domingo, 23 de junho de 2013

Senhora Presidente e Senhor Ministro com todo o respeito aos senhores, autoridades máxima da Nação no Setor Saúde.




A MEDICINA E OS MÉDICOS BRASILEIROS
99,9%SÃO VERDADEIROS HERÓIS 
Senhora Presidente e Senhor Ministro com todo o respeito aos senhores, autoridades máxima da Nação no Setor Saúde.

1-Está na hora dos senhores falarem para o povo brasileiro  a situação da medicina brasileira, falar sobre a falta de médicos, se  realmente existe, e o real motivo da ausência destes profissionais nos pequenos municípios do Brasil, principalmente no Norte e Nordeste.  

2-Já passou da hora de informar que o Brasil tem 190 milhões de habitantes e mais de 400 mil médicos, isto é,  1 médico para 450 habitantes.

3-As autoridades brasileiras têm que informar ao povo que os médicos brasileiros não têm empregos oficiais, são contratados por temporadas, são contratados  como empresas,  pessoas jurídicas. Os contratos não contam tempo de serviço, os contratos são terceirizados, não contemplam  plano de saúde e nem FGTS, são empregos do faz de conta. Além do mais  o  sistema atual os tornam reféns das Prefeituras , dos Estados  e das Entidades Particulares.

4-O Brasil tem que passar para a população que,   para os médicos sobreviverem têm que trabalharem em  três ou quatro lugares, passam  muito tempo nas estradas, muitos morrem de acidentes por cansaço físico.

5-As autoridades têm que serem  claras e  cristalinas para com  o povo-  o país não realiza concursos para a contratação de médicos, todas as vezes que mudam os Governos nas três esferas,  os Médicos são demitidos e começam tudo de novo.

6-Não pode o Governo dizer que os médicos não querem trabalhar  no SUS, não é a verdade,  todos os médicos do Brasil sonham com este dia, estão à espera de Concursos Públicos para o SUS  para cargos oficiais com um plano de carreira, sendo respeitados com dignidade.

7-O Governo tem que informar que os salários oferecidos pelas prefeituras não podem ser pagos, são fictícios,  pois oferecem 15 ou 20 mil reais  apenas como uma isca, os incautos vão e não recebem, existe uma lei que diz- nenhum servidor pode ganhar mais do que o Prefeito da Cidade, é a lei de responsabilidade fiscal. 
7.1- Devido a precariedade profissional, o PSF hoje é o maior desagregador familiar, os médicos vão para municípios distantes,  abandonam as suas famílias e ficam pulando de município para município em busca do pão de cada dia, devido os baixos salários e inseguranças , esquecem a família  e  se envolvem com outras pessoas .

8-O povo tem que saber que, quando um Executivo deixa o cargo, o outro  que assume como o novo titular( O NOVO PREFEITO), este  não assume a dívida do anterior, ficando os médicos a verem navios, não encarando que aquela despesa é da Prefeitura e não do ex-prefeito.

9- As autoridades não podem deixar de informar que,  existe uma concentração de médicos nos grandes centros em detrimento da falta nos pequenos municípios, como também não podem deixar de informar que uma parcela destes profissionais estão querendo ir para os rincões, para os lugares distantes, para os lugares que não existem médicos, basta que sejam respeitados e que os empregos sejam empregos mesmos, seguros e não precarizados.

10-Os  gestores não podem castigar o povo brasileiro com uma medicina vindo de outras plagas,  sem antes convocar e consultar os médicos brasileiros,  tendo o pais uma medicina boa, tendo médicos disponíveis  de boa qualidade, que falam o português corretamente, que precisam trabalhar , que estão dispostos a oferecer o seu labor desde quando não sejam precarizados. 


11-O Governo não pode dizer à população que o Brasil não tem médicos, tem e tem muito, basta que a saúde seja prioridade, basta que os profissionais sejam convocados, contratados, respeitados e que não sejam utilizados como munição eleitoral.

Continuo com o meu pensamento, falta diálogo, falta respeito para com os médicos , com o povo brasileiro dos distantes rincões e com a população que não sabe os pormenores da questão.

É o pensamento de um pobre brasileiro que só pensa no bem.
Senhores não podemos deixar que coisas como estas atrapalhem o Brasil, se o governo não olhar com mais atenção,outras forças poderão tomar as rédeas e o plano de melhora de vida para os brasileiros mais necessitados não vingará, a mídia atual mostra um Brasil agressivo, um Brasil diferente, os brasileiros apenas esperam por um Brasil  para os brasileiros. Escutem os brasileiros.
Iderval  Reginaldo Tenório



    1. JOÃO BOSCO - O MESTRE-SALA DOS MARES

    2. Adicionar legenda
      Curtir · · · há ± 1 hora ·

  • Um comentário:

    Rosângela Tenório disse...

    É isso aí meu irmão, também penso como você. Chegou a hora dos médicos desse país impor respeito a sua categoria para com os nossos governantes que incorporam até portarias em suas aposentadorias. Os médicos do PSF, como vc bem frisou, em muitos casos não passar de marionetes que ficam sendo jogados de lá prá cá. Trabalham em postos sem estrutura e muitas vezes com profissionais que os auxiliam, sem a mínima qualificação. Certo dia fui a um PSF para retirar os pontos advindos de uma cirurgia e pasme, passei por 3 PSF e em nenhum tina o kit (segundo a técnica em enfermagem) que me atendeu, para tal procedimento.
    Já está passando da ora desses médicos se unirem e reivindicar do governo, melhores condições de trabalho e respeito a sua categoria.
    Viva os médicos, emissários de Deus que estão aqui para diagnosticar, identificar, medicar e conquistar a nossa cura ou a melhora, em fim, nos ajudar para que possamos ter uma melhor qualidade de vida.
    Meu conselho é: Vão as ruas, mostrem o seu valor e lutem por melhores condições de trabalho. Se o GOVERNO exigem que as empresas privadas, principalmente as micro e pequenas empresas (que garantem 70% de carteiras assinadas no país), que ele o GOVERNO comece dando o exemplo.
    VAMOS LUTAR PARA QUE OS MÉDICOS DOS PSFs EM TODO O PAÍS TENHAM SUAS CARTEIRAS DE TRABALHO ASSINADAS.