domingo, 27 de março de 2016

EDITORIAL DO DOMINGO DE RAMOS- UM GOVERNO DEMOCRÁTICO


                                                           

O QUE É UM BOM GOVERNO DEMOCRÁTICO

                   A Democracia tem sido ovacionada, cantada, recitada em prosa e verso por muitos que se dizem democratas. 
 Baseado na etimologia da palavra, nos ditames da política e da condução do poder, a esmagadora maioria dos gestores que versam sobre o assunto têm tergiversado ou ignoram o que realmente é um bom governo democrático.

Muitos asseguram que um bom governo democrático é aquele que faz, que constrói estradas, levanta pontes, paredes, prédios, praças, estádios e o diabo a quatro, asseguro que não deixa de ser um bom governo, porém, vaticino que pode não ser democrático, pode não ser equânime. 
Não esqueçam que estes programas, estas atitudes e realizações podem está ligadas na sua grande maioria, ao repasse de erário publico aos donos do capital e muitas vezes significam a devolução em dobro ou em triplo  de tudo quanto foi aplicado nos conchavos eleitoreiros nas campanhas eleitorais, funcionando como drenagem de uma volumosa riqueza para as elites econômicas nacionais e internacionais, numa evidente concentração de renda nas mãos de poucos.

Plagiando a sabedoria popular, quando afirmam que ., o que falta é a sonhada Educação, afirmo sem ter medo de errar, que um bom governo democrático é aquele que ao assumir as rédeas do poder, procura todas as formas de educar o seu povo, promove medidas que atinjam a população , mostrando a importância de cada cidadão , procurando encontrar o ponto chave da auto estima do seu povo , o distanciando da sofrida e claudicante vida de gado, sem deixar de realizar os seus planos de governo , hoje as suas  vitrines. 

A Democracia é o ato de alertar, alimentar e induzir o povo a entender como funciona a máquina publica, como tem força cada cidadão, principalmente quando se prioriza a união, o bem comum e a coletividade.
Caberá aos dirigentes demonstrarem os custos de cada ação do Estado, até onde pode ir e quais as suas implicações para a sociedade em todos os vieses. 
Ao mesmo tempo, deve implantar a transparência, chamar à responsabilidade cada cidadão , cada dirigente e mostrar aos mesmos os seus deveres e os seus direitos.

Ponto primordial é esclarecer, que ninguém deve ou precisa procurar autoridades ou quaisquer meios de comunicação para solicitar serviços dos quais tenha direito , deve sim procurar de cabeça erguida cada departamento responsável e autorizado a realizá-los, médicos, hospitais, cartórios e outros serviços públicos, numa democracia é dever do Estado e não um favor.

Um bom Governo Democrático tem que fazer de tudo e incutir na cabeça de todos, que o importante é a hierarquia da posição, é a responsabilidade do cargo que o cidadão ocupa, e não o cidadão pessoa física, para isto, o escolhido tem que ter ética, capacidade, conhecimento e liderança.

É primordial mostrar que tudo que é do Estado é patrimônio de todos e cabe ao povo zelar, preservar , conservar e principalmente vigiar os que foram eleitos para administrá-lo.

De suma importância é mostrar que todos os políticos, como todos os servidores da máquina pública são funcionários do povo e ao povo deve satisfação, não devendo temê-los ou ser subserviente aos mesmos, eles são legitimamente merecedores de respeito, uma vez que estão provisoriamente dirigindo e conduzindo o patrimônio do Estado, o patrimônio de todos.

Concretizando o que é uma verdadeira democracia, diria que, aquele governo que durante o seu mandato consiga pregar na cabeça de cada cidadão o que é o exercício pleno da cidadania, não precisaria construir um único metro de parede, nem meio metro de asfalto e nem tão pouco uma catraca de metrô, meio metro de grama para estádios de futebol ou até mesmo meia pilastra de uma ponte, bastaria em primeira instancia cuidar do povo, do jovem e da criança, tenham certeza que no fim do seu governo se por acaso chegasse ao fim, se por acaso não fosse defenestrado por forças ocultas, seria reconduzido a um novo mandato regozijado, fortalecido e com todo o respaldo para realizar os sonhos concretos do seu povo, obras necessárias para uma melhor qualidade de vida.

 As obras concretas como estradas, pontes, prédios e o outras obras são obrigações e não realizações para serem usadas em campanhas politicas, apenas estão construindo o que o povo precisa para poder viver naquela comunidade.

Foi assim o belo governo do Nelson Mandela, deu ao povo alma, coração, vergonha, força de vontade, honestidade, auto-estima , o orgulho de ser do seu país, o direito de exercer a cidadania, a consciência dos seus direitos , dos seus deveres e até onde pode ir a capacidade do seu país,Mandela deu Escola para a Juventude, Mandela deu ensino fundamental para tofos.

Um bom governo democrático não é construir prédios, pontes e nem estradas, é pregar a cidadania, a conquista da liberdade, o orgulho de ser gente, é resgatar e apoiar a cultura regional tanto na culinária, na música e nas representações, é reforçar e despertar o orgulho de ser da sua pátria, principalmente nas duas primeiras fases da formação dos seres humanos no que concerne a cada etapa, do nascimento aos sete e deste até aos catorze anos. 
Democracia é construir cidadãos , só assim o pais poderá sair do ostracismo, do atraso e da subserviência pueril.

Avante jovem, avante, a raça humana é uma só, antropologicamente falando é apenas A RAÇA HUMANA.

Será que os países hegemônicos, será que as grandes fortunas que comandam os gestores , será que os donos do capital pensam assim, será? Isto sim, seria uma democracia .

Governo que emana do povo, com a força do povo e para o bem do povo é um GOVERNO DEMOCRÁTICO.

Iderval Reginaldo Tenório

FOTOGRAFIA 3 X 4 - BELCHIOR - YouTube

www.youtube.com/watch?v=UyYH1biSlBY
11/06/2010 - Vídeo enviado por vangodias
ALUCINAÇÃO (1976) PHILIPS/PHONOGRAM - O SEGUNDO E MELHOR ALBUM DE BELCHIOR.

Nenhum comentário: