quarta-feira, 2 de março de 2016

CARTAS AOS JOVENS A Paranóia do Biótipo

Adicionar legenda

                                                                         
                                                                                                  
                         
CARTAS AOS JOVENS           
A Paranoia do Biótipo
Primeiro o Cérebro e depois o corpo

Quando entramos na Escola de Medicina aprendemos na Anatomia , na Fisiologia e na Genética que existem os biótipos do corpo humano e  que estes guardam uma ligação para toda a vida com o  indivíduo , determinando se vai ser magro ou gordo , baixo ou alto, apontando cronologicamente  em percentual qual a probabilidade do desenvolvimento de massa muscular  e o teor de gordura   com saúde e naturalidade.

Este comentário nos leva a imaginar , que inclusive a classe médica tem olvidado e não valorizado estes importantes capítulos nos estudos do ser humano, ser este , vivo , cinético e com várias fases de evolução contadas em anos de existência.

São três os  biótipos: brevilíneo, normolíneo e longilíneo.

               Brevilineo , o  indivíduo é  baixo, pescoço largo e curto , cintura larga, nádega gordurosa, pernas curtas e abdome globoso, chamado também de pícnico, a principal característica é a altura, sendo as outras secundárias.

               Normolíneo- indivíduo  que guarda em todo o corpo uma proporção, a estatura é mediana, boa massa muscular, boa quantidade de gordura. Geralmente é um indivíduo padrão.

              Longilíneo  - individuo alto, magro, pernas e braços longos, pescoço comprido, boa quantidade de músculos e pouca gordura, o que não significa dizer que está isento de adquirir gordura e ficar obeso.

Baseado nestes biótipos tem o ser humano o dever e a obrigação de entender que, forçar propositadamente o ganho ou a perda de massa muscular e  tecido adiposo  contrariando a   capacidade destes três biótipos,  são processos antinaturais e que podem levar o indivíduo ao envelhecimento precoce ou a um processo de adoecimento.

O ganho de massa muscular de um corpo segue primeiro o seu padrão genético , depois a necessidade de cada ser. À proporção que o corpo é exigido  aumenta naturalmente o ganho muscular, fato  comum no trabalhador braçal, comum nos indivíduos que  usam a força motora para o labor e nos atletas de uma maneira em geral, este processo é lento, duradouro e saudável. 

Com a cronologia da idade o indivíduo vai num crescendo, entra em equilíbrio na fase produtiva e com o envelhecimento vai o indivíduo diminuindo a necessidade da força motora , os músculos vão ficando obsoletos para as funções executadas e naturalmente entram em atrofia,   significa dizer que aqueles que praticam naturalmente o exercício físico e consomem uma maior quantidade de proteínas para gerar a energia necessária na lida diária ganham  massa muscular e com ela vem a saúde.

A perda e o ganho de massa gordurosa também obedecem ao mesmo padrão dos biótipos, diz que cada indivíduo tem uma forma a seguir, não podendo brigar com a natureza e nem com a balança, todos seguem  os mesmos  padrões fisiológicos, mantendo os ditames das necessidades calóricas e a sua queima, o ser se desenvolve naturalmente.

 Os brevilíneos ganham gordura com mais facilidade.

O que o ser humano deve entender, é  que o corpo para sobreviver consome uma certa quantidade de  calorias , se balanceado for o seu fornecimento e se o indivíduo as utiliza na lida  diária , seguirá o protocolo dos três biótipos, uma vez comendo muito e sem balanceamento as três fontes calóricas(Proteínas, Lipídios e Glicídios) e não queimando as calorias sobressalentes tende qualquer um dos biótipos à obesidade, seguindo os padrões característicos dos obesos , ás vezes  caricaturando-os: Mamas grandes, nádegas avantajadas e abdomens globosos roubando a desejada  proporcionalidade entre as partes do corpo humano.

O objetivo deste texto é informar  que: 

1) O ganho de massa muscular em pouco tempo
2) A perda de tecido gorduroso   com produtos hiper proteicos e com  exaustivas   manobras musculares
3) Manobras   que elevam em demasia a produção das  endorfinas,  os  hormônios do prazer . 
4)Endorfinas  que trazem o prazer e  levam o corpo ao êxtase por um curto período e agudo .
5) Picos de endorfinas muito elevados e prejudiciais à saúde,  uma vez que forçam a musculatura,  desgastam os ligamentos , rompem os tendões e esgarçam  as suas fibras, pois além  de  serem antinaturais, são de curtos prazos e de poucas longevidades , uma vez estagnados, o processo de atrofia  muscular é mais rápido,  isso sem falar    nos anabolizantes.

A perda desgovernada da gordura é um dos fatores mais importantes para o adoecimento do ser humano, além de não se perder as gorduras localizadas, se perdem proteínas, sais minerais e nutrientes diversos , levando   atrofias a todos os tecidos, inclusive massa branca e massa cinzenta cerebral.  

Resumindo, o corpo humano tem as suas diretrizes genéticas, anatômicas e fisiológicas, estas diretrizes podem ser exacerbadas com o aumento do consumo de calorias desnecessárias ao corpo, este aumento pode levar à obesidade mórbida que é uma doença, não confundir com o gordo natural que segue o seu biótipo. Ao mesmo tempo o corpo humano não foi projetado para esta exaustiva febre de brutamontes musculares, grandes glúteos, avantajados peitorais , deformados deltóides, gigantescos bíceps femoral e entabuados  músculos retos do abdome, frutos dos artificiais aminoácidos, dos criminosos anabolizantes e da exaustiva prática dos desgastantes exercícios musculares. 

Frisar principalmente o sexo feminino que aos poucos vai se masculinizando, ganhando massa muscular muitas vezes com a utilização de sobrecargas de testosteronas , levando  à perda da delicada e macia camada de gordura dérmica que a envolve, mudando  o ciclo menstrual, enrijecendo o abdome, modificando as cordas vocais tornando a voz mais grave e segundo alguns estudiosos  interferindo diretamente no gênero e na vida sexual.

Uma alimentação saudável, a prática de esporte sem exaustão , um corpo sadio sem a paranóia da perfeição, ganho de massa muscular e perda da gordura de uma maneira natural, aceitação do  biótipo, alimentação balanceada , calorias sem excessos, a não utilização de aceleradores de ganho de massa muscular com drogas e dietas milagrosas  são os fatores preponderantes e principais   para uma vida longa e saudável.

O ganho de peso com  mais gordura e menos músculo é natural com a idade, este processo é lento e leva  anos para acontecer. 

O ganho de apenas  de 5 gramas de massa por dia(média de 40 calorias) equivale a  150 gramas por mês, isto é, 1,8 quilograma por ano, em dez anos são 18 quilogramas e se mal distribuídos um verdadeiro desastre,  pois massa incorporada é difícil de perder.


Comam apenas o necessário e queimem o máximo possível.


 LEMBRO MAIS UMA VEZ: 
Massa corporal ganha é massa incorporada, de difícil perda e vira patrimônio.

A queda do cálcio dos ossos nos idosos é a resposta natural ao desuso, levando inclusive à diminuição  da estatura do ser humano, o idoso aos poucos vai ficando menor, então  não se  deve forçar a sua reposição em demasia, o cálcio contribui para litíase renal, de vesícula e se depositam nas paredes dos vasos, inclusive cerebrais trazendo conseqüências graves, nem todos os idosos precisam da sua reposição, muito cuidado com os jovens  que precocemente utilizam os milagrosos comprimidos de cálcio como profilaxia da osteoporose, isso não existe e é prejudicial, salvo em grandes necessidades, comam produtos que contenham cálcio e tomem sol, sol normal , na dose certa não causa câncer de pele, outra paranoia da atualidade..

Diga sim à naturalidade da vida sem ser contra :
1)As correções plásticas necessárias
2-A prática dos esportes com responsabilidade e orientação, 3)A orientação dos nutrólogos, dos nutricionistas .
4) Os aconselhamentos da fisioterapia e  dos profissionais da  educação física. 
5)Escutem aqueles que estudaram e que orientam os seus pacientes com responsabilidade
6)Diga não as interferências da  moda, da mídia e das condutas antiéticas em todos os seus vieses .

           A hipertrofia muscular forçada, o sedentarismo, a nicotina, os anabolizantes, os hormonios sexuais, as bebidas, muita gordura, o excesso de proteínas e de  açúcares , como também a alimentação contínua da mais prejudicial  matéria prima  universal da atualidade,  que é o stress, contribuem diretamente para o encurtamento  da vida.

Digo que o STRESS é a  matéria prima universal , porque contribui para os Infartos, as  úlceras, a obesidade, a depressão, a psicoses, os acidentes vasculares, a insuficiência renal, a baixa da imunidade, a impotência sexual e mais um cem números de situações indesejáveis, como o câncer e a loucura . 



Quer adoecer?  Então se stresse.

Lembro também que exercício forçado em excesso é um processo de adoecimento, é prejudicial.

Chamo também para o seguinte detalhe: 
se o ser começar perder a massa muscular adquerida com apenas 60 dias de sedentarismo é sinal que esta massa não era  dele e sim um engodo, uma ilusão, provavelmente fruto das batatas, das proteínas enlatadas, dos anabolizantes e da testosterona equivocadamente utilizada.

Mulheres, CUIDADO COM ESTES MILAGRES. 
Primeiro o Cérebro e depois o corpo

              Viva a vida com naturalidade
           
               Iderval Reginaldo Tenório

TOP 10 MÚSICAS- FAGNER - YouTube


https://www.youtube.com/watch?v=TqlIXmANl7A
24 de nov de 2012 - Vídeo enviado por severinohits
Fagner, além de cantor e compositor é instrumentista, ator e produtor. É referenciado pela qualidade de ...





Nenhum comentário: