sábado, 28 de fevereiro de 2015

OS MÉDICOS E OS CONTRATOS PRECARIZADOS


DIGA SIM AOS CONCURSOS, AOS PLANOS  DE CARGOS E SALÁRIOS , DIGA SIM A  CONTRATOS DE TRABALHO DE ACORDO COM AS LEIS TRABALHISTAS DO PAÍS
                                                                     
  O MÉDICO NO BRASIL

Amigos, um dos grandes problemas do médico no Brasil  é o sistema de contratação .  Jamais os gestores públicos nas três esferas de governos tiveram qualquer preocupação com o setor Saúde. 

Diz a  Constituição  que existe um percentual mínimo para cada esfera governamental aplicar na saúde do povo brasileiro, de acordo com a  Constituição Federal os municípios são obrigados a destinar 15% do que arrecadam , governos estaduais 12% e a União   10%.

Todos aplicam a menor , como consequência o que se vê é uma saúde precarizada e uma avalanche de leitos SUS fechados em todo o Brasil , só nos últimos 03 anos foram mais de 13 mil , não é comum nos municípios brasileiros os  hospitais com menos de 50  leitos estarem fechados , existe um verdadeiro  cemitério de  hospitais.
 Existem os hospitais, os pacientes, os  médicos, os leitos e faltam ações governamentais.

Junto a este grave  problema somam-se diversos itens que aqui destaco.

1-O profissionais  são contratados como pessoas jurídicas ou agregados à uma Empresa  terceirizada, uma cooperativa calça curta ou por serviços temporários, o que recebem é um remendo, uma ajuda de custo , um faz de conta.

2-Os Médicos são contratados precariamente , sem seguridade social, não recolhem FGTS, INSS, SEGUROS,  não contam tempo de serviços e nem tem garantia de emprego.

3-Os Médicos são contratados pelos Prefeitos  e não pelas Prefeituras, não são assinados contratos embasados nas leis trabalhistas,  não pagam o que prometem, atrasam os proventos , acumulam ás dívidas e por bel prazer ou vontade demitem os profissionais, negam que devem e caso não sejam reeleitos,  fica o dito pelo não dito.

4-Os  Hospitais ou postos das pequenas cidades propositalmente não possuem as mínimas condições de trabalho, o seu maior patrimônio é uma ambulância de terceira categoria que  fica perambulando pelas péssimas estradas brasileiras à procura de hospitais Regionais ou nas Capitais.

Pergunto aos senhores médicos, engenheiros, professores, advogados, políticos , a todos os senhores e senhoras  brasileiras  , seria salutar, seria bom, é aconselhado mandar o seu filho atuar nestas condições? Será          que esta condição  não é um acinte a uma profissão?

O Mais Médico meus senhores é uma medida que foi criado com fins políticos, uma vez que o médico não tem contrato de carreira, o médico não direito a voz,  o médico não tem seguridade social, não tem direitos trabalhistas, o médico não faz parte da estatística dos trabalhadores, não tem garantia do seu emprego e pode a qualquer momento ser desligado, basta divergir do político local.


Iderval  Reginaldo Tenório
ESCUTEM

VACA ESTRELA  E BOI FUBÁ, DE PATATIVA DO ASSARÉ COM RAYMUNDO FAGNER.

  1. Vaca Estrela e Boi Fubá - Fagner - YouTube

  2. www.youtube.com/watch?v=tvzzNyQhGow
  3. 26/02/2009 - Vídeo enviado por Angelo Santedicola
  4. Música de Patativa do Assaré, retirada do Disco de 1980 "Eternas Ondas" de Raimundo Fagner...

Nenhum comentário: