segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

A MORTE DE UMA PROFISSÃO DE RESPEITO. PRECISAMOS RESSUSCITÁ-LA

          A MORTE DE UMA PROFISSÃO DE RESPEITO.
         PRECISAMOS RESSUSCITÁ-LA

                 Colegas do Brasil, pensem na Medicina neste ponto de vista, farei um passeio através dos tempos atuais, é apenas  um mero ensaio.



Como disse UM AMIGO DO MEU PAI, o velho e centenário roceiro  Seu Quincó.  

" ACORDA DOUTOR, OS HOMENS ESTÃO MATANDO A MEDICINA E OS MÉDICOS IRÃO COM ELA"


  

Inicialmente é bom lembrar, que os médicos perderam a prioridade nos cargos diretivos  governamentais nos Municípios, nos Estados e na União.  Os Secretários de Saúde e o Ministro não precisam ser médicos, e quando médicos de formação, se transformam em burocratas, tecnocratas , executivos e políticocratas, debandam e defendem outras bandeiras.  


Em seguidas , os médicos  perderam os cargos nas unidades hospitalares , no programa da família(PSF) e nos demais serviços pertinentes à medicina (Postos e ambulatórios), os médicos estão em segundo plano. 

Dando continuidade  ao processo de desvalorização, forças contrárias aos interesses do povo,  dos médicos e da medicina  incutem na cabeça da população que o vilão da história são os profissionais formados em medicina,  tudo e todos a massacra-los , convence inclusive parte  da própria categoria,  que os sistemas sindical e   conselhal são obsoletos,  inertes e prejudiciais à classe , são  apenas  um órgãos decorativos e  punitivos, os médicos acreditam e passam a não apoiar as sua mais importantes instituições, caem como um peixe e comem a isca  fechando o circulo desejado pelos burocratas. Conselhos e sindicatos  fracos, categoria fraca, na vacância das ENTIDADES serão os leigos os seus julgadores .

No mundo atual, o prestígio de uma classe profissional está ligado ao poder  político(voto),  econômico(poder aquisitivo), social(ações) e no  domínio dos conhecimentos , estas propriedades juntas guinam uma categoria ao comando de uma sociedade, os médicos e a  medicina estão em franca decadência, hoje a informática , a engenharia da imagem, os software  dominam nos pequenos , nos médios e nos grandes centros, basta entrar numa máquina, com estas propriedades,  a medicina caminha a passos largos para  ser uma ciência exata. 


A  clínica, a anamnese, a semiologia aplicada, o exame físico,   o toque amigo do seu médico,  as cãs dos esculápios, a benevolência,  a beneficência e a generosidade da ética estão comendo poeira dos  gestores da saúde e do aparelhamento,  estão engasgadas e sem voz, perderam a soberania.


                     Politicamente  os médicos e a medicina há muito que se perderam, são apenas instrumentos, estão muito frágeis , no setor financeiro a medicina virou mercadoria e os médicos profissionais baratos , o relacionamento dos médicos  com a sociedade se transformou numa vergonhosa relação comercial, segue o código do consumidor com todas as suas  mazelas, enquanto os médicos se utilizam da ética e dos conhecimentos  os outros são partidários do  pecuniarismo, do lucro, da nota e do recibo, são produtologistas  .

                     Consumindo os  últimos suspiros sociais , os poderes (Municipal, Estadual, Federal e Judiciário) retiram vagarosa e continuamente as últimas gotas de sangue da velha medicina,  com taxas, ditames  e impostos exorbitantes.

O Liberal autônomo devido a intermediação do sistema médico suplementar, a pejotização e terceirização do Sistema  Público,   encontra-se morto, sem força, fraco e subserviente. 

A medicina e os médicos caíram na vala comum, é  uma contenda entre a Medicina e o poder ,  na qual um dos lados tem como arma a ética , e a ética  é mansa, educada, paciente, benevolente, caridosa, responsável  e respeitadora, enquanto o outro , tem a força, a truculência , a vontade politica, o descompromisso e um povo propositadamente desprovido de informação, é o embate da ética contra o marketing( EM INGLÊS, É UM ABSURDO) .



A Medicina e os Médicos precisam seguir  de mãos dadas, precisam  difundir a humanização, a benevolência, a beneficência e mostrar que são simples, humildes e emanam do povo para o povo, a medicina é a mais sagrada das ciências, ela entra na vida de cada um dos cidadãos que a procuram e os seus mentores são os médicos.

Os médicos têm que entender que são fortes , que têm força e conhecimentos, se baixarem mais um pouco receberão uma par de Cal.




VIVA A MEDICINA E OS SEUS ABNEGADOS


 Vital Farias, Belchior , Aldo Souza, Israel Filho  , Patativa do Assaré e  Zé Ramalho.
Vida de Gado.
                          
Iderval  Reginaldo Tenório




  1. Miniatura 5:07 
  2. ADMIRAVEL GADO NOVO (VIDA DE GADO)


  1. de lucio carlos






    1. Zé Ramalho - Vida de Gado

    1.  


    Nenhum comentário: