sábado, 22 de novembro de 2014

EDITORIAL- APRENDENDO COM SEU LUNGA

SEU LUNGA NA CASA DE SEU ZECA MARQUES, PAI DO DANIEL WALKER, DEBRUCEI MUITAS VEZES NESTE BALCÃO EM LONGOS PAPOS, SORVENDO A SABEDORIA DOS DOIS, APRENDI DEMAIS COM ESTES DOIS SÁBIOS DO BAIRRO DO SOCORRO.

Aprendendo com Seu Lunga
Nascimento-Caririaçu 27/08/1927
Morte -Juazeiro do Norte 22 de Novembro de 2014

 
No dia 02 de novembro de 2014 sai de Salvador e fui até Juazeiro do Norte minha terra natal, fui  homenagear os mortos da família e para conversar com o Lunga, é uma viagem curta, chego no sábado e volto para Salvador no Domingo, são 1000 quilômetros, 60 minutos de vôo, quando é direto .
Visitar e prosar com o Lunga fazia parte de minha rotina sempre que viajava ao Cariri, para este mortal muitos eram os motivos para ir ao Juazeiro do Norte, meus pais, meus irmãos, o Padre Cícero, alguns amigos e principalmente nos últimos anos o meu primo Lunga era um dos motivos de minhas visitas.
Como médico da área gástrica fui surpreendido com uma realidade triste, o primo foi acometido de uma moléstia de difícil tratamento e para a qual a medicina ainda tem dificuldades em encontrar a solução, acho inclusive que jamais encontrará, esta moléstia faz parte do contesto e da vida da humanidade, o homem  poderá encontrar um paliamento, um resfriamento,  jamais a cura, acredito até,  que num futuro não muito distante a própria doença  será a chave para o seu tratamento, basta que o homem aprenda a fundo como ocorre a APOPITOSE, que é o mecanismo de morte , o mecanismo de falecimento de cada célula, desvendar este mistério é um dos desafios da vida. Os que  estudam o assunto sabem do que estou falando, eles sabem o que é o TELÔMERO.
Toquei a cigarra da casa, uma estridente voz feminina ,  ríspida e sem controle  ecoou de uma caixa preta chumbada na parede,  soou nos meus ouvidos com um  som de taboca rachada.

___Quem é?


___É o Iderval de Salvador?

___Quem?

___O Iderval de Salvador

___Quem?

___Queria falar com o Lunga.

___Quem quer falar com o ele?

___O Iderval de Salvador, seu primo.

___Seu Lunga não está, saiu.

Foi assim os últimos dias, meses e anos  do meu velho amigo Lunga.
Fui pra minha casa, a casa da minha mãe,  que fica a 100 metros da sua, tomei um belo café com tapioca e voltei lá pelas 17:30horas, toquei a cigarra, uma campainha preta eletrônica , surrada. Voz feminina, menos estridente, ainda  em taboca rachada.
___Quem é?

___Iderval de Salvador, o primo de Lunga.

___É Iderval de Titonha?

___É Carmé, é ele mesmo.

Reconheci que agora quem atendera foi a Carmelita Camilo, minha prima legítima, esposa do meu primo Lunga, também com os seus 86 anos de idade. O pai de Carmelita é irmão do meu Pai, a mãe é prima legítima de minha mãe e prima legítima do meu pai, Carmé é quase minha irmã, o Lunga veio da mesma linhagem, sendo primo segundo.
Ouvi o destravamento da fechadura eletrônica,” PLAC” o  portão de ferro 100% de chapa fechada e  compacta morgou, afrouxou,   empurrei e com o pé direito dei a primeira passada  já no pequeno jardim abandonado que brinquei muito quando criança, a mente indubitavelmente regride e tudo volta a ser como uma criança. Entrei , lá estava o mestre Lunga , sentado numa cadeira de balanço, olhar firme, chapéu na cabeça, barba tirada, o que percebi é que agora só existia uns 50% do Lunga de 05 anos atrás, talvez uns 35% do Lunga da minha infância,  a voz já não era a mesma, o tom firme cedeu lugar a uma pequena maciez, o volume mais baixo e de vez em quando entrecortada para uma curta tosse, dei boa noite e o mesmo indagou.

__Chegou quando? Veio de avião? Veio só? Os meninos vieram, a esposa veio?

Estas eram sempre as perguntas que o GURU me fazia ao adentrar na sua escondida, protegida e lacrada casa, todos da minha família são apaixonados pelo Lunga, todos que o conhece não conseguem se desligar nunca, o homem é um MITO, é uma marca é uma sumidade .
Nunca entendi o porquê desta conduta de isolamento social por parte dos filhos  com o maior patrimônio vivo da nossa Juazeiro do Norte, falei para a sua filha que deveria ser o contrário, estava na hora de abrir a fachada, os portões e a casa para a mídia, para os juazeirenses,  para os estudantes e para o povo do Brasil que queira se aproximar desta lenda, desta veia cultural , deste minadouro de conhecimentos, cheguei tarde demais, o homem foi isolado ao extremo, faltou uma assessoria política, diplomática e cultural  para que o nosso Joaquim Rodrigues dos Santos nestes últimos anos entrasse definitivamente na mente do Juazeiro, do Ceará, do Nordeste , do Brasil e Do Mundo, deveriam as visitas serem recepcionadas com água de côco de sua lavra, com doces de banana ou de goiaba tudo oriundo do seu belo e abandonado Sítio, os mais chegados com um belo e saboroso cafezinho como tenho sido recepcionado por toda a sua família, acho que o modelo dedicado a mim deveria ser utilizado para todos,  uma vez que o Lunga era patrimônio da humanidade, para o Juazeiro e para o Ceará seria a coroação com chave de ouro da mais festejada personalidade do município depois do Padre Cícero Romão Batista, como diz o grande Renato Casimiro :

“ NAS MINHAS ANDANÇAS PELO MUNDO, O POVO PERGUNTA- O SENHOR É DA CIDADE DO PADRE CÍCERO?  É DO JUAZEIRO DO SEU LUNGA?”
Esta é a referencia que o juazeirense se depara quando diz o nome de sua cidade, e quando fala que é primo do homem, ninguém acredita,  pois, o Homem é um Mito, é um ícone, é um marco. Voltando ao assunto de minha visita.
Cheguei , dei um abraçoo apertado, sentei ao seu lado, ele me ofereceu uma água de côco, desligou a TV e puxou um bate papo. Me perguntou:
__O que é que você acha que o Brasil precisa para melhorar , pois, é um país rico, grande e que hoje é uma vergonha para todos nós.

Falei do fundo de minh’alma e dos meus pequenos conhecimentos.

__Falta educação Lunga, educação, um povo educado , estudado, formado e sabendo das coisas não teria tantos desonestos .

O Lunga não titubeou, na bucha me disse.
__Engano seu, o país precisa é de vergonha, é de justiça , é de homens honestos, esta tal de Educação dos moldes que hoje está sendo ensinada só serve mesmo é para aumentar a roubalheira, veja você que no Brasil enquanto mais educado mais ladrão o  sujeito é, ele fica mais sabido, ele fica com os olhos maiores do que a barriga, ele fica mais gatuno, mais esperto. Veja que os maiores ladrões estão lá em cima,todos são estudados: É o Governador, o Deputado, o Senador, o Presidente, o Desembargador , os Diretores das Estatais e o Diabo a quatro, você está acompanhando o caso da Petrobrás?
Fiquei pasmo e sem palavras, o homem falou a verdade, o homem foi filosófico, real e profundo, o homem falou a pura verdade, o homem retratou o momento atual do combalido Brasil.
O papo foi até às 19horas quando tomei um saboroso café e o mestre uma sopa reforçada triturada  no liquidificador, não falei em nenhum momento de sua doença, lá eu não era médico, lá era eu o seu amigo, o seu admirador e ouvinte assíduo, provavelmente um dos seus maiores amigos e que tinha o privilégio de sentar cara a cara, peito a peito, focinho com focinho, o papo foi prolongado e ao sair ele me disse:
__O Brasil está precisando de homens honestos e de fibra no poder.

Concordei, limpei a boca, tomei mais uma água de côco e tomei o caminho de casa. Desta vez foi diferente, não encontrei minha  mãe com os seus 99 anos  na porta lá de casa, ela  não entrava enquanto eu não chegasse, perguntava, ” O CUMPADRE LUNGA ESTÁ BEM? MELHOROU? ESTÁ SE ALIMENTANDO?”   A minha mãe desencarnou 01 ano  e meio atrás, porém, quando olho para a porta sempre a vejo e nos meus ouvidos as suas perguntas. Sou muito grato a todos.
Eita Juazeiro macho, Juazeiro do meu Padim,  de Dona Tonha, de seu Zé , de seu Lunga, Juazeiro da Serra do Horto e do bairro do Socorro,  a cada dia que passa fico mais pobre, mais só,  mais isolado e a vida  vai seguindo o seu destino, a vida é assim, e assim será até o seu último dia.

__Boa noite  LUNGA, fique em paz, leve as minhas lembranças para papai , para mamãe e para os nossos que você encontrar.

Iderval Reginaldo Tenório

  1. ASSISTIDO
  2. 23:55
  3. Eis a última entrevista de Seu Lunga ao Site Miséria

  • 15 horas atrás
  • 910 visualizações
  1. Site Miséria mostra detalhes da última entrevista feita com Seu Lunga feita em 2009. Facebook: ...
  1. Novo
  • HD

A verdade sobre Seu Lunga HD - YouTube

www.youtube.com/watch?v=F0_8eiGoUZs
05/09/2011 - Vídeo enviado por Gabriel Tenório
Seu Lunga (Joaquim dos Santos Rodrigues) (Juazeiro do Norte, 18 de agosto, 1927). É um vendedor






Adicionar legenda


 ...


 

2 comentários:

Almira Reuter de Miranda disse...

Meu amigo querido quase não tenho vindo aqui no computador pois estou pintando bastante para um projeto acompanhado pelo grande crítico Dr.Psiquiatra e artista César Romero, vai ser um trabalho sobre as quatorze Vias Sacras, se Deus quiser para o ano farei uma grande exposição aqui em Salvador marcando meu nome,onde espero que você como meu amigo esteja presente,não seja ausente como sempre foi.
Mas!Não vim aqui para falar de mim mais sim do seu amigo querido Dunga, fiquei com pesar,com tudo que li aqui, mais ainda pois sei o quanto você gostava dele, e continua gostando, mas meu amigo feliz de uma pessoa que conseguiu ser esta pessoa.Muitos passam nesta vida sem marcar nada sequer.Um grande abraço pra você com saudades.

Unknown disse...

Tio iderval ,gosto muito dos seus comentários e seus discursos ,lhe admiro muito ,lhe acho um homem culto demais ,te amo meu tio!