domingo, 20 de março de 2016

Eugênio Avelino, popularmente conhecido como Xangai

Adicionar legenda

Eugênio Avelino, popularmente conhecido como Xangai

                      UM DOS AMIGOS AQUI DA BAHIA

Eugênio Avelino, grande Eugênio, grande Avelino ou simplesmente  :  XANGAI.

 O Xangai não é  apenas um cantor, o Eugênio é Show , é brasilerança, é cultura, é um dos maiores patrimônios artísticos desta nação chamada Brasil. 
O Eugênio Avelino é conhecido como o grande  Xangai, cantor de personalidade forte, alegre, amigo, sério,  homem culto e que valoriza as suas raizes.  
Um dos mais vibrantes homem da Bahia , se emociona quando se fala do Regionalismo, quando se fala de Luiz Gonzaga, Waldik Soriano, Juraildes e do grande Elomar. Xangai  é Luiz Gonzaga, é o Zé Dantas, o Patativa do Assaré , o Humberto Teixeira, o Jessier Querino , o Catulo da Paixão Cearense , o Dorival Caime, é Bule Bule e o Mateus Aleluia. 
 Xangai  é o Vinte de Março, é Peixes, é Itapebi, é Vitória da Conquista é  a pura Bahia.

Xangai é uma das expressões brasileiras mais autênticas, Xangai circula em todos os meios, sempre com desenvoltura , personalidade e muito caráter. 
 Xangai  é orgulho do Brasil , um caçador de talentos. É cantor, poeta, músico, folclorista e historiador.  Xangai é um mar de cultura e conhecimentos, voz peculiar e inimitável. Xangai é nada menos do que  XANGAI , a maior expressão da música  autêntica brasileira. Parabéns mestre, os seus seguidores serão  para sempre gratos aos seus ensinamentos.
Iderval Reginaldo Tenório







Eugênio Avelino, popularmente conhecido como Xangai (Itapebi, Bahia, 20 de março de 1948) é um cantor, compositor e violeiro brasileiro. Muitas pessoas acreditam que ele nasceu na cidade de Vitória da Conquista, porém foi na zona rural da cidade de Itapebi, as margens do Rio Jequitinhonha no extremo sul da Bahia que veio ao mundo Eugênio Avelino.

Biografia 

Filho e neto de violeiros, ainda menino fixou-se com os seus pais na cidade de Nanuque, no norte de Minas Gerais. Xangai é descendente direto do bandeirante João Gonçalves da Costa.


Seu pai era proprietario de uma sorveteria chamada Xangai, dai se originando o seu apelido e atual nome artistico.

No ano de 1976, gravou o seu primeiro disco, “Acontecimento”, com destaque para as musicas Asa Branca, Forró de Surubim e Esta Mata Serenou.

Apresenta na rádio Educadora da Bahia o prograna Brasileirança, onde contribui para a divulgação da cultura musical da região nodestina brasileira.

É considerado como o melhor intérprete de Elomar, propiciando inclusive a facilitação do entendimento das composições deste compositor clasificado como erudito por muitos.

Participou, junto ao cantor Waldick Soriano, dos últimos shows da carreira deste antigo nome da chamada música brega brasileira, sendo o derradeiro na cidade natal de Waldick, Caetité, em 26 de maio de 2007.




  1. Miniatura

    Xangai e Juraildes da Cruz (01) PARTE

    de sharkmar20083 anos atrás 1422 views
    Xangai e Juraildes da Cruz
  2. Xangai e Juraildes da Cruz (15).

    de sharkmar20083 anos atrás 2648 views
    Xanga




  1. Miniatura

    Zé Geraldo e Xangai Ao Vivo - Bolero de Isabel

    de Rodrigo Guimaraes1 ano atrás 12810 views
    Maravilhosa Participação do Xangai no show do Zé Geraldo - SESC Pinheiros 01/10/2011 Lançamento do DVD "Cidadão - Trinta e ...
  2. Ze Geraldo e Xangai - Auditório Ibirapuera 12/09/2010

    de Izabelsh19522 anos atrás 771 views
    Gravação






Miniatura

Juraíldes da Cruz - Quem ama perdoa

de wilsoncunhajunior3 anos atrás 9032 views
O sol vai d





Miniatura

Cidadão (Lúcio Barbosa) [Zé Geraldo ou Zé Ramalho] - ZZFred

de fredhomemg2 anos atrás 14679 views
Sobre Lúcio Barbosa: Tornou-se conhecido na música popular brasileira pela composição "Cidadão". Em 1976, foi vencedor do .

Nenhum comentário: