Amigos vejam quão importante é o Ceará, o Cariri e principalmente a Cidade do Crato para a História do Brasil. Conheçam a bravura de Bárbara de Alencar e como tem a mulher brasileira lutado pela sonhada DEMOCRACIA e pela LIBERDADE de um povo.
A matéria encontra-se na íntegra em O RASCUNHO no fim deste post.
LEIAM e divulguem, o Cariri continua vivo.
Iderval Reginaldo Tenório
A República do Crato
Por isso, ainda que eu tenha grande admiração e respeito pela nossa Presidenta Dilma, é meu dever informar que ela não foi a primeira mulher Presidenta da República no Brasil. O Brasil teve outra há quase 200 anos.
E foi o Ceará que saiu à frente deste quesito, como em tantos outros de liberdade e pioneirismos.
Em 3 de maio de 1817, ou seja, 72 anos antes da Proclamação oficial da República do Brasil, uma pequena vila do interior do Ceará proclamou a República do Crato, assumindo a Presidência da República a Sra. Bárbara de Alencar (gravura).
A liberdade política da pequena República durou apenas oito dias, mas o fato merece destaque pela luta e bravura de uma mulher, que se rebelou em um tempo em que não era permitido às mulheres se manifestarem politicamente.
Bárbara de Alencar, era pernambucana e foi a avó de José de Alencar, o escritor cearense que se tornou um dos expoentes da literatura nacional.
Veja mais em O Rascunho.
Fernando Gurgel Filho
Um comentário:
Obrigado pela aula, não sabia disto.
Postar um comentário