quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

MARCUS VINICIUS ALVES -ESCRITOR MIRIM -Psicologia social no âmbito grupal e a mente coletiva desvencilhando-se do pensamento do indivíduo isolado.




                                                                             



Amigos , nesta página postarei um texto mostrando o que pensa um jovem de 18 anos que mora no bairro de PARIPE na Cidade do Salvador, trata-se de um jovem oriundo de escola pública , é autodidata, é um artista plástico nato, é músico,compositor,um pintor de primeira qualidade e que tem o olhar virado para o Mundo e os seus conflitos.  

O Vinicius é um observador detalhista , é um criador compenetrado e vê em tudo uma criação, uma arte, um presente do cosmo.

Será sem sombra de dúvidas a continuar no mesmo diapasão , mesmo sem  ajuda governamental, um grande nome da cultura brasileira.

Força, capacidade, coragem e vontade de vencer não lhes faltam, tudo é questão de tempo.

Brasil , olhe mais pelos seus filhos potenciais, eles serão orgulhos para todos os  que habitam este torrão.
                                                               Iderval  Reginaldo Tenório


Psicologia social no âmbito grupal e a mente coletiva desvencilhando-se do pensamento do indivíduo isolado.

           A psicologia social como fator inerente no estudo do modo de pensar de cada indivíduo e de como os mesmos afetam a outros, mostra-se excepcionalmente presente quando se é pretendido realizar explanações, por exemplo, acerca do comentário de um sobre a forma de pensar do outro, sobre como este influi, de certa maneira, a tomada de decisões do próximo e de como chega-se à um consenso ou, até mesmo, a uma uniformidade de opiniões eleitas pela coletividade preponderante no ambiente grupal.



          Um grupo é composto por indivíduos. Usualmente, de maneira isolada, cada um pensa, age, planeja, constrói ideias e argumentos da maneira que lhe convier, toda via alguns instintos e impulsos eficazes na tomada de ação podem achar-se reprimidos colocando-o na condição de minoria, inibindo qualquer chance de impor-se ante uma determinada situação, seja ela dificultosa ou que exija decisões concretas e bem fundadas.



       A composição, basicamente de pessoas aleatórias desconhece a hierarquia, a ordem e o medo. Não obstante a eleição de um líder não é descartada. Um conjunto, um grupo não torna-se facilmente suscetível à rendição, à dissolução e à repressão pois estão unidos num só objetivo, uma única mente pensa em prol de todos os seus membros. A mente grupal.



          Euforia, instinto gregário precedido de forte poder influente por meio de um líder e espírito de coletividade são sinais claramente visíveis num ajuntamento de pessoas componentes de um grupo. Dissolvem-se de cada indivíduo intenções e desejos pessoais, acham-se neles reprimidos, parcial ou totalmente, seus medos que o impediriam de agir se este fora posto de forma individual, apartado do conjunto. Isto posto é fato que o indivíduo atuante num grupo junto com outros tem seus hábitos e modos de pensar e agir alterados, pensando diferentemente do que se estivesse em condição de isolamento.



            A relação interpessoal, elemento crucial atuante no âmbito grupal faz com que surjam o que pode chamar-se de contágio de ideias e, a psicologia de grupo no que se refere ao contágio mental é bem clara no tocante ao grande poder propagativo e influente das opiniões. O abandono e a inibição de desejos, propriamente ditos pessoais, é eminente se grande forem a quantidade de pensamentos, proposições, ideias e opiniões a serem lançadas e discutidas por todos aqueles que compõe o grupo. Toda via não é novo saber que uma única pessoa ou uma nova ideologia faça muitos seguidores, dessa forma disseminando suas crendices, linhas de pensamento e seus dogmas causando o contágio mental nos indivíduos.



          Sem grandes elucidações, é fato dizer que o contágio mental e a sugestionabilidade estão atrelados. Há um quê de sugestionabilidade inserta no ato de propor ideias, formular opiniões e defender teorias, tendo tais artifícios certo poder influente sobre as mentes.



        A coletividade e seus objetivos atuam fora da esfera individual. Ainda que pequenas ou não, todo tipo de contribuição de cada um dá origem a um todo. Cada parte componente de uma opinião forma uma ideia central que, mobilizados uns pelos outros, os indivíduos agem demonstrando que, se estão todos juntos, os mesmos devem manter sua integridade, lealdade e preservação de seus companheiros. A luta é de todos. Devem estar sempre juntos.


Marcus Vinícius
28 de dezembro de 2016
Salvador-BA

BELCHIOR - TUDO OUTRA VEZ - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=EmdyZWrdcXs
25 de ago de 2009 - Vídeo enviado por fernando1cunha
Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes (Sobral, 26 de outubro de 1946) é um cantor e ...

Belchior - Saia do Meu Caminho - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=gGV1yyDMGSM
2 de nov de 2012 - Vídeo enviado por Granuhha
Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes nasceu em Sobral, CE, em 26 de Outubro de ...

Belchior - Coração Selvagem - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=OKTRc7x-zCM
4 de ago de 2008 - Vídeo enviado por rnt123
andar




Nenhum comentário: