sábado, 22 de novembro de 2014

EDITORIAL - Aprendendo com Seu Lunga











Adicionar legenda

 

Aprendendo com Seu Lunga
Nascimento-Caririaçu 27/08/1927
Morte -Juazeiro do Norte 22 de Novembro de 2014

 
No dia 02 de novembro de 2014 sai de Salvador e fui até Juazeiro do Norte minha terra natal, fui  homenagear os mortos da família e para conversar com o Lunga, é uma viagem curta, chego no sábado e volto para Salvador no Domingo, são 1000 quilômetros, 60 minutos de vôo, quando é direto .
Visitar e prosar com o Lunga fazia parte de minha rotina sempre que viajava ao Cariri, para este mortal muitos eram os motivos para ir ao Juazeiro do Norte, meus pais, meus irmãos, o Padre Cícero, alguns amigos e principalmente nos últimos anos o meu primo Lunga era um dos motivos de minhas visitas.
Como médico da área gástrica fui surpreendido com uma realidade triste, o primo foi acometido de uma moléstia de difícil tratamento e para a qual a medicina ainda tem dificuldades em encontrar a solução, acho inclusive que jamais encontrará, esta moléstia faz parte do contesto e da vida da humanidade, o homem  poderá encontrar um paliamento, um resfriamento,  jamais a cura, acredito até,  que num futuro não muito distante a própria doença  será a chave para o seu tratamento, basta que o homem aprenda a fundo como ocorre a APOPITOSE, que é o mecanismo de morte , o mecanismo de falecimento de cada célula, desvendar este mistério é um dos desafios da vida. Os que  estudam o assunto sabem do que estou falando, eles sabem o que é o TELÔMERO.
Toquei a cigarra da casa, uma estridente voz feminina ,  ríspida e sem controle  ecoou de uma caixa preta chumbada na parede,  soou nos meus ouvidos com um  som de taboca rachada.

___Quem é?


___É o Iderval de Salvador?

___Quem?

___O Iderval de Salvador

___Quem?

___Queria falar com o Lunga.

___Quem quer falar com o ele?

___O Iderval de Salvador, seu primo.

___Seu Lunga não está, saiu.

Foi assim os últimos dias, meses e anos  do meu velho amigo Lunga.
Fui pra minha casa, a casa da minha mãe,  que fica a 100 metros da sua, tomei um belo café com tapioca e voltei lá pelas 17:30horas, toquei a cigarra, uma campainha preta eletrônica , surrada. Voz feminina, menos estridente, ainda  em taboca rachada.
___Quem é?

___Iderval de Salvador, o primo de Lunga.

___É Iderval de Titonha?

___É Carmé, é ele mesmo.

Reconheci que agora quem atendera foi a Carmelita Camilo, minha prima legítima, esposa do meu primo Lunga, também com os seus 86 anos de idade. O pai de Carmelita é irmão do meu Pai, a mãe é prima legítima de minha mãe e prima legítima do meu pai, Carmé é quase minha irmã, o Lunga veio da mesma linhagem, sendo primo segundo.
Ouvi o destravamento da fechadura eletrônica,” PLAC” o  portão de ferro 100% de chapa fechada e  compacta morgou, afrouxou,   empurrei e com o pé direito dei a primeira passada  já no pequeno jardim abandonado que brinquei muito quando criança, a mente indubitavelmente regride e tudo volta a ser como uma criança. Entrei , lá estava o mestre Lunga , sentado numa cadeira de balanço, olhar firme, chapéu na cabeça, barba tirada, o que percebi é que agora só existia uns 50% do Lunga de 05 anos atrás, talvez uns 35% do Lunga da minha infância,  a voz já não era a mesma, o tom firme cedeu lugar a uma pequena maciez, o volume mais baixo e de vez em quando entrecortada para uma curta tosse, dei boa noite e o mesmo indagou.

__Chegou quando? Veio de avião? Veio só? Os meninos vieram, a esposa veio?

Estas eram sempre as perguntas que o GURU me fazia ao adentrar na sua escondida, protegida e lacrada casa, todos da minha família são apaixonados pelo Lunga, todos que o conhece não conseguem se desligar nunca, o homem é um MITO, é uma marca é uma sumidade .
Nunca entendi o porquê desta conduta de isolamento social por parte dos filhos  com o maior patrimônio vivo da nossa Juazeiro do Norte, falei para a sua filha que deveria ser o contrário, estava na hora de abrir a fachada, os portões e a casa para a mídia, para os juazeirenses,  para os estudantes e para o povo do Brasil que queira se aproximar desta lenda, desta veia cultural , deste minadouro de conhecimentos, cheguei tarde demais, o homem foi isolado ao extremo, faltou uma assessoria política, diplomática e cultural  para que o nosso Joaquim Rodrigues dos Santos nestes últimos anos entrasse definitivamente na mente do Juazeiro, do Ceará, do Nordeste , do Brasil e Do Mundo, deveriam as visitas serem recepcionadas com água de côco de sua lavra, com doces de banana ou de goiaba tudo oriundo do seu belo e abandonado Sítio, os mais chegados com um belo e saboroso cafezinho como tenho sido recepcionado por toda a sua família, acho que o modelo dedicado a mim deveria ser utilizado para todos,  uma vez que o Lunga era patrimônio da humanidade, para o Juazeiro e para o Ceará seria a coroação com chave de ouro da mais festejada personalidade do município depois do Padre Cícero Romão Batista, como diz o grande Renato Casimiro :

“ NAS MINHAS ANDANÇAS PELO MUNDO, O POVO PERGUNTA- O SENHOR É DA CIDADE DO PADRE CÍCERO?  É DO JUAZEIRO DO SEU LUNGA?”
Esta é a referencia que o juazeirense se depara quando diz o nome de sua cidade, e quando fala que é primo do homem, ninguém acredita,  pois, o Homem é um Mito, é um ícone, é um marco. Voltando ao assunto de minha visita.
Cheguei , dei um abraçoo apertado, sentei ao seu lado, ele me ofereceu uma água de côco, desligou a TV e puxou um bate papo. Me perguntou:
__O que é que você acha que o Brasil precisa para melhorar , pois, é um país rico, grande e que hoje é uma vergonha para todos nós.

Falei do fundo de minh’alma e dos meus pequenos conhecimentos.

__Falta educação Lunga, educação, um povo educado , estudado, formado e sabendo das coisas não teria tantos desonestos .

O Lunga não titubeou, na bucha me disse.
__Engano seu, o país precisa é de vergonha, é de justiça , é de homens honestos, esta tal de Educação dos moldes que hoje está sendo ensinada só serve mesmo é para aumentar a roubalheira, veja você que no Brasil enquanto mais educado mais ladrão o  sujeito é, ele fica mais sabido, ele fica com os olhos maiores do que a barriga, ele fica mais gatuno, mais esperto. Veja que os maiores ladrões estão lá em cima, todos são estudados: É o Governador, o Deputado, o Senador, o Presidente, o Desembargador , os Diretores das Estatais e o Diabo a quatro, você está acompanhando o caso da Petrobrás?
Fiquei pasmo e sem palavras, o homem falou a verdade, o homem foi filosófico, real e profundo, o homem falou a pura verdade, o homem retratou o momento atual do combalido Brasil.
O papo foi até às 19horas quando tomei um saboroso café e o mestre uma sopa reforçada triturada  no liquidificador, não falei em nenhum momento de sua doença, lá eu não era médico, lá era eu o seu amigo, o seu admirador e ouvinte assíduo, provavelmente um dos seus maiores amigos e que tinha o privilégio de sentar cara a cara, peito a peito, focinho com fofinho,  o papo foi prolongado e ao sair ele me disse:
__O Brasil está precisando de homens honestos e de fibra no poder.

Concordei, limpei a boca, tomei mais uma água de côco e tomei o caminho de casa. Desta vez foi diferente, não encontrei minha  mãe com os seus 99 anos  na porta lá de casa, ela  não entrava enquanto eu não chegasse, perguntava, ” O CUMPADRE LUNGA ESTÁ BEM? MELHOROU? ESTÁ SE ALIMENTANDO?”   A minha mãe desencarnou 01 ano  e meio atrás, porém, quando olho para a porta sempre a vejo e nos meus ouvidos as suas perguntas. Sou muito grato a todos.
Eita Juazeiro macho, Juazeiro do meu Padim,  de Dona Tonha, de seu Zé , de seu Lunga, Juazeiro da Serra do Horto e do bairro do Socorro,  a cada dia que passa fico mais pobre, mais só,  mais isolado e a vida  vai seguindo o seu destino, a vida é assim, e assim será até o seu último dia.

__Boa noite  LUNGA, fique em paz, leve as minhas lembranças para papai , para mamãe e para os nossos que você encontrar.

Iderval Reginaldo Tenório

A verdade sobre Seu Lunga HD - YouTube

www.youtube.com/watch?v=F0_8eiGoUZs
05/09/2011 - Vídeo enviado por Gabriel Tenório
Seu Lunga (Joaquim dos Santos Rodrigues) (Juazeiro do Norte, 18 de agosto, 1927). É um vendedor ...

Nenhum comentário: