é Ceará.

ZÉ CASTOR: O CAPIM DA LAGOA - YouTube

www.youtube.com/watch?v=ziVVrSUMO1s
18 de mar de 2012 - Vídeo enviado por José de Anchieta Barros
Homenagem ao Poeta e Cantor José Castor, que fez muito sucesso com seu cavaquinho divulgando a ...


  • Zé Castor quando eu morrer o mundo pode se acabar ...

    www.youtube.com/watch?v=OS0W92M9biY
    12 de out de 2011 - Vídeo enviado por José de Anchieta Barros
    parabens pela iniciativa. se possível postem a musica CHORA BANANEIRA de zé castor. valeu, um ...
  • Zé Castor - YouTube

    www.youtube.com/watch?v=MDvSGweHWUc
    17 de out de 2009 - Vídeo enviado por José de Anchieta Barros
    Homenagem ao Cantor Zé Castor e seu cavaquinho.(Alagoinha-PE) Cantava muito em festas de ...
  • SUCESSOS DO CANTOR ZÉ CASTOR II - YouTube

    www.youtube.com/watch?v=gx0Oj2lcvG4
    3 de nov de 2009 - Vídeo enviado por José de Anchieta Barros
    Eita Zé Castor macho da gôta serena!!!Tá fazendo fazendo nas vaquejadas do Nordeste!!! Read ...

  • Nenhum comentário: