domingo, 28 de abril de 2013

CAMPINA GRANDE- PARAIBA

Conheçam esta bela cidade. CAMPINA GRANDE

Resultado de imagem para campina grande
Adicionar legenda
Resultado de imagem para campina grande
Adicionar legenda
Resultado de imagem para campina grande
Adicionar legenda
Resultado de imagem para campina grande- são joão
Adicionar legenda
Resultado de imagem para campina grande- o povo da cidade
Adicionar legenda

Conheçam esta bela cidade.
CAMPINA GRANDE 
O MAIOR FORRÓ DO MUNDO
  Campina Grande, a cidade de interior com vontade de ser 'gente grande', se orgulha de seus títulos, pois já é para todo o Brasil a mais importante cidade do Nordeste , uma vez que representa o mais importante polo uniuversitário do Nordeste,  um pólo insdustrial do maior quilate , um complexo cultural só visto nas grandes capitais como o Rio, São Paulo, Recife, Belém , São Luiz  e Salvador . 
Com 400 mil habitantes, é considerada uma das maiores do interior nordestino e um dos polos tecnológicos mais importantes da América Latina; já foi a segunda principal exportadora de algodão em todo o mundo - em uma época em que esse produto era o ouro branco da região; e se autoproclama dona do 'Maior São João do Mundo', esse, sim, o grande (e indiscutível) orgulho da Paraiba.
 Fica   apenas a 120 km de João Pessoa, capital da Paraíba  ou melhor , João Pessoa fica a 120 Km de Campina Grande .
Conheça a Capital da Borborema um dos  celeiros artisticos deste país:    JACKSON DO PANDEIRO- GENIVAL LACERDA- ROSIL CAVALCANTE E MAIS DE UMA CENTENA  BEBERAM DA ÁGUA DE CAMPINA GRANDE ANTES DE IMORTALIZAREM.

Iderval Reginaldo Tenório

 


 




Ensino superior

Universidades públicas
Possui duas universidades públicas e um instituto federal:
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) é uma instituição de ensino superior e técnico, pública e federal, que possui uma campus em Campina Grande. A instituição conta com os cursos superiores de Tecnólogo em Telemática, Tecnólogo em construção de edifícios e Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Física e Bacharelado em Engenharia da Computação, além dos cursos técnicos integrados e subsequentes em Mineração, Manutenção e Suporte em Informática, Petróleo e Gás e Informática. O IFPB também dispõe de cursos do Pronatec entre outros cursos de extensão que é disponível para a comunidade interna e externa. O início das atividades do IFPB em Campina Grande ocorreu no final de 2006, suas turmas pioneiras iniciaram suas atividades no início de 2007. O campus do IFPB - Campina Grande, está localizado no bairro Dinamérica nas proximidades do ginásio de esportes "O Meninão".
Universidade Federal de Campina Grande
A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) é uma instituição de ensino superior, pública e federal, fundada em 2002 como um desmembramento da UFPB. É considerada um dos pólos de desenvolvimento científico e tecnológico do Nordeste, onde realizam-se diversos cursos de pós-graduação, nos níveis de especialização de mestrado e doutorado. A universidade possui 95 cursos de graduação distribuídos em sete campi, localizados nas cidades de Campina Grande(sede), Pombal, Patos, Sousa, Cajazeiras, Cuité e Sumé no interior do estado.' O maior número de cursos de graduação, mestrado e doutorado estão localizados na sede da instituição.
A UFCG é considerada uma das melhores instituições de ensino superior do Brasil e a sétima melhor universidade do nordeste. Na última avaliação do Ministério da Educação, obteve conceito 4 (de um máximo de 5) no Índice Geral de Cursos (IGC) o que a credencia como uma das mais prestigiadas instituições de ensino superior do país.
Universidade Estadual da Paraíba
A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) possui sede em Campina Grande com outros campus em Lagoa Seca, Guarabira e Catolé do Rocha. Em 2006 foram inaugurados campi da universidade estadual em Monteiro, Patos e João Pessoa.
Foi fundada em 11 de outubro de 1987 pelo então Governador da Paraíba, Tarcísio de Miranda Buriti, deixou de ser chamada de Universidade Regional do Nordeste para se transformar em Universidade Pública Estadual, reconhecida pelo Conselho Federal de Educação em 1996.
A UEPB hoje possui cerca de 46 cursos de graduação,divididos em Licenciatura e Bacharelado, tais como Letras, Direito, Engenharia Sanitária e Ambiental, Odontologia, Filosofia, Geografia, Fisioterapia e Enfermagem.
A UEPB oferece ainda 2 cursos de nível técnico e 17 programas de Pós-Graduação divididos em Mestrados Profissionais, Mestrados e Doutorados Acadêmicos e conta com aproximadamente 20 mil estudantes.
Destacam-se os seguintes programas de Pós-Graduação: PPG em Literatura e Interculturalidade (Nota 04 na CAPES, nível Mestrado e Doutorado), PPG em Ecologia e Conservação, PPG em Odontologia, PPG em Serviço Social, PPG em Saúde Pública, PPG em Relações Internacionais entre outros.
A Universidade destaca-se ainda por oferecer cursos de graduação na modalidade a distância (EAD) e conta com mais de 35 cursos de Especialização.
A Pós-Graduação da UEPB está se consolidando a partir de parcerias com outros programas de pós-graduação, como UFRJ, UERJ, UFBA, UFPE e USP.
Universidades particulares
Outras escolas de ensino superior, particulares, são:


Um comentário:

MARCOS SALES disse...

É sim uma das maioresa cidades deste Pais, quanto a Aldo, Israel e Dude,me soa como um trio de grandes socessos, posso estar errado porem não costumo falar muito. Estou a sua disposição Iderval. Um abraço.