domingo, 16 de março de 2014

ALGUNS DADOS SOBRE A BÍBLIA- Quanto tempo levou para a Bíblia ser concluída?

ALGUNS  DADOS SOBRE A BÍBLIA.

Quanto tempo levou para a Bíblia ser concluída? Como foi o processo de tradução? CL

A tradução grega da palavra Bíblia é “livros”. Seu tempo de composição durou aproximadamente 1600 anos, com um total de 40 autores aproximadamente. Possui 66 livros, divididos em 2 testamentos: Velho Testamento com 39 livros, e Novo Testamento com 27 livros.
Existem cerca de 2000 línguas e dialetos no mundo. A Bíblia inteira ou porções dEla foram traduzidas para aproximadamente 1200.
A Bíblia contém 3.566.480 letras. Para lermos todo o Antigo Testamento gastaríamos em média 39 horas e para ler o Novo Testamento, 11 horas. Então, a leitura de toda a Bíblia demora por volta de 50 horas. Em uma leitura em voz alta, em velocidade normal, levaríamos 70 horas e 40 minutos para lermos toda a Bíblia. Lendo 4 capítulos por dia, ao final de 1 ano você concluirá toda a sua leitura.
Idiomas da Bíblia I – O Aramaico
O Aramaico foi, sem dúvida, desde muito tempo, a língua popular de Babilônia e da Assíria, cuja linguagem literária (culta e religiosa) era o sumero-acadiano. Documentos assírios mencionam o aramaico desde 1100 A.C. Durante o reinado de Saul e Davi, os estados aramaicos ou sírios são mencionados na Bíblia (1 Samuel 14:47; 2 Samuel 8:3-9; 10:6-8). Essa língua dotada de grande poder de expansão tornou-se usual nas relações internacionais de toda a Ásia, e na própria Palestina propagou-se tão largamente, que venceu o próprio hebraico. Tudo indica que o aramaico foi preferido pelos assírios e babilônicos por ser mais simples do que a complicada escrita cuneiforme. A prova de sua simplicidade está relatada em 2 Reis 18:26, quando Senaqueribe invadiu Judá no fim do VIII século A.C. os oficiais judeus que dominavam tão bem o hebraico quanto o aramaico, pediram ao general assírio que lhes falasse em aramaico. Essa foi a razão pela qual durante os setenta anos do cativeiro babilônico os judeus se esqueceram muito do hebraico, adotando em seu lugar o aramaico. Ao voltarem do cativeiro continuaram falando o aramaico, como se depreende da leitura de Neemias 8:1-3 e 8.

O aramaico era a língua usada por Jesus (Marcos 5:41; 7:34; 15:34), pela maioria das pessoas na Palestina, bem como pelas primeiras comunidades cristãs. Segundo outros estudiosos entre os quais se destaca Robertson, Jesus falava aramaico na conversação diária, mas no ensino público e nas discussões com os fariseus a língua usada era o grego.
Já antes da Era Cristã suplantou totalmente o hebraico que se tornou a língua morta e exclusivamente religiosa.
Na Ásia Ocidental, a língua aramaica se difundiu largamente, assumindo naquelas regiões e naquele tempo o mesmo papel que assumem em nossos dias o francês e o inglês.
O aramaico, embora ainda utilizado em certas regiões, vai cedendo lugar ao árabe, e corre o perigo de desaparecer como língua falada, pois hoje é falada somente em algumas povoações da Síria. O aramaico desapareceu sob o impacto cultural do grego e do latim, e já que deixou de ser conhecido pelos cristãos.
Quem conhece o hebraico pode com facilidade ler e entender o aramaico, dadas as suas marcantes semelhanças.
As partes do Velho Testamento escritas em aramaico são as seguintes:
A expressão “Jegar-Saaduta” de Gênesis 31:47;
O verso de Jeremias 10:11;
Alguns trechos de Esdras 4:8 a 6:18; 7:22-26.
Partes do livro de Daniel, entre os capítulos 2:4 a 7:28.

Manuscristos originais – I
A história de como a Bíblia chegou até nós, na forma em que a conhecemos, é longa e fascinante. Ela começa com os manuscritos originais, ou “autógrafos”, como são às vezes chamados. Esses textos originais foram escritos por homens da Antigüidade movidos pelo Espírito Santo (2 Timóteo 3:16; 2 Pedro 1:20, 21).

Durante anos, os céticos declaram que Moisés não poderia ter escrito a primeira parte da Bíblia porque a escrita era desconhecida na época (1500 a.C). A ciência da arqueologia provou desde então que a escrita já era conhecida milhares de anos antes dos dias de Moisés. Os sumérios já escreviam cerca de 4000 a.C., e os egípcios e babilônios quase nessa mesma época.
1.) PEDRA: Muitas inscrições famosas encontradas no Egito e Babilônia foram escritas em pedra. Deus deu a Moisés os Dez Mandamentos escritos em tábuas de pedra ( Êxodo 31:18, 34:1,28). Dois outros exemplos são a Pedra Moabita (850 a.C ) e a Inscrição de Siloé, encontrada no túnel de Ezequias junto ao tanque de Siloé (700 a.C).
2) ARGILA: O material de escrita predominante na Assíria e Babilônia era a argila, preparada em pequenos tabletes e impressa com símbolos em forma de cunha chamados de escrita cuneiforme, e depois assada em um forno ou seca ao sol. Milhares desses tabletes foram encontrados pelas pás dos arqueólogos.
3) MADEIRA: Tábuas de madeira foram bastante usadas pelos antigos para escrever. Durante muitos séculos a madeira foi a superfície comum para escrever entre os gregos. Alguns acreditam que este tipo de material de escrita é mencionado em Isaías 30:8 e Habacuque 2:2.
Fonte: http://geocities.yahoo.com.br/jovensdavila/
Continuamos à disposição para estudar qualquer tema bíblico que você quiser!
Deus continue lhe abençoando em seus estudos!

Carlos Vendet de Souza
EQUIPE DE CONSELHEIROS BÍBLIAONLINE


Comentarios

Nenhum comentário: