domingo, 30 de novembro de 2014

CUIDE DE SUA SAÚDE E DA SAÚDE DAS MULHERES




MEDIDAS QUE AUMENTARÃO AINDA MAIS A MÉDIA DE VIDA DAS MULHERES, SÃO MEDIDAS COMO ESTA QUE O  MUNDO PRECISA TOMAR.
QUE SEJAM SEGUIDAS  POR TODOS


Amigos , preocupado com a obesidade e com a  alimentação irregular da população mundial,  a ciência mostrou que o açúcar no sangue não deve ultrapassar 99mg por decilitro, antes era de 110 mg por dl, uma vez  ultrapassado este valor deve o ser humano ser chamado a atenção , ser orientado e  procurar fazer uma alimentação saudável , queimar o excesso de calorias nas tarefas diárias, não tendo tarefas suficientes devido a modernidade dos equipamentos  deve  andar ou praticar um tipo de esporte para se livrar do diabetes e outras doenças.

Quanto ao COLESTEROL
 
 Nesta semana  os cientistas ao analisarem a incidência de infarto agudo do miocárdio , os derrames cerebrais e outras patologias afins no sexo feminino, isto é, nas mulheres  encontraram um fator comum, a elevação do LDL (COLESTEROL DE CADEIA LEVE) , este se  encontrava   acima de 110mg por decilitro  em quase todas as maioria  mulheres examinadas e vitimas das diversas doenças ligadas a este tipo de colesterol. Esta pesquisa foi difundida em todo o mundo e cabe ao seu médico passar a informação sem alarde e sem pânico.

Novo critério
 
Embasado nesta pesquisa a sociedade mundial resolveu para proteger as mulheres , adotar como limite máximo  do LDL  100mg por decilitro, pois até esta data era aceito o patamar de 130mg por decilitro.

Com esta medida num futuro próximo  os cientistas comprovarão  que , cairão a incidência das diversas doenças que acometem as mulheres em todo o mundo,  principalmente na idade produtiva, melhorando como um todo a vida da sociedade. Existem controvérsias sobre o assunto, como se trata de interesse público , vence a ciência baseada nas evidências.
Iderval Reginaldo Tenório


POR DR PEDRO SILVIO FARSKY
CARDIOLOGISTA
 
A Diferença entre o LDL e HDL Colesterol
LDL é o colesterol ruim
 
Concentrações elevadas de LDL podem lentamente se depositar nas camadas internas da parede arterial. Junto com outras substancias presentes no sangue formam a placa aterosclerótica, que é um depósito espesso e firme responsável pela obstrução das artérias. Nesta condição ocorre a aterosclerose. O desenvolvimento da placa aterosclerótica está esquematizado na Figura 1.
 
Figura 1
Evolução da Aterosclerose

1 - Artéria normal, 2 - A lesão se inicia com o acúmulo de lipídios na camada mais interna da artéria. 3 – evolução para estágios iniciais da placa. 4 – formação de uma placa complexa, limitada por uma capa fibrótica. Eventos agudos ocorrem com a ruptura da capa. 5 – Ruptura da placa aterosclerótica, provoca uma trombose da artéria ocasionando a uma oclusão ou sub-oclusão imediata. Esta oclusão é a causa do infarto do miocárdio. 6 – A reabsorção do trombo pode ser seguida por sua organização e aumento do volume da placa, piorando os sintomas pregressos.
 
HDL é o colesterol bom
 
Cerca de um terço a um quarto do colesterol é transportado por lipoproteínas de alta densidade HDL (high density lipoprotein). Concentrações elevadas de HDL aparentemente protegem o indivíduo contra o infarto do miocárdio. Concentrações  baixas de HDL, inferiores a 40 mg/dl, aumentam o risco de doença cardiovascular. Acredita-se que o HDL remove o excesso de colesterol da placa aterosclerótica, retardando ou inibindo a sua formação, além de transportar o colesterol de volta para o fígado, onde é novamente metabolizado
 
A elevação das concentrações do HDL é alcançada com exercícios, ausência do fumo e peso adequado. Há ainda evidências que o álcool, em pequenas quantidades, promove discreta elevação da concentração de HDL.
 
Concentrações adequadas de colesterol
 
Os níveis do HDL e LDL colesterol são medidas para a avaliação do risco de infarto. Concentrações de LDL colesterol abaixo de 100 mg/dl são considerados ótimos. Menos de 130 mg/dl são quase ótimos para a maior parte das pessoas. Níveis elevados de LDL colesterol mais de 160 mg/dl são indicativos de um risco aumentado de doença cardíaca.
Se possuir dois ou mais fatores de risco para doença cardiovascular, considera-se elevados níveis de LDL colesterol acima de 130 mg/dl. No caso de portadores de diabetes, o nível desejado de LDL colesterol é inferior a 100 mg/dl. No caso de portadores de doença coronária previa, os níveis desejados se reduzem ainda mais, para inferiores a 70 mg/dl. Estes são níveis dificilmente atingidos apenas com dieta adequada, muitas vezes necessitado de medicações especificas.
 
Portanto, quanto maior o risco de um evento cardíaco, mais baixos devem ser os níveis de LDL colesterol.
Outras formas de gordura
Triglicérides


Triglicéride é uma forma de gordura. É proveniente da alimentação, além de ser formado pelo organismo.
 
Existe uma correlação positiva entre o LDL e os triglicérides. Indivíduos com concentrações elevadas de triglicérides normalmente apresentam concentrações elevadas de colesterol, com prevalência de LDL. Assim, triglicéride elevado é um fator de risco para doença coronariana. Valores até 150 mg/dl são considerados normais; entre 150 -199 mg/dl são considerados limítrofes; e entre 200 – 499 são considerados elevados.

Nenhum comentário: