terça-feira, 29 de março de 2016

A CORRUPÇÃO É MILENAR


Adicionar legenda
A CORRUPÇÃO

Papai hoje tem 98 anos de idade, outro dia falando em corrupção ele veio com esta história.

Relatou que foi no ano de 1956 que tirou a sua primeira carteira de motorista . Informou   que   para todo o sul do Ceará , precisamente todo o Cariri e municípios pernambucanos da Serra do Araripe, Exu, Bodocó e Ouricuri era a cidade do Crato  a metrópole , era lá onde  se encontrava o escritório do Departamento Nacional do Trânsito  , todos da região tinham que ir ao Crato tirar a sua carteira de habilitação, era um verdadeiro dia de festa para a região, pois  estes expedientes só eram realizados de seis em seis meses.

Neste dia,  um despachante vindo de Fortaleza realizava duas ou três perguntas , o motorista respondia oralmente. Era dado o veredicto de  aprovado ou reprovado no mesmo dia ,  quatro semanas depois  o aprovado recebia a sua carteira vindo da Capital.

Circulava naquela  época umas valiosas notas de 500 cruzeiros, tinha que ter café no bule para possuí-las .

Conta meu pai, que foram juntos fazer o teste e tirar a carteira, ele com 42 anos, seu irmão Meco com 56 anos e o meu cunhado Lemilton 28 anos, neste dia se encontrava na sala um velho Cratense de 70anos, totalmente analfabeto , um grande produtor de rapadura,um mega  fazendeiro e dono de um grande comércio no próspero município do Crato, todos na mesma sala  para  tirarem  as suas cartas habilitação . Não existiam exames médicos e nem teste de rua, uma entrevista era o necessário.

O despachante chamava  um por  um e fazia as perguntas, o candidato respondia e recebia o veredicto na hora, a carteira chegava 30 dias depois.

Primeiro foi o meu cunhado Lemilton o mais novo, era uma carteira profissional , foram muitas as perguntas, mais de dez , no final:aprovado, depois meu pai, três  ou quatro perguntas, aprovado, depois o meu tio Meco duas perguntas simples , aprovado e por último o velho Cratense de muita influência no município. Não precisa dizer que logo na chegada o velho foi apresentado ao despachante pelo vice  prefeito e exagerado nas suas qualidades e posses.

O despachante o chamou até a mesa , ficou sentado na sua frente e perguntou:

____Seu Di Assis,  quantos motores tem um Jeep ?

O velho parou, quase cego e com uma grande bengala na mão matutou:
pensou,  pensou, coçou a cabeça, olhou pra cima, apertou os olhos, alisou a branca barba, ajeitou os óculos fundo de garrafa , botou a mão no bolso, tirou um maço de dinheiro  e respondeu:

____Quatro notas de quinhentos  e um saco de feijão.

O despachante na bucha e  em tom alto para todo mundo ouvir saiu com esta:

___Oh velho macho  pra entender de mecânica, aprovado seu Di Assis, aprovado.

                          Iderval Reginaldo Tenório



Miniatura

Diana Pequeno - Blowin'in the wind .wmv

Diana Pequeno - Blowin'in the wind DIANA PEQUENO 1978 De B. Dylan/Versão: D. Pequeno
de MARCOSPA10  2 meses atrás  41 views



  1. Miniatura

    Se gritar pegar ladrão

    Vídeo produzido com música do Bezerra da Silva e imagens tiradas da net.
    de aannddeerson  2 anos atrás  210382 views
  2. Originais Do Samba - Se Gritar Pega Ladrão

    Participaram de festivais e ganharam discos de ouro pela vendas de suas gravações, principalmente nos anos 70, combinando o canto uníssono, a ...
    de Granuhha  3 anos atrás  330537 views

Nenhum comentário: