domingo, 28 de abril de 2013

Grandes Nomes Paraibanos na Unidade Acadêmica de Arte e Mídia da UFGC

Quando falo na Paraíba , sempre digo. Oh que Paraiba macha, Paraiba de grandes homens, de grandes mulheres, Paraiba deste Brasil do meu Deus.  Viva a Paraiba e os seus filhos de todos os tempos.
Paraibanos, se orgulhem deste torrão abençoado por Deus.
Iderval Reginaldo Tenório


Grandes Nomes Paraibanos na Unidade Acadêmica de Arte e Mídia da UFGC
Nomes como Ariano Suassuna, Assis Chateaubriand, Celso Furtado, Augusto dos Anjos, José Américo, Leandro Gomes de Barros, Marinês, Pedro Américo, Sivuca, Zé Limeira, José Lins do Rego, dentre outros nomes podem ser encontrados na Unidade Acadêmica de Arte e Mídia da UFCG através da exposição "Paraíba Grandes Nomes: A Xilogravura e o Cordel, Apresentando Importantes Personalidades do Estado" até amanhã, quarta-feira (18).

A exposição mostra através de 30 banners a vida e a obra de nomes paraibanos que fizeram história e destacaram no campo da poesia, da literatura, da música, da política, das artes plásticas dentre outras.

As personalidades são apresentadas através estrofes rimadas do poeta cordelista Manoel Monteiro (coordenador do projeto) e ilustrados por xilogravuras artista plástico-gravador Josafá de Orós, que retratam o semblante de cada personalidade. Ambos são identificados pelos talentos e pela qualidade de suas obras, conhecidas na Paraíba no Brasil e no exterior.

O projeto tem o financiamento do Fundo de Incentivo a Cultura Augusto dos Anjos, da empresa de telefonia Oi e o apoio da Oi Futuro. Dentre os seus objetivos o projeto visa possibilitar que cerca de 10 mil pessoas entre alunos, professores e funcionários de escolas, instituições culturais e artísticas do Estado e a população como um todo conheçam nomes e obras de personagens importantes de nossa história através da realização de exposições em alguns municípios paraibanos.

A exposição que é itinerante estará na quinta-feira (19) e sexta-feira (20) no Centro de Educação e Saúde da UFCG (Campus Cuité).
As personalidades são apresentadas através estrofes rimadas do poeta cordelista Manoel Monteiro (coordenador do projeto) e ilustrados por xilogravuras artista plástico-gravador Josafá de Orós, que retratam o semblante de cada personalidade. Ambos são identificados pelos talentos e pela qualidade de suas obras, conhecidas na Paraíba no Brasil e no exterior.

Na exposição o visitante poderá conhecer um pouco sobre Aluízio Campos, Antônio Dias, Ariano Suassuna, Argemiro de Figueiredo, Ascendino Leite, Assis Chateaubriand, Félix Araújo, Celso Furtado, João Pedro Teixeira, Augusto dos Anjos, José Américo, Leandro Gomes de Barros, Manoel Camilo dos Santos, Marinês, Padre Ibiapina, Padre Inácio Rolim, Paulo Pontes, Pedro Américo, Pinto do Monteiro, Raimundo Asfora, Ritinha Suassuna, Sivuca, Zé Limeira, José Lins do Rego, Geraldo Vandré, José Joffily, Maestro José Siqueira, Severino Cabral, Tomaz Santa Rosa e Virgínius da Gama e Melo. Cada exposição está sendo acompanhada de palestras temáticas que enfocam a importância destes nomes para a Paraíba e suas contribuições para o memorialismo, a história, a cultura, as artes etc.






Um comentário:

Almira Reuter disse...

Sou sua fã.
Embarcando no avião em Recife rumo a Cuiabá escala em Brasília,na sala de espera vejo Suassuna,meus olhos brilharam de contentamento,eu com a minha timidez,ficava olhando,e agradecia a Deus por este presente de vê-lo tão perto de mim.Ele estava com uma Snrª que imaginei ser sua mulher outra que parecia ser sua filha,e mais um Snrº,que o servia a todo momento.
Tenho uma verdadeira admiração por ele,pela sua simplicidade então que me encanta,sua voz para mim é uma melodia e suas palavras e seus riscos nem se fala.
Pensei!Vou cumprimentá-lo,porém não consegui sair do lugar.
Não foi mais ainda surpresa quando vejo que ele pegaria o mesmo avião, e mais surpresa minha,foi que ele sentou-se em minha frente.
E como meus olhos não saiam dele,estavam grudados,percebi que:devagar ele tira de uma bolsa,um pequena caderneta de anotações,com um lápis,e começou portanto usar fazendo ali suas emoções.Eu atrás,dele espichava o pescoço parecendo uma girafa,mas!Não consegui enxergar nada tamanha era minha emoção.
Pensei em abordá-lo falar com ele como eu era sua fã,porém pensei não tenho este direito de um momento tão seu,de interrompê-lo.Ficou isto entalado na garganta,que bom falo aqui agora .Obrigada Dr.pela oportunidade,de dizer á ele que aprendi com ele que o artista tem que aprender a aproveitar os momentos,por isso estou aproveitando agora,para dizer-lhe sou sua admiradora sou sua fã.