terça-feira, 9 de abril de 2013

UMA DAS MAIS IMPORTANTES ESCRITORAS DO BRASIL - Nélida Piñon



NÉLIDA PIÑON

Amigos do blog cultural, muitos são os motivos que temos para nos enchermos de  orgulho a respeito da participação  das mulheres brasileiras em todos os setores da Sociedade.
As mulheres brasileiras são grandes nos lares como mães, no trabalho, na política , na educação e na cultura.
Muitas  alcançaram a cumieira nos diversos segmentos culturais, cito Nélida Piñon e a grande Raquel de Queiroz .
Hoje destaco a baluarte, a guerreira, a heroína, a mestra Nélida Piñon, orgulho nacional e exemplo mor para todos nós mortais.
 Daqui da Bahia envio à Escritora Nélida  o mais efusivo abraço e agradecimento pela grande contribuição que tem dado para a formação acadêmica e cultural deste povo .
A literatura brasileira tem este patrimônio , hoje,  lida e ovacionada  muita mais no exterior do que na sua terra natal.
No velho mundo a Nélida é um fenômeno literário, como em Portugal, Estados Unidos, Italia, França e  Espanha.
O Brasil está de parabens por possuí-la  e repreedindo por não difundi-la nas suas escolas.
Brasileiros conheçam mais este patrimônio, Nélida Piñon é uma das maiores escritoras brasileiras e ainda jovem e  cheia de vida, uma vez que nasceu  em 1937.
 A sua obra é vasta e importante.
 Brasil , Ministro da Cultura, Presidenta, o povo precisa conhecer mais  os escritores da atualidade .
Do amigo
Iderval Reginaldo Tenório
o blog é cultural
Nélida Piñon
“O livro é o lar, é a cama, é o amor, é o espírito. O livro é a vida.” É com todo esse entusiasmo que uma das mais importantes escritoras do Brasil, a carioca Nélida Piñon, defende a leitura como um estímulo à vida e à cidadania.
Ela acredita que a palavra escrita é um instrumento indispensável à sociedade e o que mais consegue colocar o homem em contato consigo mesmo, com seus problemas, dramas e contradições, como ser social, político, cultural e econômico.
Nélida Piñon defende a leitura como um estímulo à vida e à cidadania
Adicionar legenda
Nascida no Rio de Janeiro em 1937, descendente de espanhóis, Nélida formou-se em Jornalismo pela PUC-RJ. Trabalhou em jornais e revistas, escreve contos, resenhas e artigos, mas é como romancista que mais se destaca. Em razão de sua trajetória e talento, Nélida foi a primeira mulher eleita presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL), em 1996.
Seu primeiro romance, “Guia Mapa de Gabriel Arcanjo”, escrito em 1961, aborda a relação dos homens com Deus, por meio do pecado e do perdão. Em razão de buscar sempre a renovação formal da linguagem, Nélida foi considerada uma escritora elitista no início de sua carreira. Em “Fundador”, de 1969, a escritora abandona o realismo de criação analógica e conquista o Prêmio Walmap; em “A Casa da Paixão”, de 1972, Nélida trata do desejo e da iniciação sexual e recebe o Prêmio Mário de Andrade.
Depois vieram, entre outras obras, sua autobiografia, “A República dos Sonhos”, de 1984. Em seguida, uma denúncia política em “A Doce Canção de Caetana”, de 1987. Em suas obras, a escritora integra tradições e raízes culturais da América Latina, combinando diversos estilos que juntam realidade, fantasia e memória.
Em 1989, foi eleita membro da Academia Brasileira de Letras e, sete anos depois, tornou-se a primeira mulher a presidir a ABL, no primeiro ano do centenário da instituição.
Suas obras são traduzidas e estudadas em muitos países. Para Nélida, ser homenageada é quase uma rotina. A escritora recebeu ao longo da vida mais de 30 prêmios e honrarias nacionais e internacionais, entre eles o Prêmio Príncipe de Astúrias das Letras de 2005; o Women Together, da ONU, em 2006; Ordem do Mérito da Mulher, pelo governo do Rio de Janeiro, em 2004; Medalha de Honra ao Mérito Machado de Assis, pela União Brasileira de Escritores, em 2000.
Foi indicada também pela revista literária quinzenal norte-americana New York Review of Books como a melhor escritora brasileira e foi capa da revista acadêmica americana World Literature Today, considerada um degrau para o Nobel de Literatura.
A escritora compartilha seu conhecimento em encontros, congressos e seminários no Brasil e no exterior e ministra palestras sobre literatura e cultura.
Nélida integra também as seguintes instituições:
Academia de Ciências de Lisboa;
Academia de Filosofia do Brasil;
Sócia Benemérita da União Brasileira de Escritores;
Membro de Honra da Sociedade Phi Beta Káppa, dos Estados Unidos;
Membro do Comitê Técnico da Cátedra Júlio Cortazar, no México e
Membro Honorário do Pen Club do Brasil
É ainda titulada Doutora Honoris Causa em universidades dos Estados Unidos, França, Espanha, Canadá e Brasil. Nélida diz que a melhor forma de ser “imortal” é viver a plenitude da vida e que as instituições, o país e a arte têm que ser imortais.
Fontes:

Um comentário:

Jossara Bes disse...

Olá, Dr. Iderval!

Obrigado pelo carinho.
Obrigado por compartilhar textos tão ricos culturalmente!
Beijos!