terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

BARBARA DE ALENCAR , A PRIMEIRA PRESIDENTE DO BRASIL. A REPUBLICA DO CRATO

 
Amigos vejam quão importante é o Ceará, o Cariri e principalmente a Cidade do Crato para a História do Brasil. Conheçam a bravura de Bárbara de Alencar e como tem a mulher brasileira lutado pela sonhada  DEMOCRACIA e pela  LIBERDADE de um povo.
A  matéria encontra-se na íntegra em   O RASCUNHO  no fim deste post.   
  LEIAM e divulguem, o Cariri continua vivo.
                 Iderval Reginaldo Tenório

A República do Crato

Hoje, comemora-se a proclamação da República do Crato.
Por isso, ainda que eu tenha grande admiração e respeito pela nossa Presidenta Dilma, é meu dever informar que ela não foi a primeira mulher Presidenta da República no Brasil. O Brasil teve outra há quase 200 anos.
E foi o Ceará que saiu à frente deste quesito, como em tantos outros de liberdade e pioneirismos.
Em 3 de maio de 1817, ou seja, 72 anos antes da Proclamação oficial da República do Brasil, uma pequena vila do interior do Ceará proclamou a República do Crato, assumindo a Presidência da República a Sra. Bárbara de Alencar (gravura).
A liberdade política da pequena República durou apenas oito dias, mas o fato merece destaque pela luta e bravura de uma mulher, que se rebelou em um tempo em que não era permitido às mulheres se manifestarem politicamente.
Bárbara de Alencar, era pernambucana e foi a avó de José de Alencar, o escritor cearense que se tornou um dos expoentes da literatura nacional.
Veja mais em O Rascunho.
Fernando Gurgel Filho

Um comentário:

marcos sales disse...

Obrigado pela aula, não sabia disto.