sábado, 6 de abril de 2013

Na guerra civil da Síria, médicos são alvos

Na guerra civil da Síria, médicos são alvos

Cidades em situação de guerra como Alepo e vastas extensões da zona rural sofrem com a grande escassez de médicos e de medicamentos, sendo a campanha letal do governo um fator importante que leva os médicos a fugir




Adicionar legenda
                                                                           

Na guerra civil da Síria, médicos são alvos
Gaziantep, Turquia – Seis meses depois que agentes da polícia secreta da Síria levaram o Dr. M. Nour Maktabi de sua clínica em Alepo, o necrotério do hospital universitário convocou a família para recolher o corpo.
À primeira vista, os três irmãos acharam que era engano. Quando eles viram Maktabi pela última vez, em maio de 2012, o pneumologista de 47 anos pesava 91 quilos. O cadáver estava cheio de feridas e definhado, pesando menos de 45 quilos – "um saco de ossos cobertos de pele", como seu irmão caçula Wadah descreveu.
Mas após uma inspeção mais minuciosa, os irmãos encontraram o nome de Maktabi escrito em pequenas letras na sola de um dos pés.
Era um destino sombrio, mas não incomum, para médicos sírios e outros profissionais de saúde que o governo suspeita que tenham tratado rebeldes feridos. Mais de 100 médicos foram mortos e mais de centenas desapareceram nas prisões sírias nos últimos dois anos, segundo a classe médica e as organizações de oposição. O governo rebaixa o tratamento dos rebeldes feridos como "comparável a portar armas", afirmou Wadah Maktabi, farmacêutico.
Cidades em situação de guerra como Alepo e vastas extensões da zona rural sofrem com a grande escassez de médicos e de medicamentos, sendo a campanha letal do governo um fator importante que leva os médicos a fugir. Devido à escassez, todos os tipos de pessoas com pouca experiência prévia em cirurgia – dentistas, estudantes de medicina e enfermeiras, sem mencionar mecânicos de carros e padeiros – estão atualmente realizando cirurgias de pequeno porte.
Inúmeros voluntários sem treinamento têm recebido instruções verbais nas operações, a ponto de atualmente conseguirem extrair balas de um braço ou uma perna, mas não de lugares mais complicados como o peito ou a garganta.
 
 
  1. de Alfredo Pessoa
  • 2 anos atrás
  • 25.699 views
    1. Blowin' In The Wind(Diana Pequeno)


    • 4 anos atrás
    • 15.607 views
    1. Propriedade criativa de Raimundo Poeta Música de Bob Dylan, versão de Diana
    1. Diana Pequeno - Blowing in the wind


    • 5 anos atrás
    • 99.758 views
    1. video interessante com fotos relacionadas com a musica.
     

    Nenhum comentário: