segunda-feira, 10 de junho de 2013

PRESIDENTE DO CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA- ROBERTO D`AVILA FALARÁ SOBRE A MEDICINA NO BRASIL



ROBERTO D`AVILA FALARÁ SOBRE A MEDICINA NO BRASIL 

ASSISTAM A MATERIA  COMPLETA NO FINAL DESTE POST. MUITO BOA E TODOS OS MÉDICOA DEVRIAM CONHECER A ENTREVISTA.

No Programa do Jô, presidente do CFM faz críticas à gestão do SUS
Qua, 12 de Junho de 2013 11:47

O presidente do CFM alertou para sucateamento do SUS
O Sistema Único de Saúde (SUS) - modelo assistencial baseado na oferta de assistência u...niversal, gratuita e integral – sofre de um processo histórico de sucateamento por conta do baixo investimento e da falta de uma administração com visão estruturante. Além disso, a dificuldade de acesso ao atendimento, sentido principalmente nas áreas de difícil provimento, não será resolvido com a importação de médicos estrangeiros, mas com a oferta de condições e de estímulos para que os médicos brasileiros ocupem esses espaços.
Estas foram algumas das principais conclusões apresentadas pelo presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Roberto Luiz d’Avila, em entrevista ao apresentador Jô Soares, na madrugada desta quarta-feira (12). Foram quase 40 minutos de conversa, durante os quais o representante dos médicos falou sobre a realidade da assistência na rede pública brasileira, apontou os gargalos e dificuldades enfrentadas pelos pacientes e pelos profissionais e ressaltou as propostas de soluções já encaminhadas pelo CFM ao Ministério da Saúde e ao Palácio do Planalto.
O espaço aberto no Programa do Jô resultou da enorme reação dos médicos e da população diante de entrevista feita com ministro da Saúde, Alexandre Padilha, realizada na semana passada. O apresentador lembrou que a produção recebeu uma enorme quantidade de mensagens com questionamentos sobre dados e fatos apresentados e pediam que fosse ouvido o “outro lado”. De acordo com Jô Soares, a maioria das mensagens sugeriu o nome de Roberto Luiz d’Avila como portavoz dos médicos e da população.
“Somos uma tribuna, um espaço democrático”, disse Jô Soares, salientando que as mensagens, apesar de demonstrarem descontentamento com a situação atual eram corteses. O presidente do CFM usou os minutos que teve em rede nacional para salientar a preocupação da categoria com os rumos adotados para o SUS e salientar o interesse e a disposição em ocupar postos de trabalho no interior e nas periferias, desde que sejam oferecidas infraestrutura de trabalho (instalações dignas, equipamentos, insumos), apoio de equipe multiprofissional, um plano de carreira (com previsão de progressão funcional e educação continuada) e remuneração digna.
“Defendemos a criação de uma carreira de Estado para o médico brasileiro. Esta é uma saída concreta para o problema da falta de assistência em alguns locais do país”, ressaltou Roberto d’Avila. Após a entrevista, o apresentador Jô Soares demonstrou perplexidade com o cenário apresentado e cobrou mudanças que realmente tragam melhorias para pacientes e profissionais. Segundo ele, uma forma de resolver definitivamente o problema do SUS seria obrigar os políticos a se tratarem nos hospitais públicos.
O programa foi ao ar no dia 12 de junho, a partir de 00h50, pela Rede Globo. No domingo (15), devem ser exibidos trechos em programa do canal GNT (a cabo), onde se faz a síntese das principais entrevistas da semana. A íntegra da conversa ficará disponível no site do Programa do Jô, que pode ser acessado pelo endereço: tvg.globo.com/programas/programa-do-jo.
Ver mais


Nenhum comentário: