quinta-feira, 31 de março de 2016

O MEDICO, O PACIENTE E A MEDICINA HUMANA

Adicionar legenda
Quando o médico depara-se com um cidadão  em busca  de uma orientação , em busca de uma  solução para um problema na sua  saúde , deve o profissional buscar todos os seus conhecimentos e naturalmente como uma  sábia aranha,  formar uma rede lógica de raciocínio. 
Sem perder o fio da meada,  o médico procurará envidar todos os esforços com o intuito de chegar ao cerne da questão e resolver o mais rápido possível aquele desequilíbrio.
   Após a aplicação da SEMIOLOGIA MÉDICA até a exaustão , pode e deve o médico fazer uso do que existe de mais moderno na medicina , os exames complementares  , sem ferir a Fisiologia ou a teia fisiopatológica,  fundamentais  para o bom exercício da  MEDICINA.


        A   CULTURA DO CONHECIMENTO
                        CONSULTA MÉDICA , HUMANISMO E CIDADANIA
A consulta médica não é um ato qualquer, a consulta médica é um rito sagrado , na  qual um ser humano deposita a  história da sua vida nas mãos de um estranho ou de um grande amigo simplesmente por entender que aquele profissional trará a tão sonhada solução , colocando a sua saúde nos trilhos.

Tem que ser realizada com humanismo, respeito , cidadania, descontração , seriedade e sabedoria. 


Nesta consulta um  dos humanos saberá de tudo da vida  do outro, da vida da filha, do pai ou da sua mãe  , fatos muitas vezes jamais revelados aos seus mais íntimos.


A consulta  é um ato sublime,  neste ato está sob júdice o seu maior patrimônio: 

A  SUA VIDA . 

Sendo  o médico  o seu guardião.


     Iderval Reginaldo Tenório


Como chegar ao diagnóstico com  a semiologia
                                            
     Quando o  médico  é abordado   por um ser humano,  em busca do restabelecimento da sua saúde,  deve o profissional abordar o assunto com seriedade ,  compaixão e buscar o diagnóstico  mais próximo da realidade  utilizando todos os conhecimentos possíveis,  procura oferecer a melhor conduta e solução, seja concreta ou abstrata (orgânica ou psíquica )   , doenças pegáveis ou não pegáveis.

Citarei  algumas  tecnicas e táticas utilizadas para a boa condução de uma consulta médica.                              
                                                                
1-SENSIBILIDADE COGNITIVA.
O Médico ao  depar-se com um paciente,  deve    sem nenhuma palavra , apenas na observação dos gestos, do andar, do odor, com o olhar e do impacto súbito da apresentação corporal,  sentir parte daquele ser humano que adentra nos seus aposentos em busca de ajuda,  neste momento  já colhe muitas informações direta ou indiretamente.

O médico deve e tem que  enxergar a alma, a aura e o astral daquele ser humano  , com estes pontos atenta para o distúrbio que está acometendo aquele cidadão.


2-A UTILIZAÇÃO DOS ÓRGÃOS DOS SENTIDOS .
                                a)OS OLHOS(VISÃO)     
 OS OLHOS BEM ABERTOS FAZEM UMA VISÃO DETALHADA DO SER HUMANO, OLHA OS CABELOS, A PELE, A DISTRIBUIÇÃO DOS TECIDOS, A PROPORCIONALIDADE E O VIGOR DE CADA ESTRUTURA, OS FÂNEROS E DEMAIS ELEMENTOS.
Utilizando os seus olhos, como uma águia , o médico faz uma visão detalhada de cada segmento do seu paciente, olha todos os pontos e como se encontram , uma vez que  cada detalhe externo, tal qual um grande  painel,  mostra as alterações dos órgãos internos, dos órgãos invisíveis aos olhos humanos.



b)O NARIZ(OLFATO)          



ESTE FAZ UMA INSPEÇÃO DOS ODORES DO SER HUMANO, REGIÃO POR REGIÃO  E CONSEGUE DETECTAR OS ODORES NORMAIS , NATURAIS E OS CONTAMINADOS COM VERMES , BACTÉRIAS E OS CAUSADOS POR ALTA OU BAIXA DO METABOLISMO PERTINENTES ÀS DOENÇAS METABÓLICAS.
Com  o seu nariz , o olfato , tal qual  um canino, o médico  faz uma exaustiva e suave inspeção  dos odores do seu paciente, faz uma abordagem silenciosa e pessoal  , uma vez que cada órgão, cada segmento e cada elemento da natureza  tem o seu odor característico e que se  modificam quando em pertubação.


C)AS  MÃOS(TATO)   :  
  COM A PALPAÇÃO CONSEGUE O  MÉDICO AVERIGUAR A FORMA, O VOLUME, A CONSISTÊNCIA , A LOCALIZAÇÃO , A INTERAÇÃO COM AS OUTRAS ESTRUTURAS , A CONFIANÇA  E A INTERAÇÃO COM O PACIENTE.

Voltando à infância,  o médico fecha os olhos , coloca uma venda  imaginária nos mesmos e procura com a palpação acertar no que está pegando, palpando, segurando e examinando, tem que ter um conhecimento prévio de cada órgão detalhadamente:

A localização, os seus limites, a consistência, os órgãos vizinhos, a elasticidade, a parte motora, a forma anatômica e a sensibilidade, principalmente para avaliar a dor.
d)OS OUVIDOS (AUDIÇÃO) -  

COM OS OUVIDOS ATENTOS, PRESTA  ATENÇÃO NAS PALAVRAS DO PACIENTE, DO ACOMPANHANTE E NOS SONS E RUÍDOS PRODUZIDOS PELO CORPO HUMANO NA SUA FUNCIONALIDADE. 


INTESTINOS, CORAÇÃO, PULMÕES , VASOS E ARTICULAÇÕES  TÊM OS SEUS SONS E TONS DE VOZ, ELES FALAM E REVELAM O QUE TEM DE ANORMAL E DE NORMAL.


Na audição o médico tem que pedir ajuda aos animais:

 Aos elefantes que detectam até abalos sísmicos, aos cães , às baleias e até aos morcegos, utilizando estas propriedades,  procura se aproximar dos ruídos diferentes , pois cada órgão tem um ruído próprio e por demais conhecido do examinador.

PALADAR (GOSTO)          
      COM O PALADAR O MÉDICO CONSEGUE SENTIR O SABOR E DESSABOR DA MAIORIA DAS PATOLOGIAS, PRINCIPALMENTE AS DOENÇAS QUE CONSOMEM O CIDADÃO  COM O SEU CATABOLISMO, O PALADAR MESMO NÃO SENDO SABOREADO, NÃO SENDO DEGUSTADO LITERALMENTE,  PODE O HOMEM CONFECCIONA-LO COM OS MÚLTIPLOS DADOS ADQUIRIDOS..
Todos os órgãos tem um sabor peculiar, todos as bactérias tem também o seu dessabor e cabe ao médico sentir  sem tocar  o sabor de cada elemento, o médico sente o gosto das anormalidades, exemplo maior é  a pseudomonas, a tuberculose, as neoplasias malignas e as grandes infecções têm os seus dessabores, captado pelos olhos, nariz, ouvido e o tato.
Está aí a base de um diagnóstico, depois o médico entra na ciência médica propriamente dita, entra no cerne humano em todas as suas vertente,  entra na medicina ocidental, oriental, védica e muitas vezes holística.
Com este pensamento,  fica o médico mais próximo do ser humano, mais próximo do verdadeiro diagnóstico e mais próximo dos preceitos da medicina :
Beneficência , Benevolência, Autonomia e Compaixão. Passa à prática   dos direitos humanos: Igualdade, Fraternidade e Liberdade.
É  simples, é o   médico mais perto do ser humano, pois antes de tudo e com orgulho, é o médico  também um ser humano.
Baseado neste preâmbulo, entra o médico na teoria védica, onde mostra a evolução do homem e da natureza, quando aborda e fala dos  reinos da natureza.
Nós estudamos e  aprendemos que são três os reinos da natureza:    Reino animal, vegetal e mineral , quando na teoria védica são sete .
Aplicando esta teoria  e ao pratica-la , o médico chegará com mais facilidade à alma do seu paciente,passará a fazer parte daquela vida.
                                                Ideval Reginaldo Tenório
                                                                                        
                                Os sete reinos da natureza

Segundo informações contidas nos mais antigos tratados de medicina, a fototerapia sempre acompanhou as mais diversas técnicas médicas
de todos os tempos. 



Os livros hindus dedicados ao conhecimento da origem do cosmos e do homem (cosmogênese e antropogênese,

respectivamente) apontam os vegetais como parte importante nos chamados

Sete Reinos da natureza.

De acordo com a ciência ocidental, existem apenas três reinos, o Mineral, o Vegetal e o Animal,   o homem pertence a esse ultimo.

Para os estudiosos das ciências mais profundas,
no entanto, o homem faz parte de um quarto reino, o Reino Hominal, uma vez que se diferencia dos animais por ser portador de uma
mente capaz de raciocinar, o homem possui a inteligência.

Essa posição coincide com o conceito da sabedoria védica, cujo textos sagrados admitem a existência de sete reinos, e não apenas quatro:
 o Mineral, o Vegetal,
o Animal, o Hominal, o Angelical, o Arcangelical e o Deífico.

Os reinos Angelical, Arcangelical e Deífico são de difícil entendimento para a razão humana comum, pois representam estágios ainda não alcançados na
evolução. 

De acordo com a sabedoria sagrada, esses reinos ainda estão em fase de estruturação e são alimentados pelas vibrações de amor e devoção
do homem à Ordem do Universo. 

Tais dimensões serão devidamente atingidas um dia, quando a consciência humana conseguir transcender
suas limitações e sua condicionamentos.

Os sete reinos, no entanto, constituem na verdade um só, cuja síntese resume o próprio Universo material e imaterial.

 São interdependentes e evolutivos,  um
vegetal, por exemplo, apresenta elementos minerais em sua estrutura, e deles depende para viver; o animal, por sua vez, tem elementos vegetais e minerais,
enquanto o homem possui elementos minerais, compostos vegetais (clorofila) e elementos animais (corpo, músculos, sangue, etc.).

Tudo isso nos faz compreender melhor o papel dos minerais e dos vegetais na correção de desarranjos ou desarmonias nos reinos mais superiores,  eles
são, enfim, a base de sustentação de todo o fenômeno cósmico da evolução. 

Os vegetais são mais importantes que os minerais, pois já os contém em sua estrutura.
 Apesar de existirem muitos remédios de origem mineral, animal e
homineral, eles são bem mais escassos que os provenientes das plantas.

Iderval Reginaldo Tenório




acese o blog.

Luiz Gonzaga - Respeita Januário - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=DdmolSUJVAo
23 de nov de 2006 - Vídeo enviado por circuitofechado
Luiz Gonzaga - Respeita Januário ... Up next. Asa Branca 60 Anos - Luiz Gonzaga e Humberto ...

Respeita Januário - Luiz Gonzaga - VAGALUME

www.vagalume.com.br › Forró › L › Luiz Gonzaga
Luiz Gonzaga - Respeita Januário (música para ouvir e letra da música com legenda)! Luizrespeita ...

Respeita Januário - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=icZTg2rNvVY
17 de mar de 2012 - Vídeo enviado por apfrezende G
Música Respeita Januário com Luiz Gonzaga. ... Respeita Januário. apfrezende G ...

Luiz Gonzaga - Respeita Januário - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=tGCNf7XZZ6Y
10 de mar de 2013 - Vídeo enviado por Crisforroots
Autoria: Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira. ... Luiz Gonzaga -Respeita Januário. Crisforroots ...

Luiz Gonzaga e Fagner - Respeita Januário - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=xUfSvcjbk84
12 de mai de 2012 - Vídeo enviado por Alfredo Pessoa
Respeita Januário/ Riacho do navio/ Forró no escuro (com Fagner)




http://www.iderval.blogspot.com/http://www.iderval.blogspot.com/

Nenhum comentário: