domingo, 16 de novembro de 2014

UMA DAS ESTRELAS DO BRASIL Bezerra da Silva

 

Bezerra da Silva

 
        
José Bezerra da Silva (Recife, 23 de fevereiro de 1927Rio de Janeiro, 17 de janeiro de 2005) foi um cantor, compositor, violonista, percussionista e intérprete brasileiro dos gêneros musical coco e samba, em especial de partido-alto.
No princípio, dedicava-se a gêneros nordestinos, principalmente o coco até se transformar em um dos principais expoentes do samba nos anos seguintes. Através do samba, cantou sobre os problemas sociais encontrados dentro das comunidades, se apresentando no limite da marginalidade e da indústria musical. Estudou violão clássico por oito anos e passou outros oito anos tocando na orquestra da Rede Globo, sendo um dos poucos partideiros que lia partituras.
Gravou seu primeiro compacto em 1969 e o primeiro disco em 1975, de um total de 28 álbuns lançados em toda a carreira que, somados, venderam mais de 3 milhões de cópias.
 
 
 Ganhou 11 discos de ouro, 3 de platina e 1 de platina duplo. Apesar de ter sido um dos artistas mais populares do Brasil, foi um artista bastante ignorado pelo "mainstream".
 
Filho de família pobre, Bezerra da Silva nasceu no Recife em 23 de fevereiro de 1927. Sua mãe, Hercília Pereira da Silva, foi abandonada pelo marido, Alexandrino Bezerra da Silva, quando estava grávida do filho. Aos 15 anos de idade, depois de ser expulso da Marinha Mercante, Bezerra da Silva viajou para o Rio de Janeiro, com o objetivo de procurar o pai e fugir da pobreza.[ Fez a viagem em um navio que carregava açúcar e estava apenas com a roupa do corpo.Teria encontrado o pai, mas com mais atritos com o pai, acabou ficando sozinho.[
Passou então a trabalhar na construção civil como pintor de paredes e tinha como endereço a obra na zona central da cidade, onde exercia sua profissão. Pelos idos de 1949, começou a se enamorar de uma "dona" e foi morar com ela no Morro do Cantagalo, na Zona Sul.

 

Juntamente com o trabalho de pintor, começou a desenvolver a verve musical, a partir do coco de Jackson do Pandeiro, e logo entrou ingressou na bateria do bloco carnavalesco Unidos do Cantagalo, tocando tamborim. Em 1950, conheceu Doca, também morador do Morro do Cantagalo, que o convidou para participar do "Programa da Rádio Clube do Brasil", onde Bezerra participava com ritmista — além do tamborim, tocava surdo e instrumentos de percussão em geral.Boêmio e malandro, foi detido dezenas de vezes pela polícia e acabou desempregado em 1954. Durante muitos anos viveu como morador de rua em Copacabana, quando chegou a tentar o suicídio, mas foi salvo e acolhido em um terreiro de umbanda. Lá, descobriu sua mediunidade e soube, através de uma mãe-de-santo, que o seu destino era a música.

Bezerra da Silva - A Semente - YouTube

www.youtube.com/watch?v=W3rBvzlmCkg
07/06/2011 - Vídeo enviado por Victor Carvalho
A Semente Bezerra da Silva Composição : Bezerra Da Silva Meu vizinho jogou Uma semente no seu ...
  • bezerra da silva-sua cabeça não passa na porta - YouTube

    www.youtube.com/watch?v=vm7hmr7FxZ4
    27/06/2010 - Vídeo enviado por henrique mayler
    Music. "Sua Cabeça Não Passa na Porta" by Bezerra Da Silva (Google Play • iTunes ... gente vota ...
  • ESPECIAL BEZERRA DA SILVA - YouTube

    www.youtube.com/watch?v=m31pkqDxAsU
    28/05/2014 - Vídeo enviado por Ricardo Pereira
    AQUI UMA SEQUENCIA DE BEZERRA DA SILVA SÓ AS MELHORES ... SÓ FALAVA A VERDADE ...
  • Caminho de Luz - Bezerra da Silva - Cd Completo - YouTube

    www.youtube.com/watch?v=tkNA_ky8UyQ
    29/01/2014 - Vídeo enviado por Músicas Evangélicas ME
    OBS: Antes de falecer em janeiro de 2005, Bezerra da Silva se converteu a ... Sempre gostei de suas ...
  • Bezerra da Silva Ultima Gravação Vídeo Parte I - YouTube

    www.youtube.com/watch?v=lRMwpmZ03NQ
    29/05/2007 - Vídeo enviado por marcobeatriz
    Esta foi a ultima aparição de Bezerra da Silva em estudio cantando. ... Chego a ficar até comovido com a ...
  • BEZERRA DA SILVA - LEGITIMA DEFESA - YouTube

    www.youtube.com/watch?v=6UyUNu9tRAc
    20/02/2011 - Vídeo enviado por josereggaehoots
    grande bezerra da silva..!! curtindo sua musica aki no paraguay ... Grande arquiteto da musica

  • Nenhum comentário: