sábado, 22 de novembro de 2014

FALECEU HOJE SEU LUNGA EM JUAZEIRO DO NORTE- CEARÁ.



Faleceu hoje em Juazeiro do Norte Ceará o meu primo Joaquim Rodrigues dos Santos,  SEU LUNGA, aos 85 anos. Uma das personalidades mais importantes do Cariri Cearense, homem inteligente, perspicaz , acima de tudo honesto, sincero e que pregava a esperança.
Na minha ultima entrevista , 02 de novembro de 2014 na sua casa , Lunga me falou-  "O BRASIL PRECISA DE HOMENS HONESTOS NO PODER"
Noutra página colocarei uma matéria sobre o mestre LUNGA, Juazeiro está de luto.


Iderval Reginaldo Tenório

O TEXTO QUE PUBLICO AGORA É DO GRANDE JORNALISTA RENATO CASIMIRO , UM DOS ÍCONES DO CEARÁ.


É COM GRANDE SENTIMENTO DE TRISTEZA QUE REGISTRO AQUI O FALECIMENTO DE SEU LUNGA.
“SEU” LUNGA, por Renato Casimiro

Desde que “Seu”Lunga, ou mais precisamente o Sr. Joaquim dos Santos Rodrigues, ganhou notoriedade folclórica e as suas histórias foram conhecidas pelo mundo afora, eu tenho sempre sido interpelado por pessoas acerca da veracidade e, sobretudo, de mais histórias sobre o seu jeito desabusado de ser. Abraão Batista, ao dedicar-lhe um dos seus versos, em quarta edição, faz um relato de muitos destes “causos” que passaram a ser veiculados pela boca de muito piadista inveterado. Quando tenho me identificado como filho de Juazeiro, algumas vezes tenho me surpreendido porque a terra passou também a ser conhecida como a cidade de “Seu Lunga”, ao lado da sua classificação indefectível de terra do Pe.Cícero. A primeira imagem que tenho de Lunga remonta ao início dos anos 60 quando meu pai, com a firma Centro Elétrico, na rua São Pedro, comprava energia elétrica ao Lunga, proveniente de um pequeno gerador que este mantinha no seu estabelecimento da rua São Paulo, quase em frente à movelaria do nosso primo Cipriano Casimiro. A firma de Lunga trabalhava com milho, colorau, talvez arroz, não me lembro bem. Nesta época, ainda não tínhamos recebido a energia de Paulo Afonso e alguns estabelecimentos do comércio necessitavam de energia elétrica para acionamento de alguns equipamentos. Era o nosso caso, para testar lâmpadas e outras coisas. Um dia, meu pai passou a vender uma bomba para água e se fazia necessário demonstrar seu funcionamento. Mas a bomba era muito potente para a condição da rede que havia sido puxada. Resultado: quando ela era ligada, a tensão caia tanto que uma simples lâmpada parecia um candeeiro. Não demorava, lá vinha o Lunga verificando visualmente a rede que se estendia até pelas imediações da antiga rua São João. Passava pelo Centro Elétrico, tirava uma prosa com meu pai e daí saia. Era um sufoco para esconder este fato do Lunga. Meu pai tinha uma lona com a qual cobria a caixa de água onde a bomba estava instalada. Ele, de lá sempre saia com aquele ar de perplexidade, sem saber de onde viera o defeito, que cessava após o desligamento da bomba. E saia daquele jeitão, com uma ponta de cigarro brabo no bico, e coçando a cabeça por cima do chapéu. Um dia não foi possível esconder e o próprio Lunga encontrou o motivo das suas preocupações. E deu uma descascada no meu pai. Os dois eram bons amigos e felizmente isto não chegou a estremecer suas relações. Meu pai entendeu que não podia mesmo ficar fazendo aquilo com o Lunga, não só pela freqüência, mas pelo vexame de vê-lo percorrer, talvez um quilômetro de andança, levando uma escada alta no costado. Quando me mudei de Juazeiro, vez por outra ia ao seu novo negócio, a sucata, em busca de algumas peças que me interessavam. Foi o caso de um dia ir procurar uma base metálica para liqüidificador antigo. Fui com meu pai, e lá chegando no seu endereço da rua Santa Luzia, onde ainda hoje está, encontramos um garoto no balcão. Perguntamos pelo Lunga e o garoto falou que ele estava lá prá dentro, numa oficina. Pedimos a ele que o chamasse cá fora. E ele foi. Chegando lá o garoto teria dito: “Seu Lunga, lá fora tem dois homens”. Ao que ele teria respondido: “Pois vá lá fora e diga que aqui tem três”. Em seguida, lá vinha o Lunga, ele mesmo rindo da brincadeira e nos contando a história. Pois o que na verdade ele queria mesmo era saber de quem se tratava. Esse era e, certamente, ainda hoje é, o Lunga, irritado com o descaso das pessoas, as perguntas bestas e a ignorância. Muitas estórias tem sido atribuídas a ele. Talvez, a mais reveladora do espírito de Lunga seja o que lhe ocorreu com a construção do calçadão em frente a sua casa na rua da Conceição. Tendo impedido a saida de carros, com o fechamento daquele quarteirão, e com a colocação de grades de proteção por todos os lados da praça do Memorial, o Lunga ficou sem poder tirar a sua camioneta, e assim lá está, ao que me parece, por todos estes anos, o velho fordinho, preso na varanda de sua casa, sem nunca mais ter saido, como se fosse um castigo que o Lunga tivesse aplicado à vaidade, ao descaso, e à prepotência do prefeito. Alguns anos depois, diante de boa oferta o fordinho foi vendido ao colecionador de Fortaleza – Júlio Ventura, e finalmente o carrinho foi retirado da garagem da casa. Mais recentemente, para proteger sua casa, que tinha um ótimo visual, assemelhado aos velhos bangalôs dos anos 40, ele construiu um muro muito alto e a simpática morada de Lunga ficou escondida da curiosidade que tanto cresceu nestes anos. A literatura de cordel continua explorando os ditos causos de Seu Lunga. E isto o tirou do sério, pois teve de processar o poeta Abraão Batista, o primeiro a dedicar-lhe um folheto. Mas, Lunga perdeu a questão, quando pedia reparação de danos morais.
(As fotos que ilustram esta homenagem, como despedida, são do sepultamento do seu tio José Miguel Tenório, em 07.02.2010, quando eu fotografei Lunga na oportunidade em que ele fazia comovente oração fúnebre, no cemitério do Socorro, em Juazeiro do Norte)
RENATO CASIMIRO
 Juazeiro do Norte.

Curtir
ESTAS IMAGENS FORAM FEITAS NO DIA DO FALECIMENTO DO MEU PAI. JOSÉ MIGUEL DA SILVA, NUM DOS DISCURSOS DO LUNGA, ERA UMA DAS SUAS ESPECIALIDADE, FECHAR COM CHAVE DE OURO E MOSTRAR PARA A FAMÍLIA DO DESENCARNADO A SUA GRANDEZA, A SUA IMPORTÂNCIA E O LEGADO DEIXADO PARA TODOS.  O DISCURSO DO LUNGA ERA ESPERADO , ERA OVACIONADO E TODOS OS PRESENTES CHORAVAM COPIOSAMENTE, É O QUE ESTAMOS FAZENDO AGORA. Iderval Reginaldo Tenório


SEU LUNGA POR GABRIEL RIBEIRO TENÓRIO, SEU PRIMO.


  • A verdade sobre Seu Lunga HD - YouTube

    www.youtube.com/watch?v=F0_8eiGoUZs

    05/09/2011 - Vídeo enviado por Gabriel Tenório
    Seu Lunga (Joaquim dos Santos Rodrigues) (Juazeiro do Norte, 18 de agosto, ... Gabriel Tenório ...
  • Seu Lunga e a Copa do Mundo no Brasil - YouTube

    www.youtube.com/watch?v=sYXYAkoFOpY
    01/07/2014 - Vídeo enviado por Ruy de Souza Reis
    ... Jul 1, 2014. Seu Lunga solta o verbo sobre a Copa do Mundo. ... A verdade sobre Seu Lunga HD by 
  • Nenhum comentário: