quarta-feira, 21 de janeiro de 2026

SER PASSARINHO –

                                                                        



SER PASSARINHO – 

Xico Bizerra

Acordei querendo ser passarinho. Outra vez. Mas não fui capaz. Tentei de novo, há dois minutos, não mais, pela última vez e soltei-me a cantar. Mas ninguém ouviu. Estavam todos preocupados com a Bolsa de Valores, com a Ucrânia,  com Trump e com o que está por vir. 

Meu canto era mais desimportante que o ditador americano ou a malvadeza dos tiranos. E eu que só queria sair a voar, que nem um curió, brincar de beijar, tal qual o beija-flor ... Lembrei-me que há dois mil anos quem foi passarinho, de tanto cantar o bem, teve as asas espetadas numa cruz e ali ficou. De nada adiantou ter voado sementes e gorjeado colinas. 

A comparação apenas deu-me a dimensão do quanto sou pretensioso. Voei, então, dez mil anos atrás: foi quando descobri-me dinossauro, que não sabia voar. Tampouco, cantar. Mas, teimoso, vou continuar tentando, caminhando e cantando, buscando o abraço. Passarinho serei. Só peço que não me cortem as asas. 

Não tenho vocação para dinossauro ... Nem me destinem a uma gaiola. Nunca fiz nada de mal. Fiz, isto sim, até uma cantiga, (e não é porque é minha, não, mas é bonita que só), que estará em breve nas plataformas musicais, e diz assim:


DE JARDIM EM JARDIM 


Vou pedir a Deus

Pra ser passarinho

Sair do meu ninho

Brincar de voar

De jardim em jardim

Cantando o amor

Todo tempo, enfim,

É tempo de flor


Vou pedir a Deus

Pra ser colibri

Viver a sorrir

Brincar de beijar

De Jardim em jardim

De flor em flor

Todo tempo, enfim,

É tempo de amor


E ser Sabiá, cantar e cantar

Pra te alegrar, te fazer sonhar

Pra me alegrar, me fazer sonhar

E ser Sabiá, cantar e cantar

Me fazer sonhar, pra me alegrar

Pra te alegrar, te fazer sonhar

Me fazer sonhar


Xico Bizerranome artístico de Francisco Bizerra ( CratoCeará) é um compositorpoeta e produtor musical brasileiro. 

Cearense do Crato e está radicado no Recife desde o final dos anos 60, onde veio estudar e trabalhar. Foi funcionário concursado do Banco Central do Brasil por 28 anos, onde se aposentou, tendo desempenhado diversas funções, inclusive a de Inspetor do Departamento de Fiscalização Bancária. Do ponto de vista artístico, Xico vem desenvolvendo um trabalho voltado para a valorização da nossa mais autêntica música regional, sem fazer concessões aos modismos .

Nenhum comentário: