quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

As Gargalhadas de seu Mocim.

Resultado de imagem para AS GARGALHADAS
Adicionar legenda
 As Gargalhadas de seu Mocim.

                                    Ao adentrar  não agüentou a decoração, os enfeites da estante , os diversos quadros mostrando a família,   os painéis de informações e nem mesmo as estátuas do Padre Cícero e do Frei Damião escaparam ,  desmanchou-se em risos, não conseguia olhar nos olhos do médico, era um olhar de realização, de superioridade, da desforra, do esvaziamento das mágoas, era o olhar da vitória. A cada detalhe, mais risos, ficou exausto de tanto riso.
                               __Doutor há muito tempo que não tenho dado um único riso, só sofrimentos, só mesmo o senhor para me fazer rir, obrigado doutor e mais uma vez se desmanchou em intermináveis gargalhadas.
 
                                 Se refez, olhou para o médico, perguntou   qual era seu interior  e onde havia se formado. Começou a fazer comentários da inusitada sala. Falou que o ambiente estava mais para museu do que para consultório, mais para o passado do que para o presente ou futuro, perguntou se aquele rádio de 1930  funcionava, lembrou muito do seu avô , do seu pai e ficou assombrado quando no toque de um dos botões surgiu um som grave de uma viola pantaneira, depois um som aconchegante do velho Gonzagão, não se conteve,  levantou-se encostou as orelhas na parte frontal do aparelho, abaixou e elevou o som, ficou impressionado, era igualzinho ao do seu avô .
                               __Doutor me lembro até da voz do meu avô:
                                 Não conseguiu ficar em silencio, pegou um candieiro  que estava sobre o rádio e pronunciou o nome de sua vó, riu ao avistar uma máquina de costura  e veio na  mente a sua tia Cotinha, tão boa, tão caridosa, tão atenciosa, era a  mais velha , inclusive Deus já levou. Não conseguiu calar  quando avistou um fruto nordestino, um jatobá; vieram as lágrimas, pois no seu sertão quando meninoera o único bocado a lhe matar a fome quando perambulava à caça de alguns nambus , preás e juritis. Caiu em prantos.

 
                                __Ah! doutor como era bom , tudo  era alegria.
                                 Os risos foram desaparecendo e aos poucos a razão foi se aproximando e junto com a emoção o homem começou a falar de sua vida, a explicar à filha como foi a sua infância nos cafundós da Paraíbaa raridade da água, a seca de 32os conselhos do Pe Cícero e o quanto importante foram os seus antepassados e que há muito não se lembrava das pessoas como também do seu velho torrão. 

                                Contemplando o ambiente, sentou na cadeira do paciente, pregou os  olhos num quadro 100 X150 mostrando uma velha estação, uma serra lá no fundo, os trilhos envelhecidos, ,um trem cambaleante e uma criança esquálida no batente de uma choupana,olhou,balançou a cabeça, mirou a face do médico .
                             ___Doutor: valeu, só esta visita valeu, mesmo que não fique bom de minha doença, valeu, mas valeu mesmo.Viajei no tempo e no espaço. Valeu.
 
                              Iniciei a consulta, perguntei por  suas origens, do seu Estado natal, profissão, dos seus pais, avós, das brincadeiras na infância, , das namoradas, das festas juninas e de fim de ano, se havia tomado banho de rio, se morou em casa de sopapo,   se falou e andou  na época certa, se já teve sarampo ou catapora , falei dos   seus filhos do seu trajeto como ser humano, e da dureza  de hoje se encontrar com 85 anos , vivo, lutando, brigando , muitas vezes desvalorizado, incompreendido e injustiçado uma vez que na vida só fez mesmo foi trabalhar, trabalhar para educar os filhos.
                             Neste momento notei  mudanças no seu semblante.
                             Após este preâmbulo,  indaguei por sua saúde detalhe por detalhe, ponto por ponto, sintomas por sintomas. Olhei todos os seus exames, trazia na lapela um diagnóstico sombrio de  péssimo prognóstico, era uma doença maligna em avançado estado, inclusive com  ascite e disseminação para outros órgãos, não agüentava mais procurar médicos e sem solução.
 
                             De posse dos seus dados esbocei um rascunho  do aparelho digestório, localizei a origem do seu problema, martelei didaticamente órgão por órgão,  para que servem, o que fazem e como se encontravam, explanei a sua evolução. Expliquei que o homem no país vive em média até os 68anos e ele com 85 já havia ultrapassado 17 anos, mandei que o mesmo relembrasse os seus amigos de infância, coloque em uma única mão contando nos dedos quantos estavam vivos, quantos ainda saboreavam um feijão com toucinho e farinha. Ele não se conteve e disse:
                   ___E bem vividos doutor, bem vividos, o senhor esqueceu da rapadura  .
 
 
                      Completei:
                       ___vividos no trabalho, no respeito, na honestidade e com seriedade, não como muitos que se dizem importantes e só servem para subtrair o pouco dinheirinho do povo.
                        __Pura verdade doutor, pura verdade , eduquei todos os meus filhos com o salário da leste, com o suor do meu próprio rosto, eu só tenho o ABC, mas conseguir educar os meus filhos: hoje um é engenheiro da Petrobrás, outro é Professor  e o outro é Medico, médico numa cidade do interior, muito procurado pelos seus pacientes, não é porque é meu filho não doutor, mas é um bom médico, todo mundo gosta dele, desde pequeno que é muito estudioso, toda semana me telefona e ainda manda uma coisinha todo mês. Sei que  está difícil, mas não esquece de mim e nem da sua velha mãe. Esta que é a caçula, estudou para Assistente Social.
 
 
                      Complementei:
                       ___ Seu Mocim é de pessoas como o senhor que o Brasil precisa, aliás,  foi o senhor quem construiu  este país, naquela época sem estrada, sem luz, sem telefone, nem geladeira existia e se existia só os ricos, só os mangangões, só aqueles que mandavam, só os coronéis possuíam, o resto  era  sofrimento, existindo a comida já estava bom demais.
 
                      __Êita que doutor danado, era  isso mesmo doutor, era assim mesmo.
                          E mais uma vez os olhos marejaram.
 
                          Foi realizado um minucioso exame físico, o que confirmou a gravidade do caso, explicado ao paciente que se tratava de uma doença que não necessitaria de cirurgia, que ele poderia comer o que quisesse desde quando não prejudicasse a sua saúde, que poderia passear, ir à praia , visitar os seus parentes na Paraíba, trazer um bom queijo  coalho para o seu médico e que não deixasse de comparecer à clínica nestes próximos 15 dias.
 Aos familiares informado que se tratava de um caso inoperável devido as metástases .
 
                          De pronto a filha disse:

                    ___Doutor ,nós queríamos ouvir mais uma opinião e pai disse que se fosse para operar ele não aceitaria.
                       A conversa continuou por mais alguns instantes, o abraço da despedida foi mais efusivo do que o da chegada, foi um abraço mais forte, do desprendimento, da conquista, o abraço de dois velhos amigos que há muitos anos não se viam, o abraço da compaixão e  da liberdade.
                    Termino informando que o paciente passou a ser um grande amigo, o consultório começou a fazer parte de sua vida sempre que necessário, muitos foram os momentos de alegrias, de puro entretenimento e muitas histórias recuperadas, passei a freqüentar a sua casa  e conhecer todos os familiares.
                   Usufruir de bons papos , enriquecedoras prosas e saborosas relíquias da culinária brasileira passaram a ser rotina, seus filhos me consideram irmão.
                  Como o tempo não perdoa  e o criador sabe o que faz,  o  amigo foi se familiarizando com seu quadro, tomou conhecimento da sua enfermidade, comentava que o homem é um ser mortal e que todos tem o seu dia para falar mais de perto com Deus . Alegre como  um menino foi plantando alegria , foi aproximando os familiares com as suas mensagens,  até o dia de sua audiência maior com o Criador. E exatamente 360 dias depois foi realizado a missa de 7º  dia em homenagem ao o meu querido amigo , que muito riu, dançou, cantou e me abraçou no  humilde, simples e singelo consultório que muitas alegrias trouxe. Nos seus últimos dias, na cabeceira do leito, ou melhor, na cabeceira de sua cama, rodeado de familiares e amigos, olhava e dizia:

                  ___Amigo doutor, valeu, valeu e como valeu.
                  Convicto de que  daqui há muitos e muitos anos, quando me encontrar quase que irreconhecível pelos janeiros acumulados e  ao chegar onde muitos já estão,  não serei um estranho no ninho, contente e cônscio da missão cumprida  ,  sinto que lá, LÁ, ONDE  DEUS MORA e se for merecedor, serei muito bem recepcionado.
Foi assim que ganhei mais um amigo e foi assim que aumentei a minha família. 
          
                  Salvador, 30 de julho de 2006
 
 
                  Iderval Reginaldo Tenório
ACESSEM O SITE             http://www.iderval.com.br         SOBRAMES-    Ba

  1. 21 de mar de 2014 - Vídeo enviado por luciano hortencio
    Paulo Diniz - E AGORA JOSÉ - poema de Carlos Drummond de Andrade, musicado por Paulo Diniz ...

Nenhum comentário: