terça-feira, 4 de novembro de 2014

Romaria de Finados reúne cerca de 500 mil fiéis em Juazeiro do Norte

Adicionar legenda

RELIGIOSIDADE

Romaria de Finados reúne cerca de 500 mil fiéis em Juazeiro do Norte.

Adicionar legenda
Roberto Crispim | 17h13 | 01.11.2014

O evento é conhecido por concentrar o maior número de fiéis em períodos de movimentação de peregrinos no município cearense





Conhecida por concentrar o maior número de fiéis em períodos de movimentação de peregrinos em Juazeiro do Norte, a Romaria de Finados será encerrada neste domingo (2), às 5h da manhã, com a realização decelebrações nos principais locais de visitação de romeiros nesta época do ano: aCapela do Socorro, onde estão depositados os restos mortais de Padre Cícero, a Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores e oSantuário São Francisco das Chagas, popularmente conhecido como Santuário Franciscano.  Na edição deste ano, o município cearense recebeu cerca de 500 mil fiéis durante o período de efervescência religiosa, iniciado no último dia 30.  
O número de peregrinos participantes da romaria, no entanto, poderia ter sido maior, caso as fiscalizações realizadas pelas policiais rodoviárias Estadual e Federal não tivessem sido tão rigorosas, segundo afirmam organizadores do evento.  Na última quinta-feira (30) os policiais rodoviários intensificaram a fiscalização e o combate ao transporte irregular de passageiros com o objetivo de evitar queacidentes envolvendo romeiros ocorressem. A ação, denominada Operação Romaria Segura, também teve como finalidade a orientação dos religiosos oriundos de outras regiões e estados, que se deslocavam para Juazeiro do Norte. A recomendação da PRF foi de que os romeiros utilizassem ônibus devidamente regularizados pela ANTT para os deslocamentos.
Peregrinos
A sergipana Terezinha Santos Silva, que há 26 anos participa da Romaria de Finados em Juazeiro do Norte, disse lamentar que a ação da polícia tenha resultado na impossibilidade de muitos romeiros cumprirem suas promessas este ano. “A viagem em paus-de-arara significa, para o romeiro, o início de sua penitência. Embora hoje eu viaje de ônibus, durante oito anos fiz o percurso neste tipo de transporte”, recordou a peregrina afirmando que é preciso melhoria nos veículos em relação às questões de segurança. “Concordo que seja necessário repensar essa questão e, ainda, melhor conforto para os passageiros, principalmente os mais idosos”, disse.
Já o professor de psicologia Ronaldo Runas, frequentador da romaria há cerca de quatro anos, afirmou concordar com a necessidade de fiscalizações como forma de evitar que acidentes de maiores proporções aconteçam. “A fiscalização é sim importante. O problema, porém, é que ela acaba impedindo que os fiéis possam pagar suas promessas”, declarou o fiel, que viajou de Santana do Ipanema (Alagoas) até Juazeiro do Norte em um pau-de-arara ao lado de outras 90 pessoas. “Nosso grupo está em três caminhos. Ao todo, somos cerca de 300 pessoas”, afirmou.
A fé demonstrada pelos fiéis a partir do deslocamento feito em caminhões lotados, desconfortáveis e, na maioria dos caos, inseguros, também está presente no momento da adoração que os peregrinos ofertam durante as celebrações religiosas e, ainda, em momentos especiais, como a visita a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, localizada no Santuário Franciscano. No local, fiéis se amontoam na busca da água que escorre através de numa espécie de fonte é que, para os romeiros, um líquido milagroso, capaz de realizar curas por intermédio de Padre Cícero.
“A água é benta pelo meu padim”, disse a dona de casa Hoselma Maria da Silva, de Caruaru (Pernambuco). Após 30 anos sem visitar Juazeiro do Norte, a fiel retorna à romaria em atendimento a um pedido que, segundo ela, foi feito pelo próprio Padre Cícero. “No sonho, o 'padim' me pedia que eu retornasse ao Juazeiro para que eu pudesse pegar um pouco da água da gruta. Vou guardar estas garrafas aqui para uma necessidade”, contou orgulhosa a romeira, apresentando três vasilhames cheios com a água da fonte “milagrosa”.
A origem da Romaria dos Finados 
Para o Frei Barbosa, pároco do Santuário Franciscano, o evento possui maior apelo junto aos fiéis por ter sido justamente criação do próprio fundador do município. “Quem criou essa romaria foi o Padre Cícero. Durante as romarias de Nossa Senhora das Dores e das Candeias, ele pedia que os fiéis também encontrassem tempo para visitar seus mortos que aqui estavam sepultados. Daí o nome de Romaria de Finados. A obediência dos fiéis foi tanta que hoje ela é  a maior romaria que o município possui”, avaliou o religioso.
Neste domingo, no Santuário Franciscano, a romaria será finalizada as 5 horas da manhã, com celebração que será realizada por cerca de 27 religiosos. Durante todo o dia, também ocorrerão celebrações eucarísticas. “Embora nós encerremos a Romaria de Finados às 5 horas, muitos fiéis ainda permanecerão no município durante todo o dia. Aqui no Santuário realizaremos celebrações até as 19 horas”, concluiu Frei Barbos

Nenhum comentário: