domingo, 30 de junho de 2013

A BAHIA E O BRASIL PERDEM MAIS UM GRANDE LIDER- MORRE RUY CESAR, UM GRANDE LÍDER


Foi sob o comando e com as ações do meu amigo Ruy , tanto nas ruas como nos bastidores que a Bahia reconstruiu a UNE, o corredor da Vitória, a Residência Universitária, a Escola de Medicina, o Instituto Politécnico ,a  Escola de Engenharia e de Direito foram palcos de grandes reuniões.  Grandes foram os nomes que hoje lutam, brigam e defendem esta nação .
1) Lídice da Mata 2-Luiz Caetano, 3-Javier Alfaya  4-Alice Portugal  5-Aldo Rebelo  6-Naomar Almeida  7-Marcelo Deda 8-Jorge Solla 9-Gil Freire 10-Alfredo Boa Sorte 11-Paulo Freire 12-Paulo Sherokê 13-Jorge Guedes14-Hermila Guedes 15-Jane Vasconcelos e uma gama de nomes que eu  passaria um ano para citar. 
 Ruy foi o maestro desta costura, o Brasil agradece de coraão por tudo que este jovem fez pelo país e pela liberdade.
 Muitas vezes ouvia de alguns professores e de colegas que não se  engajavam- 
 ESTA TURMA NÃO QUER NADA, PURO  ENGANO, ESTÃO TODOS SERVINDO AO PAÍS..
 Eu acredito que nenhum deve ter esquecido os dias de bandejaços , quando saíamos da Residência Universitária da Vitória , cada um com uma bandeja de aço a tocar pela avenida em busca de melhores dias ´para a população como um todo, estavam lá o Ruy ,a Alice, o Caetano e a Lídice da Mata. 

MORRE RUY CESAR, UM GRANDE LÍDER
Adicionar legenda

Produtor cultural faleceu na manhã desta sexta-feira, vítima de câncer
A União Nacional dos Estudantes (UNE) lamenta imensamente o falecimento do produtor cultural e ex-presidente da entidade, Ruy Cezar Costa Silva, ocorrido na manhã de sexta-feira, 28 de junho, em decorrência de um câncer. A entidade estende solidariedade a todos os seus familiares, amigos e admiradores.
Neste momento em que todas as atenções voltam-se para as ruas do Brasil, a UNE relembra Ruy Cezar como um dos maiores líderes da juventude do país em todos os tempos, eleito em 1979 para liderar o processo de reconstrução do movimento estudantil após 15 anos de clandestinidade e perseguição impostos pela ditadura militar brasileira. Ruy assumiu a UNE em um Congresso histórico, no Centro de Convenções da Bahia, que trouxe para o país a esperança da democracia. Diversos setores da sociedade foram mobilizados pela certeza de um país melhor, com liberdade de expressão e de outros sentimentos guardados em tantos anos de opressão.
Ruy militava nos grupos de teatro e se apresentava nas assembleias da Universidade Federal da Bahia, encenando temas como a realidade na periferia e a violência contra a mulher. Foi através das artes que chegou à presidência da UNE. Durante mais de 10 anos, desenvolveu projetos em parceria com a Fundação Rockefeller, criando a Rede Latinoamericana de Produtores Culturais, montando escritórios em todos os países da América Latina e Caribe.
Em 1982, Ruy fundou a Casa Via Magia, em Salvador, que hoje apoia trabalhos de pesquisa da Escola e do Centro de Desenvolvimento de Capacidades, além de promover eventos como o Mercado Cultural e o Fórum Cultural Mundial, que recebeu um público de mais de 100 mil pessoas em São Paulo (2004) e no Rio de Janeiro (2006).
Ruy Cezar é um nome a ser guardado por todos os jovens brasileiros que não desistem de seus próprios sonhos. Será uma lembrança permanente em direção a um país mais justo, com mais participação e oportunidades para todos, em qualquer parte.
União Nacional dos Estudantes
28 de junho de 2013

Nenhum comentário: