sexta-feira, 4 de março de 2016

Bahia tem 31 profissionais de saúde infectados por HIV e hepatite após acidentes ocupacionais

Bahia tem 31 profissionais de saúde infectados por HIV e hepatite após acidentes ocupacionais
Com esta seringa, não há contato com agulha contaminada| Foto: Estela Marques/BN
Em 2015, acidentes ocupacionais infectaram com o vírus do HIV e da hepatite 31 trabalhadores da área de saúde na Bahia. Os dados são do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), vinculado ao Ministério da Saúde. De acordo com a enfermeira e especialista em Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde da empresa Sol-Millennium, Karine de Araújo, o número é considerado elevado, mas pode ser agravado se considerado os casos não notificados. “O que a gente tem notificado é 31, mas se fizer conta com 91% que não são notificados, esse número aumenta muito”, afirmou ao Bahia Notícias, antes de realizar uma palestra para funcionários de saúde das redes pública estadual e municipal de saúde. O encontro “NR 32 e prevenção de acidentes com material biológico: impacto na utilização de dispositivos de segurança” foi realizado nesta quarta-feira (2), no Fecomércio.
 
“Está tendo muito acidente com perfuro[cortantes], muitos hospitais ainda não estão seguindo a norma de segurança do trabalho [a NR 32] e, por não seguirem, nossos profissionais estão expostos, usando seringas e agulhas comuns”, explicou.  De acordo com a especialista, o ideal é que os profissionais de saúde utilizem equipamentos e medidas de segurança, por exemplo, uma seringa que não permite o contato com a agulha contaminada [veja foto]. “O preço é um pouco maior, porém, quando vê os benefícios, o preço é um investimento. Um profissional doente gera um custo para a instituição, fora o fator emocional. Quando profissional tem acidente com agulha ou seringa contaminada, ele precisa ser afastado, tomar medicação, profilaxia. Isso gera um transtorno enorme e ele corre risco de contrair HIV, hepatite, mais de 20 patologias transmitidas pelo sangue”, acrescentou.
 
Os riscos ainda esbarram no desrespeito dos hospitais à Norma Regulamentadora 32, que estabelece as diretrizes básicas de implementação das medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores. Além disso, o Ministério Público do Trabalho, competente na fiscalização e até punição das unidades que cometem tais irregularidades, não acompanha a situação com frequência. “O hospital fica esperando a fiscalização, levar advertência para depois procurar se adequar à norma, sendo que deveria ser pensado não seguir a norma, mas proteger a saúde do trabalhador, que está na linha de frente, mas adoece na sua profissão”, acrescentou. A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) foi procurada para confirmar os dados, mas até o fechamento da reportagem não tinha informações sobre o assunto. (Atualizado às 08h08)

Nenhum comentário: