domingo, 23 de novembro de 2014

MANCHETE DE OGLOBO.'Seu Lunga' morre aos 87 anos em Barbalha, no Ceará

22/11/2014 11h50 - Atualizado em 22/11/2014 17h13

'Seu Lunga' morre aos 87 anos em Barbalha, no Ceará

Joaquim Santos ganhou fama com respostas ao "pé da letra".
É um dos personagens populares da cultura nordestina.


  • "Seu Lunga" (Foto: Lucas de Menezes/Agência Diário)
    Adicionar legenda

     
"Seu Lunga'' em imagem de julho de 2013 (Foto: Lucas de Menezes/Agência Diário)







Joaquim Santos Rodrigues, o "Seu Lunga", morreu por volta das 9 horas deste sábado (22) na cidade de Barbalha, no Cariri cearense.  "Seu Lunga" tinha 87 anos e estava internado no Hospital São Vicente de Paulo há três dias, em Barbalha, por causa de um câncer de esôfago. O sepultamento será neste domingo(23) no Cemitério do Socorro, em Juazeiro do Norte. Comerciante, poeta e repentista ganhou fama no Nordeste pelos causos que citavam seu mau-humor.
"Seu  Lunga" nasceu no dia 18 de agosto de 1927, no Sítio Gravatá, na zona rural do município de Caririaçu, na Região do Cariri.  Viveu a infância com os pais e sete irmãos no município de Assaré, e com 16 anos foi morar em Juazeiro do Norte.

O apelido, recebeu de uma vizinha que passou a chamá-lo de Calunga que, com o tempo foi reduzido para "Lunga". Casado com dona Carmelita Rodrigues Camilo, era pai de 13 filhos, dos quais, dois morreram.
O cearense é um dos mais folclóricos nomes da cultura popular nordestina. Tornou-se personagem de inúmeras anedotas por suas respostas ao ''pé da letra'', diretas e intempestivas.
"Causos"
Em entrevista veiculada na TV Verdes Mares em abril de 1996, um morador conta que o prefeito de Juazeiro do Norte precisou construir uma praça e avisou aos moradores das casas que retirassem os veículos, já que a praça fecharia o acesso às garagens. “Seu Lunga” cismou e disse que não retirava. O resultado é que o carro ficou “preso” na garagem, segundo o morador.

Perguntado pela repórter se o cometário era verdadeiro, ele respondeu: “Tudo no mundo tem jeito. O que não tem jeito é esse bando de desocupado que fica inventando estória e fazendo pergunta imbecil”. "O senhor é popular na cidade", pergunta o repórter? "Não. É que eu não gosto de pergunta imbecil e o povo gosta de fazer pergunta imbecil. Tem de pensar antes de falar. Eu não tenho esse jeito de falar bobagem e de ouvir besteira". A entrevista continua: "O senhor vende tudo aqui, não é, “Seu Lunga”?". O comerciante reponde de pronto:  "Não. O mundo não tem tudo, como é que você quer que eu venda tudo aqui na minha mercearia?"
Sobre os políticos, “Seu Lunga” também tinha opinião formada é não era das melhores. “No nosso Brasil tá faltando homem de fibra, de caráter, homem que faça as coisas de maneira honesta. Esse povo que está aí no poder, mandando, é de fazer vergonha”

VIDEO DE GABRIEL TENÓRIO.

  •  verdade sobre Seu Lunga HD - YouTube

    www.youtube.com/watch?v=F0_8eiGoUZs

    05/09/2011 - Vídeo enviado por Gabriel Tenório
    Seu Lunga (Joaquim dos Santos Rodrigues) (Juazeiro do Norte, 18 de agosto, 1927). É um vendedor ...
  • VISITA AO SEU LUNGA - YouTube

    www.youtube.com/watch?v=Lu97_3xazsE

    19/10/2010 - Vídeo enviado por 10samed
    ... o famoso seu Lunga, nos recebe em seu comércio em Juazeiro do ... A verdade sobre Seu Lunga HD .

  • .

    Nenhum comentário: