sábado, 28 de fevereiro de 2015

Parto humanizado vai ganhar mais espaço

Adicionar legenda
 
Parto humanizado vai ganhar mais espaço
28.02.2015

A partir de agora, as futuras mamães podem optar por uma das 11 posições na hora do nascimento do filho


O hospital pretende aumentar o número de procedimentos normais
FOTO: ELLEN FREITAS
Limoeiro do Norte A partir da próxima segunda-feira, gestantes dos onze municípios integrantes da 10ª Regional de Saúde, que tem este município como sede, poderão contar com uma estrutura moderna de parto humanizado. A iniciativa é da Sociedade Beneficente São Camilo, que investiu na construção de uma ala específica para realização de partos normais.
As futuras mamães poderão optar por um das onze posições de parto normal, incluindo o parto na água. Atualmente o Hospital São Raimundo, mantido pela beneficência, realiza 130 procedimentos por mês, sendo apenas 53% normais. Na nova ala do hospital, foram construídos cinco apartamentos, todos equipados para realização dos partos de forma mais natural, sendo o mais indicado para a saúde da mãe e do bebê.
Além disso, houve reforma no centro cirúrgico para dar suporte às mães, caso ocorra alguma complicação durante o nascimento dos bebês. Toda a estrutura é para atender as pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), moradoras dos municípios de Limoeiro do Norte, Alto Santo, Ererê, Iracema, Jaguaribara, Jaguaribe, Potiretama, Pereiro, Quixeré, São João do Jaguaribe e Tabuleiro do Norte.
De acordo com a diretora administrativa do hospital, Helaine Loura, a construção da ala e a reforma do centro cirúrgico duraram nove meses e custaram à entidade R$ 650 mil, financiados pelo BNDS. O objetivo, segundo a administradora, é que o hospital possa ser conveniado ao Ministério da Saúde para receber recursos para manutenção da unidade.
"Em março, receberemos a visita de representantes do Ministério da Saúde, que irão avaliar a estrutura para que possa nos conceder o credenciamento. Torcemos para que isso ocorra e possamos manter o hospital". Para isso, os investimentos obedecem a todas as normas do Ministério de adequação e credenciamento. Ela informou que, dos oito hospitais que a beneficência mantém no Interior, as unidades de Crateús, Tauá e Limoeiro do Norte, obedecem 100% às exigências do Ministério, sendo que o hospital de Tauá possui três dos cinco leitos credenciados para receber os recursos.
"Ainda de acordo com administradora, o objetivo do investimento é reduzir bastante o número de partos cesáreos feitos no Município, oferecendo profissionais qualificados no acompanhamentos até o nascimento dos bebês. A ala de parto humanizado é a primeira a se instalar na região Jaguaribana, que abriga, ainda, as 9ª e 7ª Regional de Saúde nas cidades de Russas e Aracati, respectivamente.
As três regionais fazem parte da Rede Cegonha, que é uma estratégia do Ministério da Saúde com o objetivo de implementar uma rede de cuidados para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, bem como assegurar às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis.
Ellen Freitas
Colaboradora

Nenhum comentário: