domingo, 16 de junho de 2013

O Brasil se prepara para a copa de 2014.

                     
Adicionar legenda
                                                                               


O Brasil se prepara para a copa de 2014. 
O mundo passa pela maior crise financeira  dos últimos 100 anos, segundo os especialistas, maior do que a crise de 1929.  

É com  este cenário que se discutem os investimentos na área esportiva em detrimentos das áreas nobres que engrandecem um povo (Saúde, Educação e Cultura). Os outros setores como segurança, transporte e moradia são derivados destas mencionadas áreas nobres classificadas por este mortal.


É natural e motivo de orgulho uma nação sediar um grande evento, como também é natural e motivo de orgulho quando este evento traz,  promove  e deixa  bons legados após a sua realização. 

                                                            Abrindo um Parêntese:


Não considero este tipo de esporte (o futebol comercial) um esporte educativo, o que se vê é uma gleba de cidadãos se enriquecendo em todo o mundo dirigindo este grande negócio, seja nas Confederações, nos Clubes, na Mídia , na fabricação dos equipamentos utilizados na sua prática e na supervalorização dos gladiadores da atualidade , que fazem das tripas coração para se manterem na ativa. Poucos escapam ilesos e de bem com a vida, a maioria  com o corpo em frangalhos, com seqüelas em conseqüências de  fraturas, contusões e alguns com a sensação de mito, com raras exceções atingem este patamar . A grande maioria não chega ao pódio , neste tipo de negócio o que vale é o que se ganha, o valor pecuniário. É a negociata a regra do jogo, nele prosperam escancaradamente a discórdia, o desleixo, a desumanidade, a irresponsabilidade, a pouca prática da ética e o fanatismo, raras são as exceções neste viés.


O pior de tudo isso é que todas as contas são pagas com o suor do povo da seguinte maneira:
1-Quando o Estado constrói os Estádios com dinheiro público, quando deveriam ser construídos com um percentual  dos atletas, pois é daquela arena que ganham o pão de cada dia, com um grande  percentual  dos clubes ,  dos cartolas, dos  veículos que exploram e   dos fabricantes de equipamentos.
2-Quando os torcedores vão aos Estádios e pagam os ingressos, quando   compram os equipamentos(camisas, bebidas, chuteira,bolas e etc) e quando  a população brasileira compra os produtos dos patrocinadores e neles  embutidos todos os valores repassados pelos inebriantes e caros  comerciais  para poder sustentar os grandes salários das estrelas  e todos os luxos pertinentes .


Voltando ao assunto principal, quais serão os grandes  legados da copa 2014 após esta mega enxurrada de dólares, enxurradas  nas construções de grandes  arenas com o dinheiro dos estudantes e dos doentes. 

                                

Seriam os mesmos legados  deixados para  a Grécia após as olimpíadas de Atenas?        Para a África do Sul  depois da grande copa do mundo 2010, que após 14 meses já se pensou até em demolir os Estádios por total falta de condições de manutenção das arenas pelos poderes públicos, chegando a gastar mais de 20 milhões por ano só  com a arena maior?  segundo os estudiosos no assunto ,existem mais de 75 grandes arenas no mundo que não se pagam e não se sustentam, funcionando como verdadeiros elefantes de presépio, inclusive na Europa e nos EUA. 

Sobrevivem e escapam devidos os grandes shows musicais.


O Brasil caminha a passos largos para a mesma situação, as arenas de Brasília, Natal,   Manaus e Cuiabá jamais serão utilizadas com viabilidade para futebol após a copa, não possuem times suficientes, não possuem público, nem rendas esportivas e nem bilheterias para grandes eventos musicais, ficarão no abandono, consumindo ainda mais o suor do povo para as suas manutenções tal qual   consomem hoje nas  suas construções. O preço  médio para o governo é de 800 milhões por cada uma. 

Indo um pouco mais adiante, indago se seria mesmo necessário mais uma arena na Bahia uma vez que já existem dois estádios médios e bons, Pernambuco possui três estádios e o Ceará dois, pergunto  para que tantos estádios tão próximo um do outro: Ceará, Bahia, Pernambuco e Natal.


Indago com perplexidade: Quantas escolas seriam construídas, quantos gênios artisticamente seriam revelados, quantos hospitais seriam recuperados , quantos professores , médicos , engenheiros e técnicos seriam graduados , em contra partida , quantas vagas nas penitenciárias seriam fechadas, fechadas  simplesmente por falta de ocupantes , uma vez fossem mudados os planos com a destinação correta deste fantástico montante subtraído da saúde, da  educação e da cultura?  Amigos, fica a pergunta no ar.

Eu sou brasileiro, penso no futuro do povo, penso num Brasil mais igual, penso numa nação para todos.Pensem e reflitam sobre o assunto, estudem outras matérias e discutam com os amigos, coloquem nas suas pautas.

Eu sou pela copa, Eu sou pelo Brasil. Eu sou pelo povo. Eu sou pelo emprego dos recursos na Educação, inclusive no Esporte Escolar e no  Esporte Amador. O Esporte Comercial tem força para se manter. Brasil , diga sim  a mais recursos para Saúde, Educação e Cultura, os frutos virão de safra em safra e o maior produto será o engrandecimento do ser humano. O Futebol profissional é adulto, é comercial, é pecuniário, tem pernas próprias, tem os seus arquimilionários e deveria sim, investir parte dos seus lucros no esporte escolar, amador e em todas as atividades da educação.   

                                         Iderval Reginaldo Tenório

                                   QUERO A SUA OPINIÃO
VEJAM O FILME NO FIM DA POSTAGEM


                      QUERO A SUA OPINIÃO
VEJAM O FILME NO FIM DA POSTAGEM

Um comentário:

Arthur Edgard disse...

Prezado Amigo,
Concordo com QUASE tudo.
NÃO sou a favor de Copa nem de outras atividades nem eventos que DESVIAM verbas tão necessárias à nossa população.
Acho vergonhoso um governo que "se diz" a favor do povo, mal utilizar verbas monstruosas, desperdiçando recursos, quando poderia/deveria estar investindo no que realmente interessa; inclusive o combate à corrupção e aos corruptos.
Grande Abraço a todos :)