terça-feira, 25 de março de 2014

MUTIRÃO DA ABM ATENDERÁ 200 PACIENTES DE OFTALMOLOGIA GRATUITAMENTE TELEFONEM LOGO



Tel.: 71 2107-9666

Notícias

ABM e SOFBA vão promover mutirão para Triagem de Glaucoma

Publicada no dia 24/03/2014 às 10h21
A ABM e a Sociedade de Oftalmologia da Bahia (SOFBA) vão promover, no próximo dia 29 de março, das 9h às 15h, na sede da Associação Bahiana de Medicina (Ondina), o Mutirão de Saúde Triagem de Glaucoma, com medida de pressão ocular. Serão atendidos 200 pacientes com idade acima de 40 anos, com ou sem histórico familiar da doença. Serão distribuídas 100 senhas por turno. Esse é o primeiro de diversos mutirões em diferentes áreas da Medicina que a ABM realizará este ano, visando prestar atendimento gratuito à população.
Durante todo o dia será realizado o chamado teste de risco, para identificar pessoas com maiores chances de adquirir a doença. Caso o resultado não seja normal, os pacientes serão encaminhados para exames específicos para confirmação do diagnóstico do glaucoma em outro local - e serão devidamente orientados. No dia do mutirão os pacientes deverão apresentar RG.
O glaucoma é uma doença causada pela lesão do nervo óptico relacionada a pressão ocular alta. Pode ser crônico ou agudo. Quando crônico, é caracterizado pela perda da visão periférica (que permite perceber objetos ao nosso redor), devido a lesão das fibras do nervo óptico. O principal fator relacionado a esta lesão é a pressão interna do olho alta, porém existem outros fatores ainda em estudo. Quando agudo, ocorre porque a pressão interna do olho torna-se extremamente alta e causa perda súbita e grave da visão (a média normal da pressão é 16 mmHg porém pode variar entre 10 até 20/21 mmHg).
O glaucoma raramente apresenta sintomas. Os sinais da doença só vão surgir nos glaucomas agudos, quando o paciente sofre fortes dores de cabeça, fotofobia, enjôo e dor ocular intensa.
Serviço:
O que: Mutirão de Saúde Triagem de Glaucoma, com medida de pressão ocular
Onde: Sede da Associação Bahiana de Medicina, Rua Baependi, 162, em Ondina
Dia: 29/03
Horário: 9h às 15h
Público-alvo: pessoas acima de 40 anos (sem a exigência de ter histórico

Tel.: 71 2107-9666
Rua Baependi, Nº 162
Ondina, Salvador - Bahia
Cep: 40170-070

Nenhum comentário: