segunda-feira, 8 de abril de 2013

Margaret Thatcher morre aos 87 anos de derrame cerebral


    
Margaret Thatcher morre aos 87 anos
Foto: ANDREW WINNING / REUTERS
    Adicionar legenda
  • Conhecida como “Dama de Ferro”, foi a primeira mulher a se tornar primeira-ministra do Reino Unido




Margaret Thatcher morre aos 87 anos ANDREW WINNING / REUTERS
LONDRES - A ex-primeira ministra do Reino Unido, Margaret Thatcher, morreu nesta segunda-feira de um derrame cerebral, aos 87 anos. Conhecida como “Dama de Ferro” por seu estilo autoritário, Thatcher foi a primeira mulher a se tornar primeira-ministra britânica, cargo no qual ficou por três mandatos consecutivos, entre 1979 e 1990. Há apenas quatro meses, a premier foi operada com sucesso de um tumor na bexiga.

Foram os russos que apelidaram Margaret Thatcher de “Dama de Ferro”, ainda na década de 70. Um apelido profético. Nos 11 anos em que foi primeira-ministra, a polêmica Thatcher enfrentou os sindicatos do país, promoveu uma onda de privatizações de empresas e levou o Reino Unido à vitória na Guerra das Malvinas. Mas nos últimos anos, vítima de uma série de derrames, ela se afastou das aparições públicas.

Nascida em 1925, Margaret Hilda Roberts era filha de um comerciante de Grantham, um pregador leigo que a educou de acordo com rígidos princípios metodistas. Ela acabou adquirindo o sotaque aristocrático em Oxford, onde se formou em química e direito. Mas o fascínio pela política foi mais forte e aos 34 anos já estava no Parlamento. Conhecida pelo pensamento rápido, e uma língua mais rápida ainda, logo subiu nas fileiras conservadoras e aos 44 anos era ministra da Educação.







 shttp://oglobo.globo.com/

Nenhum comentário: