segunda-feira, 3 de junho de 2013

painel 03/06/2013 - 02h00 Dilma quer que ordens de despejo de índios sejam cumpridas após 3 dias DE SÃO PAULO

painel

 

03/06/2013 - 02h00

Dilma quer que ordens de despejo de índios sejam cumpridas após 3 dias

DE SÃO PAULO
Ordem na tribo Sob determinação da presidente Dilma Rousseff, os ministros José Eduardo Cardozo (Justiça) e Luís Inácio Adams (AGU) vão hoje ao TRF pedir que as futuras ordens de despejo de índios sejam cumpridas após 72 horas. A ideia é dar mais tempo para as polícias se organizarem e, assim, evitar conflitos como o que provocou a morte de um índio em Sidrolândia (MS) na semana passada. Os dois ministros também devem discutir o assunto com o presidente do STF Joaquim Barbosa.
Blitz A presidente também escalou Gleisi Hoffmann (Casa Civil) para pedir à CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) que acalme os ânimos do Cimi (Conselho Indigenista Missionário). E Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral) vai receber as lideranças indígenas.
Latifúndio Levantamento feito pela Embrapa, com dados de satélite, para o Planalto mostra que as terras indígenas ocupam 13% do território nacional. O mesmo estudo mostra que essa área é quase o dobro da ocupada pela agricultura.
Balanço A cúpula do PR se reuniu com o presidente do PT, Rui Falcão, e com o ministro Aloizio Mercadante (Educação) para repassar a situação eleitoral da aliança Estado por Estado.
Sem acordo Pela análise, além de São Paulo, são remotas as chances de coligação entre os partidos no Paraná, em Minas Gerais e em Pernambuco. Nos dois últimos Estados, o PR deve apoiar os candidatos de Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB), respectivamente.
Pelos ares 1 O governo dá sinais de que gostaria que o empresário David Neeleman, dono da companhia aérea Azul, comprasse a portuguesa TAP. O BNDES já ofereceu uma linha de crédito para viabilizar a operação. Caso decida assumir o comando, Neeleman teria de assinar um cheque de, pelo menos, US$ 1,5 bilhão, valor da dívida da TAP.
Pelos ares 2 O empresário não quer fazer o negócio, mesmo sabendo que o governo deverá liberar alguns horários de pouso e decolagem no aeroporto de Congonhas em breve. A TAP negociou com o dono da Avianca, mas o acordo não saiu.
Boleira Dilma definiu que irá a apenas dois jogos na Copa das Confederações: à abertura e estreia do Brasil, em Brasília, no dia 16, e à final, no Maracanã.
Cartola Vice-presidente da Caixa Econômica Federal, Geddel Vieira Lima (PMDB) engrossa o grupo dos políticos que, nas últimas semanas, passou a buscar patrocínio do banco para times de suas bases eleitorais. Geddel pediu dinheiro para Bahia e Vitória. A procura pela Caixa aumentou porque ela desistiu de promover alguns esportes, como Stock Car, para concentrar-se no futebol.
Sem... Setores do Judiciário reagiram nos bastidores à confirmação de que o deputado André Vargas (PT-PR) irá promulgar a criação dos quatro novos tribunais regionais federais. "A inflação e os juros em alta e a despesa vai aumentar?", questiona um integrante do STF.
...volta O vice-presidente da Câmara diz que não tem como deixar de promulgar a criação dos tribunais. " Foi aprovado por unanimidade no Senado e na Câmara com mais de 350 votos", justifica.
Metralhadora Vargas critica a atuação de Joaquim Barbosa nessa discussão. "O STF deveria se pronunciar em questões gerais, e ele se mete em tudo. Se alguém tinha que ser ouvido sobre isso é o Félix Fischer, do STJ, que cuida de questões administrativas [do Judiciário]".
*
TIROTEIO
Haddad some nas enchentes e agora quer entregar nosso viveiro de mudas para Cotia. É o governo mínimo: do mínimo esforço.
DO VEREADOR GILBERTO NATALINI (PV), sobre a administração do petista estudar a doação do parque municipal Cemucam à cidade vizinha.
*
CONTRAPONTO
Muamba legislativa
O Senado discutia na última quarta-feira o projeto de conversão da medida provisória 600, que dispõe sobre o Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste. A oposição criticava o fato de o governo ter usado a MP para tratar de vários assuntos não-relacionados ao seu tema central.
O tucano Cássio Cunha Lima (PB) aproveitou a presença de delegados da Polícia Federal nas galerias para reforçar a grita contra o artifício do governo:
--Vejam a que ponto chegamos! Temos aqui a presença de vários delegados da PF enquanto o governo pratica contrabando na maior cara dura!
Com ANDRÉIA SADI e LUIZA BANDEIRA
painel
Vera Magalhães é editora do Painel. Na Folha desde 1997, já foi repórter do Painel em Brasília, editora do caderno 'Poder' e repórter especial.

Nenhum comentário: