domingo, 30 de junho de 2013

Economia-O BRASIL E A ESTAGFLAÇÃO

Economia
O BRASIL E A ESTAGFLAÇÃO
Estagflação é a inflação alta sem o crescimento da economia, é o descontrole de uma economia , tem ligação direta com a saúde do PIB, tem uma ligação umbilical com a produção e o consumo. 
O PIB   é o somatório dos bens de produção e os bens de serviços em determinado período.
O PIB brasileiro  não está correspondendo  à  demanda do país; para suportar esta avalanche de consumo,  seria necessário que o PIB crescesse   no mínimo 3,5%,  e este ano  não chegará aos 2,5%, principalmente no setor de  produção .
FAREI UM RESUMO
O PIB de um país se mede  pelo somatório das riquezas de dois grandes setores, o setor  que produz riquezas (PRODUÇÃO) e o outro que  faz a economia circular, o setor que gera consumo(SERVIÇOS).
  O setor de produção – Constituído das industrias, da agricultura, da pecuária, da exploração dos minérios , das  madeiras  e todos os outros  segmentos  de produção.
2º-O setor de serviços- Constituído dos profissionais liberais, professores, advogados, mecânicos, técnicos, futebol,  escolas, hospitais, entretenimento, restaurantes  e   o comércio como um todo.
O PIB só é real e positivo quando entram divisas no país, o PIB só é robusto, forte e alvissareiro quando a nação exporta parte do que  fabrica, sem deixar de consumir . O PIB só é real quando o setor de produção cresce mais  do que o de consumo.
O setor de produção brasileiro na vertente grandes fábricas é muito fraco,  na verdade nada produz, importa as peças do exterior e aqui  apenas monta, o Brasil possui muitas montadoras:  monta carros,  telefones, maquinas,  computadores, televisores etc, etc. Os bens de consumo de baixa complexidade que poderiam  ser produzidos na nação , são importados em grande escala, sucateando e matando as  pequenas industrias de manufaturas  locais: CANETAs, PREGOS, SACOLAS, BOLSAS,  SANDALIAS, ROUPAS, SAPATOS, RÁDIOS, GUARDA CHUVAS, ÓCULOS, LENTES, TELEFONES, BUGINGANGAS de uma maneira em geral, mais de 40% são importadas, geralmente são  produtos de péssima qualidade,  fazendo com que,  os  cidadãos comprem vários durante todo o ano, enviando divisas para os países produtores.
O setor que mais cresce no Brasil e o que gera mais empregos é o setor de Serviço, é o setor do consumo, o governo incentiva a  população consumir acima da sua capacidade de produção,  facilita o crédito  , baixa os juros facilitando a compra de bens de consumo, viagens, etc e etc,   endivida todas as camadas sociais  , deixando o país e as famílias reféns dos grandes credores .
O  país produz pouco e consome muito , todas as vezes que consome um serviço está enviando divisas para os países produtores. (Relógios, produtos de beleza, viagens, carros, papeis, perfumes, bebidas e  bens de consumo).
O que se vaticina é que chegará dia no qual o país não terá mais gorduras para distribuir e estagnará, entrando na   estagflação.
Reafirmo o que disse em artigos  anteriores, país que  explora e exporta apenas produtos brutos ( as suas commodities )como a soja, a carne, o ferro é um pais extrativista, vende  as suas riquezas naturais por  preços baixos  e importa produtos manufaturados com agregação de tecnologias, é um  país  que está fadado à pobreza, pois é uma fonte eterna de envio de divisas para o exterior.
 Só cresce o  país onde a maior parcela do PIB vem do setor de produção,  o setor que vende e puxa divisas do exterior para a nação.
Enquanto mais cresce o setor de serviço mais pobre fica a nação, exceção  para o turismo externo, o estrangeiro que entra no país, o serviço que trás dinheiro para a nação, pois o turismo interno tem a mesma conotação do setor serviço , apenas consome e nada produz. Diferente da Europa , onde o turismo  tem grande significado, pois atrai para as suas divisas  todas as economias do mundo, o turismo na Europa é um setor de serviço convergente, eles atraem  os dólares de todo o mundo, funciona como o setor de produção, recebendo divisas.
Com o mundo globalizado só as grandes nações e a China gozarão desta propriedade, alimentarão o seu povo e seguirão estes ensinamentos :
 PRODUZIR MUITO , CONSUMIR O NECESSÁRIO, ESTRAGAR O MÍNIMO POSSSÍVEL E EXPORTAR  O MÁXIMO.  SÓ ASSIM O PIB CRESCERÁ ACIMA DA CAPACIDADE DE CONSUMO DE  SEUS POVOS.

Um comentário:

Jorge Sader Filho disse...

Atualmente, a China dá lições de economia e desenvolvimento ao mundo inteiro! Basta ver os números, em publicações especializadas.
Abraço.
Jorge