domingo, 16 de novembro de 2014

A IMORTAL Clementina de Jesus

 

Clementina de Jesus 

   
Clementina de Jesus da Silva (Valença, 7 de fevereiro de 1901Rio de Janeiro, 19 de julho de 1987) foi uma cantora brasileira de samba. Também era conhecida como Tina ou Quelé.

 
Nascida na comunidade do Carambita, bairro da periferia de Valença, no sul do Rio de Janeiro,[1] mudou-se com a família para a capital aos oito anos de idade,[2] radicando-se no bairro de Osvaldo Cruz. Lá acompanhou de perto o surgimento e desenvolvimento da escola de samba Portela, frequentando desde cedo as rodas de samba da região. Em 1940 casou-se e mudou para a Mangueira.
 
Trabalhou como doméstica por mais de 20 anos, até ser "descoberta" pelo compositor Hermínio Bello de Carvalho em 1963, que a levou para participar do show "Rosa de Ouro", que rodou algumas das capitais mais importantes do Brasil e virou disco pela Odeon, incluindo, entre outros, o jongo "Benguelê".
 
Devota da Igreja de Nossa Senhora da Glória do Outeiro, participava de festas das igrejas da Penha e de São Jorge, cantando canções de romaria. Considerada rainha do partido alto, com seu timbre de voz inconfundível, foi homenageada por Elton Medeiros com o partido "Clementina, Cadê Você?" e foi cantada por Clara Nunes com o "P.C.J, Partido Clementina de Jesus", em 1977, de autoria do compositor da Portela Candeia.
 
Além deste gênero gravou corimás, jongos, cantos de trabalho etc., recuperando a memória da conexão afro-brasileira. Em 1968, com a produção de Hermínio Bello de Carvalho, registrou o histórico LP "Gente da Antiga" ao lado de Pixinguinha e João da Baiana. Gravou cinco discos solo (dois com o título "Clementina de Jesus", "Clementina, Cadê Você?" e "Marinheiro Só") e fez diversas participações, como nos discos "Rosa de Ouro", "Cantos de Escravos", Clementina e convidados e "Milagre dos Peixes", de Milton Nascimento, em que interpretou a faixa "Escravos de Jó".
 
 Em 1983 foi homenageada por um espetáculo no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, com a participação de Paulinho da Viola, João Nogueira, Elizeth Cardoso e outros nomes do samba.
Rainha Ginga. Quelé. Duas maneiras de chamar Clementina de Jesus, com a imponência do título de realeza e com a corruptela carinhosa de seu nome.
Clementina evocava tais sentimentos aparentemente contraditórios. A ternura e o profundo respeito.

Clementina de Jesus - "Marinheiro Só" (1982) - YouTube

www.youtube.com/watch?v=RQMBOlzajEg
08/11/2008 - Vídeo enviado por calulinho
Clementina de Jesus canta "Marinheiro Só" (tradicional) no Teatro Municipal de São Paulo em 1982.
  • Clementina de Jesus " Me Da Meu Boné " - YouTube

    www.youtube.com/watch?v=TUISBIlBhK0
    26/01/2010 - Vídeo enviado por Wilson148148
    TV Cultura - Clementina de Jesus " Me Da Meu Boné " .... clementina de todos os sambas, a eterna e ...
  • O CANTO DOS ESCRAVOS - Clementina de Jesus, Doca ...

    www.youtube.com/watch?v=gil3Mw32OnU
    05/11/2013 - Vídeo enviado por Fred Hubner
    O CANTO DOS ESCRAVOS - Clementina de Jesus, Doca, Geraldo Filme Em 1928, indo em gozo de ...
  • Clementina de Jesus (1/2) - De Lá Pra Cá - 26/06/2011 ...

    www.youtube.com/watch?v=yUwgqyc7CJ0
    10/08/2011 - Vídeo enviado por tvbrasil
    Neste de Lá para Cá, Clementina de Jesus, a rainha das cantoras brasileiras. Clementina de Jesus é ...
  • Nenhum comentário: